Menu
  • 30 junho
  • 20:00
  • Betclic
Euro 2016 Quartos de Final

A Betclic oferece-te um bónus de25€ grátis para este jogo!

Polónia – Portugal (Euro 2016)

A Polónia e Portugal medem forças esta quinta-feira no Stade Védrome, em Marselha, num embate a contar para os quartos de final do Campeonato da Europa. Depois de sobreviverem ao complicado Grupo C sem nunca terem provado o sabor da derrota, os polacos venceram a Suíça num encontro dos oitavos de final levado à marcação de grandes penalidades. Já Portugal executou uma fraca campanha pela Fase de Grupos, somando 3 empates, chegando aqui depois de conseguir uma vitória sobre uma Croácia, nos oitavos de final, à qual muitos apontavam um futuro risonho.

Polónia alcançou esta etapa da prova depois de se qualificar como 2ª classificada no Grupo C, constituído pela Alemanha, Irlanda do Norte e Ucrânia, onde somou os mesmos 7 pontos que os alemães, chegando ao fim da Fase de Grupos sem nunca provar o sabor da derrota. Já nos oitavos de final, frente à Suíça, as Águias Brancas controlaram a primeira parte do encontro, chegando ao intervalo já em vantagem, por 1-0, com um golo de Blaszczykowski. Contudo, na segunda parte os polacos recuaram e acabaram por sofrer um golo de outro mundo, apontado por Shaqiri, levando o jogo a ter que ser decidido através da marcação de grandes penalidades. Esta é a primeira vez, em toda a história da selecção polaca, que as Águias Brancas alcançam os quartos de final de um Campeonato da Europa, algo compreensível, visto que a sua cotação no Ranking da FIFA tem vindo a disparar em flecha nos últimos anos, apresentando-se bastante organizados colectivamente e muito sólidos em todos os sectores.

Importa destacar que Lukasz Fabianski tem representado um grande papel entre os postes nos últimos 3 jogos da Polónia, e mesmo que o guarda-redes titular Wojciech Szczesny recupere a tempo, este não deverá conseguir tirar a titularidade a Fabianski. A dupla de centrais que alinhou desde o início da competição, Glik e Pazdan, também tem transmitido grande confiança. Com um meio campo constituído por Krychowiak, Blaszczykowski, Maczynski, Grosicky, os polacos estão igualmente bem armados a meio do terreno. A única questão é saber se o temido ponta de lança Robert Lewandowski, que tem estado adormecido desde o início da prova, irá despertar frente à equipa lusa ou não. Nos últimos 24 jogos disputados pelas Águias Brancas, incluíndo jogos amigáveis, estas saíram derrotadas em apenas duas ocasiões. Nos 4 jogos disputados neste Campeonato da Europa, os polacos venceram 2 jogos e empataram outros 2, tendo marcado 3 golos e concedido apenas 1.

Nos seus últimos 4 jogos oficiais, a Polónia apresenta um histórico de 2 vitórias e 2 empates. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma vitória por 1-o contra a Irlanda do Norte. Seguiu-se um empate por 0-0 frente à Alemanha, uma vitória por 0-1 com a Ucrânia, e na última jornada, um empate por 1-1 contra a Suíça.

Onze Provável: Fabianski – Piszczek, Glik, Pazdan e Jedrzejczyk – Blaszczykowski, Maczynski, Krychowiak e Grosiky – Milik e Lewandowski.

euro 2016Portugal, por sua vez, alcançou esta etapa da prova depois de se qualificar como 3º classificado do Grupo F, constituído pela Hungria, Islândia e Áustria, onde desempenhou uma campanha bastante fraca, conquistando 3 empates num agrupamento que era, teoricamente, muito acessível. Depois de darem vários sinais de dúvidas ao longo da Fase de Grupos, a Selecção das Quinas conseguiu arrancar uma vitória importante sobre a poderosa Croácia, que para muitos tinha um futuro risonho pela frente, nos oitavos de final. Frente aos croatas, o técnico Fernando Santos fez algumas alterações no XI inicial, regressando Raphael Guerreiro, já esperado, enquanto que Ricardo Carvalho deu lugar a José Fonte, Vieirinha a Cédric Soares, e João Moutinho a Adrien Silva. Foi uma eliminatória bastante equilibrada, um jogo muito táctico, onde o meio campo português teve um papel muito importante: anular os criadores de jogo da Croácia, Luka Modric e Ivan Rakitic.

Essa tarefa foi cumprida, Portugal manteve a concentração defensiva e, quando já todos esperavam os pênaltis, veio uma bola ao poste da baliza lusa, ainda desviada pela mão de Rui Patrício, que originou um contra-ataque rapidíssimo lançado por Cristiano Ronaldo, que depois de recuperar uma bola na defesa portuguesa, levantou a cabeça, observou que a Croácia estava completamente descompassada, entregou a bola a Renato Sanches, que atravessou o campo inteiro em velocidade, entregou em Nani, que por sua vez passa a Cristiano Ronaldo para o capitão rematar e, depois da defesa de Subasic, Quaresma aparece sozinho com a baliza vazia pela frente, tendo apenas que encostar de cabeça. Esta foi a estrelinha da sorte que tanto faltou a Portugal. Importa destacar que a entrada do jovem Renato Sanches mexeu, mais uma vez, com o jogo, proporcionando à Selecção das Quinas a capacidade de avançar no terreno, e apesar de ainda ter que crescer muito no aspecto táctico, a sua intensidade, garra e entrega causam sempre impacto.

Este vai ser mais um jogo onde os lusos terão que estar com a concentração defensiva no seu auge, calhando à dupla de centrais, Pepe e José Fonte, ou Ricardo Carvalho, a importante tarefa de marcarem os avançados Lewandowski e Milik, tendo ainda que demonstrar melhorias no processo ofensivo, algo que deixaram muito desejar frente aos croatas. Com Andre Gomes como possível baixa, visto que tem estado condicionado, o técnico Fernando Santos poderá optar por dar continuidade à titularidade de Adrien, que desempenhou um papel bastante importante contra a Croácia, podendo ainda dar a titularidade ao jovem Renato Sanches, que tem conseguido causar impacto no jogo sempre que entra em campo. Contudo, quanto a Quaresma, está também visto que o avançado desequilibra a defensiva adversária sempre que está em campo, mas o treinador português parece preferir continuar a utiliza-lo a partir do banco. Nos seus 4 encontros já disputados neste Campeonato da Europa, o jogadores lusos empataram 3 encontros e venceram 1, apontando 5 tentos e concedendo 4 no processo. A Selecção das Quinas chegou a 4 meias finais dos últimos 6 Campeonatos da Europa em que participou.

Nos seus últimos 4 jogos oficiais, Portugal apresenta um histórico de 1 vitória e 3 empates. Esta sequência de resultados iniciou-se com um empate por 1-1 contra a Islândia. Seguiu-se um empate por 0-0 contra a Áustria, um empate por 3-3 frente à Hungria, e na última jornada, uma vitória por 0-1 contra a Croácia. André Gomes e Raphael Guerreiro são dúvidas para este jogo, ambos condicionados.

Onze Provável: Patricio – Soares, Pepe, Fonte e Guerreiro – Adrien Silva, William Carvalho, João Mário e Renato Sanches – Nani e Cristiano Ronaldo.

Desde o início do Milénio que existiram 4 confrontos directos, tendo cada uma das equipas vencido uma partida, e as restantes duas terminado empatadas.

Polónia
0-0
Portugal
Amigáveis 2012
Portugal
2-2
Polónia
Euro 2008 (Q)
Polónia
2-1
Portugal
Euro 2008 (Q)
Portugal
4-0
Polónia
 Amigáveis 2002

Tendo em conta a forma como ambas equipas têm actuado durante o Campeonato da Europa, antevê-se um encontro onde as duas selecções privilegiem a organização defensiva de modo a manter o respectivo adversário afastado da sua baliza. Portugal tem mais golos apontados que os polacos, porém, tem também mais golos sofridos. Este é o tipo de jogo onde só custa entrar o primeiro golo para se tornar automaticamente uma partida mais movimentada e com mais ocasiões de golo. Contudo, é também em jogos especialmente importantes, e difíceis, que o capitão da selecção lusa se destaca para ajudar a sua pátria. Por isso, e tendo em conta que esteve muito apagado contra a Croácia, esperamos que Cristiano Ronaldo vise a baliza polaca.

Prognóstico Odd Casa Erro
Cristiano Ronaldo a Marcar a Qualquer Momento 2.30 Betclic
polonia
Polónia
  • País: Polónia
  • Estádio:
  • Cidade: Warszawa
  • Fundação: 1919

Ver ficha completa

portugal
Portugal
  • País: Portugal
  • Estádio:
  • Cidade: Lisboa
  • Fundação: 1914

Ver ficha completa

Fabio Mota
Fabio Mota
  • Próg. realizados 2591
  • Média Odds usadas 1.79
  • Próg. certos 1319
  • Próg. errados 1142
comments powered by Disqus

Últimos jogos

O jogo a dinheiro real só é permitido a pessoas com mais de 18 anos de idade. Seja responsável e jogue com moderação. Neste site promovemos o jogo como uma actividade de entretenimento. É extremamente importante que jogue de uma forma responsável. Saiba mais na página jogo responsável.