Menu
  • 16 fevereiro
  • 20:05
  • Bet.pt

A Bet.pt oferece-te um bónus de25€ grátis para este jogo!

PAOK – Schalke 04 (Liga Europa)

O estádio Toumba, “inferno a céu aberto de Salónica”, acolhe o embate entre PAOK e Schalke 04, relativo à primeira mão dos “16 avos” da Liga Europa. A equipa grega quer complicar a vida ao favorito Schalke 04 neste primeiro duelo da eliminatória.

Três anos depois, o PAOK de Salónica regresssa aos “16 avos” da Liga Europa, etapa em que foi eliminado às mãos do Benfica na temporada 2013/14. A formação helénica assegurou o direito a estar presenta nesta fase da competição ao terminar no segundo lugar do grupo J com 10 pontos conquistados em seis jogos, menos três que a Fiorentina, equipa que passou com estatuto de líder. Para trás ficaram os “azeris” do Karabakh e os checos do Slovan Liberec. Embora tenha perdido os dois jogos com os homens do Azerbaijão (2-0; 0-1), valeu ao PAOK o facto de não se ter deixado superar pela líder Fiorentina, empatando sem golos no Toumba logo na primeira jornada para depois surpreender o Artemio Francchi numa altura em que os “Viola” já tinham o apuramento praticamente assegurado.

As equipas gregas são tradicionalmente fortes a jogar em casa, algo que o próprio histórico dos principais clubes helénicos nas competições europeias nos indica – Olympiakos e Panathinaikos possuem grandes vitórias caseiras em contexto continental. Curiosamente, na fase de grupos, o PAOK até pontuou mais fora de portas (seis pontos conquistados) que em casa (quatro pontos), mas ao olharmos para o registo da atual temporada, verificamos que a nível interno só o Atromitos (3-4) e o PAS Giannina (0-1) venceram no Toumba. A formação que veste às listas negras e brancas venceu os três últimos compromissos oficiais no seu terreno frente ao Levadiakos (3-0), ao Panetolikos (4-1) e ao Asteras Tripolis (3-2). Na tabela do campeonato grego, amplamente dominado pelo Olympiacos, o PAOK ocupa a terceira posição com 36 pontos, menos dois que o Paninionios e mais um que o Panathinaikos. Num futebol que tem caído de qualidade ao longo dos últimos anos, consequência da crise financeira, o PAOK já conseguiu um grande feito ao atingir esta fase atendendo à conjuntura interna.

O técnico sérvio Vladimir Ivic costuma privilegiar um 1x3x5x2, com Kitsiou por uma ala e Deligiannidis ou Leovac pela outra. Fernando Varela, cabo verdiano com passagem por Portugal, é um dos homens do trio defensivo. Na frente, ao lado da referência ofensiva e capitão Atahanasiadis, atua Djalma, jogador com passagem anterior por Marítimo e FC Porto.

Onze Provável: Panagiotis Glykos, Stelios Kitsiou, Stelios Malezas, José Ángel Crespo, Fernando Varela, Gojko Cimirot, Diego Biseswar, Charilaos Charisis, Panagiotis Deligiannidis, Djalma, Stefanos Athanasiadis

Liga EuropaMesmo no seu pior período da época, na fase inicial, o Schalke 04 foi capaz de manter o bom nível na Liga Europa. Com 15 pontos conquistados em 18 possíveis na fase de grupos da prova, a equipa alemã apurou-se sem sobressaltos, com oito pontos de vantagem em relação aos russos do FK Krasnodar e aos austríacos do Red Bull Salzburg, sem grandes sobressaltos. Os franceses do Nice, na luta pelo título francês, foram a desilusão do grupo I e terminaram na última posição com apenas seis pontos.

O Schalke 04 teve duas deslocações particularmente exigentes na fase de grupos da competição, ao deslocar-se ao terreno do Nice e ao frio de Krasnodar, mas venceu em ambas as ocasiões por uma bola a zero. A única derrota surgiu em Salzburgo, na última jornada, altura em que já tinha o apuramento assegurado e o Red Bull precisa de vencer para continuar na discussão do segundo lugar. Equipa com experiência de Liga dos Campeões, o Schalke 04 foi suficientemente competente para ultrapassar a fase de grupos, mesmo que por vezes tenha gerido a equipa em função dos compromissos para o campeonato alemão. Na 11ª posição da tabela com 25 pontos, a equipa de Gelsenkirchen conseguiu recuperar de um início conturbado, mas está a oito pontos dos lugares europeus. Depois da pausa de Inverno na Bundesliga, o Schalke já experimentou todo o tipo de sensações, mas o balanço é positivo, com três vitórias, um empate e uma derrota. A igualdade foi alcançada na Allianz Arena, frente ao poderoso Bayern de Munique. Antes desta partida, os “Mineiros” derrotaram o Hertha por duas bolas a zero.

Markus Weinzierl poderá abdicar de algumas unidades habituais para abordar esta partida, mas o Schalke 04 está num pedestal acima do PAOK e deverá conseguir ultrapassar a eliminatória, mesmo que não vença este primeiro jogo na Grécia. O facto de a segunda mão estar agendada para solo alemão dá alguma margem a esta equipa.

Onze Provável: Ralf Fahrmann, Benedikt Howedes, Holger Badstuber, Naldo, Sead Kolasinac, Benjamin Stambouli, Thilo Kehrer, Nabil Bentaleb, Max Meyer, Alessandro Schopf, Klass-Jan Huntelaar

Galvanizados pelo factor casa aliado à possibilidade de disputar a fase a eliminar de uma prova europeia, os jogadores do PAOK vão dar boa réplica ao Schalke 04 neste desafio, pese embora a superioridade teórica dos alemães. É expectável que o encontro termine com um resultado equilibrado e ambas as equipas consigam marcar.

Prognóstico Odd Casa Erro
Ambas Equipas Marcam 1.83 Bet.pt
PAOK
PAOK
  • País: Grécia
  • Estádio: Toumba Stadium
  • Cidade: Salónica
  • Fundação: 1926

Ver ficha completa

schalke04
Schalke 04
  • País: Alemanha
  • Estádio: Veltins Arena
  • Cidade: Gelsenkirchen
  • Fundação: 1904

Ver ficha completa

Afonso Canavilhas
  • Próg. realizados 1596
  • Média Odds usadas 1.79
  • Próg. certos 828
  • Próg. errados 689
comments powered by Disqus

Últimos jogos