Avançado do Middlesbrough FC, emprestado pelo Chelsea, foi considerado o melhor jogador do Championship, segundo escalão inglês.

Do Rugby para o Futebol

Patrick nasceu na colheita de 1993.

O avançado, de 21 anos, nem sempre jogou futebol. Começou no desporto pela mão do rugby. Os motivos são simples, na escola que frequentava não havia futebol, pelo que a opção recaiu sobre um desporto mais de embate físico. Só aos 10 anos é que começou a jogar futebol, dando início ao seu processo de desenvolvimento nas escolas do Nottingham Forest.

Aos 18 anos teve uma oportunidade de ir para a Faculdade de Harvard, fruto dos bons resultados escolares. Uma possibilidade que não se concretizou porque optou por dar seguimento à sua carreira de futebolista, depois de se estrear profissionalmente, aos 18 anos, pelo Nottingham Forest, um dos clubes com mais história em Inglaterra, do lendário Brian Clough.

Bastaram duas presenças na equipa principal para que o Chelsea avançasse para a sua contratação, tendo também pesado para a decisão as excelentes exibições nas camadas jovens.

Patrick Bamford no Middlesbrough

Patrick Bamford ainda não se estreou pelo Chelsea, tendo sido sempre emprestado, mas esta época, ao serviço do Middlesbrough tem brilhado bastante

Uma oferta de 1,8 milhões de euros foi suficiente para levar o jovem inglês para Londres, 12 dias depois de ter apontado 5 golos na vitória do Nottingham sobre o Wigan, para a FA Youth Cup, num jogo que terminou 9-1. Alguns dias depois também esteve em evidência ao marcar 4 contra o Southampton.

Nunca actuou em qualquer partida pela equipa principal do Chelsea, desde que assinou pelos blues em Janeiro de 2012. A falta de espaço fez com que Patrick fosse emprestado a vários clubes, a fim de ganhar experiência e dar continuidade à sua evolução.

Para os jovens jogadores é fundamental adquirirem minutos de jogo para virem a ser opções nos seus clubes e, para Patrick, a realidade não é diferente.

Em Novembro de 2012, o jovem foi emprestado ao MK Dons. Um empréstimo que previa ser de curta-duração, até ao final de Janeiro. Na sua estreia com a camisola do MK Dons, Patrick brilhou mas não marcou nenhum golo, assistiu para três. As exibições consistentes fizeram com que os dirigentes entendessem o período até ao final da temporada.

Foi na sua segunda passagem pelo MK Dons, da League One, que Patrick apresentou o seu melhor futebol, com golos e mais golos. O jovem avançado correspondeu às expectativas e somou 17 golos em todas as competições, dos quais 14 foram no campeonato, em 23 presenças.

Na segunda metade da época 2013/2014, Bamford deixou o clube e rumou ao Derby County, do Championship, marcando por 8 vezes.

No início desta época, 2014/2015, o Middlesbrough decidiu garantir os serviços do avançado do Chelsea. É no Riverside Stadium que Patrick Bamford tem brilhado. Em 42 jogos já leva 19 golos e foi recentemente considerado o melhor jogador do campeonato.

A nível de selecções, Bamford começou por representar o país dos seus avós, República da Irlanda, até aos 18 anos. Depois de atingir a maioridade, optou por Inglaterra e tem feito parte dos Sub-21, sendo uma das escolhas principais para o Euro Sub-21 que se realizará na República Checa, este Verão.

Futuro

Apesar de nas selecções não se ter evidenciado até ao momento, esse facto não retira o brilhantismo ao jogador que Patrick é.

Patrick Bamford na Selecção Inglesa

Patrick Bamford fez as camadas jovens da Selecção da Irlanda mas, na maioridade, optou pela Selecção de Inglaterra

O jovem goleador joga preferencialmente com o seu pé esquerdo, e demonstra ser um avançado inteligente e com sentido de oportunidade. Apresenta como principais características a sua capacidade de finalização, com os dois pés ou de cabeça, com remates mais colocados do que em força, a sua versatilidade e a capacidade de adaptação.

É um avançado alto e com elevada compostura. Procura explorar a sua velocidade nas costas dos defesas contrários e antecipar-se aos cruzamentos dos companheiros. Patrick é energético, irreverente e com habilidade para desequilibrar os jogos.

Precisa de melhorar os seus aspectos defensivos para se tornar um avançado mais completo e à imagem do modelo de jogo dos blues. Fisicamente também há espaço a melhorar para que possa aguentar os embates físicos e ganhar mais duelos.

A concorrência é forte, mas Patrick Bamford reclama por um lugar no plantel principal do Chelsea. José Mourinho tem em mãos o futuro do Chelsea e de Inglaterra.

https://youtu.be/3beXPqi5Od0

Boas Apostas!