Menu
Eredivisie 1ª Jornada

PEC Zwolle – Cambuur (Eredivisie)

PEC Zwolle e SC Cambuur defrontam-se em compromisso relativo à 1ª jornada da Eredivisie 2015/16. Após vencer a taça holandesa na temporada 2013/14 ao derrotar o Ajax na final por 5-1 (!), na última época, além de ter sido novamente finalista da prova que perdeu para o Groningen, ficou às portas da Europa a nível de campeonato. Com 53 pontos conquistados, menos cinco que o Vitesse, o Zwolle esteve perto de garantir o acesso à fase preliminar da Liga Europa. O Cambuur, por sua vez, foi 12º classificado do principal escalão holandês tanto em 2013/14 como em 2014/15, rubricando uma prestação sólida que permitiu evitar debater-se com os fantasmas da descida.

O saldo de confronto direto entre estas duas equipas na última temporada é favorável ao Zwolle, que venceu dois dos três jogos que disputaram. Para o campeonato, após perder em casa do Cambuur por 2-1, na segunda volta, resposta cabal em casa: Goleada à antiga por 6-1. Pelo meio, confronto para a Taça com a vitória a sorrir ao Zwolle por 2-3 após prolongamento.

ErediviseEm termos estatísticos, o PEC Zwolle foi uma das oito equipas da primeira liga holandesa que apresentou saldo positivo em termos de “goal average”, com 59 golos marcados e 43 sofridos. O Cambuur marcou em 46 ocasiões e sofreu em 56. Curiosamente consentiu tantos golos quanto o terceiro classificado AZ Alkmaar. A diferença entre estas duas equipas, mesmo na nova época, creio que reside essencialmente no setor ofensivo dado que o Zwolle dispõe de melhores opções, importando destacar os jovens Jesper Drost e  Ryan Thomas. São dois bons valores que, até dia 31, poderão abandonar o clube, mas tudo indica que estarão à disposição de Ron Jans para este jogo. Olhando para o atual plantel do Zwolle, fica a ideia de que é ainda algo curto para encarar a nova temporada. As saídas mais significativas terão sido as de van der Werff, Jody Lukoki e Tomas Necid, três jogadores que figuravam habitualmente entre as escolhas do técnico. Para reforçar o plantel, chegaram os centrais Kvida, Schenkeveld e Marcellis. Um deles ocupará a vaga deixada por van der Werff. Já Menig renderá Lukoki na esquerda, enquanto que Veldwijk encarregar-se-á de ocupar o lugar anteriormente de Necid. Ainda assim, o Zwolle mantém por agora Drost e Thomas, dois jogadores importantes na manobra ofensiva.

Onze provável: Begois – Polen, Lam, Sainsbury, Hintum – Dekker, Rienstra, Drost – Thomas, Menig, Veldwijk.

O SC Cambuur, apostado em realizar mais um trajeto tranquilo, aposta novamente em Henk de Jong para o comando técnico, ele que chegou ao clube em Abril de 2014. Tudo indica que seja possível, sem que se tenham registado perdas significativas. Chegaram dois jogadores que poderão ser importantes no esquema de de Jong, à procura de afirmação: Valmir Berisha (emprestado pela Roma) e Jack Byrne (emprestado pelo Manchester City). Não houve lugar a grandes alterações na composição do setor recuado, com as permanência dos elementos que compuseram o quarteto durante a maior parte da última temporada.

Onze provável: Nienhuis – Pereira, Intosch, Reijnen, Andriuskevicius – Bakker, Steblecki, Streek – Narsingh, Houtkoop, Ogbeche.

À semelhança daquilo que sucedeu nos últimos quatro encontros entre as duas equipas, nesta ronda de estreia, é expectável que surjam vários golos.

PEC Zwolle 6-1 SC Cambuur Eredivisie 2014/15
SC Cambuur 2-3 PEC Zwolle Eredivisie 2014/15
SC Cambuur 2-1 PEC Zwolle KNVB-beker 2014/15
SC Cambuur 3-1 PEC Zwolle Eredivisie 2013/14
Prognóstico Odd Casa Sucesso
Mais de 2.5 golos 1.71 Betrally
FC Zwolle logo
FC Zwolle
  • País: Holanda
  • Estádio: IJsseldelta
  • Cidade: Zwolle
  • Fundação: 1910

Ver ficha completa

SC Cambuur logo
SC Cambuur
  • País: Holanda
  • Estádio: Cambuur Stadium
  • Cidade: Leeuwarden
  • Fundação: 1964

Ver ficha completa

Afonso Canavilhas
  • Próg. realizados 1574
  • Média Odds usadas 1.79
  • Próg. certos 815
  • Próg. errados 679
comments powered by Disqus

Últimos jogos