Menu

Paços de Ferreira – Tondela (Liga NOS)

O Paços de Ferreira e o Tondela enfrentam-se esta sexta-feira no Estádio Capital do Móvel, num embate a contar para a 33ª jornada da Liga NOS. Motivada com 4 vitórias consecutivas, a equipa da casa apresenta-se aqui motivada e com olhos postos na vitória, vendo-se obrigados a conquistar os 3 pontos se pretendem permanecer em zona de acesso às competições europeias. Já o Tondela chega aqui em último lugar na tabela de classificação geral, a 5 pontos de poder respirar de tranquilidade, vendo-se obrigado a vencer este encontro e o próximo se pretendem escapar à relegação.

Paços de Ferreira subiu uma posição na tabela de classificação geral na última jornada, fruto da vitória em terreno do Belenenses e do empate do Rio Ave em casa do Tondela, ocupando agora o 6º lugar com 48 pontos, fruto de 13 vitórias, 9 empates e 10 derrotas, com parciais de 42 golos marcados e 38 golos sofridos. A 5 pontos de alcançar o 5º classificado Arouca, e com apenas 1 ponto de vantagem sobre o 7º classificado Rio Ave, os Castores não se podem dar ao luxo de escorregar no campeonato português ou poderão ter que dizer adeus a este lugar de acesso à Liga Europa, caso o Rio Ave vença os restantes 2 jogos do campeonato. Este conjunto aos comandos de Jorge Simão atingiu, na última jornada, o seu melhor momento desta temporada, tendo pela primeira vez alcançado um registo de 4 vitórias consecutivas, onde se destacam os triunfos sobre o FC Porto e o SC Braga.

Apesar de terem apresentado algumas lacunas defensivas ao longo do campeonato, os Castores parecem ter vindo a trabalhar no aspecto defensivo recentemente, uma vez que nos últimos 7 embates da Liga NOS concederam golos em apenas 2 jogos, sofrendo ao todo 4 tentos, sendo 3 deles no mesmo jogo, com a União da Madeira, e marcando 10 golos no processo. Esta turma de Jorge Simão tem revelado alguns grandes jogadores, nomeadamente Diogo Jota que é muito perigoso na frente de ataque, contando ainda com o central Ricardo, o lateral Hélder Lopes, o médio Pelé e o goleador Bruno Moreira, o 5º melhor marcador do campeonato com 14 tentos assinalados. Quanto à sua forma caseira, nos 16 jogos disputados em casa no campeonato português, os Castores venceram 7 embates, empataram 4 e perderam 5, tendo marcado 23 golos e sofrido 18. Para este jogo espera-se que os pupilos de Jorge Simão actuem com um bloco alto, privilegiando maioritariamente os ataques organizados através das linhas, aproveitando o factor casa e as fragilidades defensivas do Tondela.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o Paços de Ferreira apresenta um histórico de 4 vitórias e 1 derrota. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma derrota por 1-0 em terreno do Estoril Praia. Seguiu-se uma vitória por 1-0 na recepção ao FC Porto, uma vitória por 3-4 em terreno da União da Madeira, uma vitória por 1-0 na recepção ao SC Braga, e na última jornada, uma vitória por 0-2 em terreno do Belenenses. Marco Baixinho, Romeu, Roniel, Christian, Fábio Martins e João Góis são baixas confirmadas, todos lesionados.

Onze Provável: Defendi – Afonso, Ricardo, Cardoso, Hélder Lopes – Rodrigo Antônio e Pelé – Osei, Minhoca e Diogo Jota – Moreira.

Liga NOSTondela, por sua vez, está em muito maus lençóis nesta recta final da temporada, ocupando o último lugar na tabela de classificação geral com os mesmos 24 pontos que a penúltima Académica, fruto de 6 vitórias, 6 empates e 20 derrotas, com parciais de 28 golos marcados e 53 golos sofridos. Conscientes de que a relegação está próxima, os Tondelenses conseguiram conquistar alguns bons resultados recentemente, tendo apenas sofrido um desaire nos últimos 6 jogos, empatando 2 e vencido os 3 restantes, sendo um desses triunfos no Estádio do Dragão. Contudo, este bom momento não foi o suficiente para compensar todos os pontos perdidos ao longo da temporada, e com apenas 2 jogos por disputar até ao final da época, este conjunto aos comandos de Petit, que para além de depender de si mesmo para somar os 6 pontos ainda disponíveis, depende ainda da União da Madeira e do Vitória de Setúbal, ambos com 29 pontos, sendo que caso ambos somem apenas 1 ponto em um, dos próximos 2 jogos, será o fim para o Tondela, e para a Académica.

Os pupilos de Petit apresentam a 5ª defesa mais batida do campeonato, contando com várias dificuldades defensivas, e ainda o 3º ataque mais ineficaz da prova, demonstrando assim claras dificuldades em ambos sectores do campo. A actuar fora de portas no campeonato português, os Tondelenses somaram 14 pontos no total, mais do que dentro de portas, tendo vencido em 4 ocasiões, empatado 2 vezes e perdido os 10 restantes jogos, tendo marcado 15 golos e concedido 27. Tendo em conta as suas dificuldades, e o forte poder ofensivo do seu oponente, este conjunto deverá privilegiar a organização defensiva e apostar forte nos contra-ataques como forma de tentar chegar ao golo.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o Tondela apresenta um histórico de 3 vitórias, 1 empate e 1 derrota. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma vitória por 0-1 em terreno do FC Porto. Seguiu-se uma vitória por 1-0 na recepção à União da Madeira, uma derrota por 3-0 em terreno do SC Braga, uma vitória por 0-1 em terreno do Vitória de Setúbal, e na última jornada, um empate por 1-1 na recepção ao Rio Ave. Oto’o Zue e Luís Tinoco, lesionados, e Bruno Monteiro, castigado, são baixas confirmadas.

Onze Provável: Ramos – Lima, Pica, Kaká e Santos – Luis Alberto, Lucas Souza e Hélder Tavares – Nathan Júnior, Moreno e Wagner.

Em toda a história existiram apenas 2 confrontos directos, tendo o Paços Ferreira vencido ambos.

Tondela 0-2 Paços Ferreira
Liga NOS 2015/16
Tondela 0-1 Paços Ferreira
Taça Portugal 2013/14

Este é um jogo onde é de acreditar que o Paços de Ferreira não vai perder. A equipa da casa apresenta-se em grande forma e possui vários jogadores de grande valor e muito perigosos ofensivamente, vem de 4 vitórias consecutivas e ameaçam assim continuar para garantirem o lugar de acesso à Liga Europa. Esperamos um Paços de Ferreira a dominar a partida e a controlar a posse de bola, criando várias situações de perigo para marcar ao Tondela, aproveitando a qualidade dos seus intervenientes e as fragilidades dos jogadores adversários.

Prognóstico Odd Casa Erro
Vitória do Paços de Ferreira 1.60 Betrally
pacosferreira
Paços de Ferreira
  • País: Portugal
  • Estádio: Estádio da Mata Real
  • Cidade: Paços de Ferreira
  • Fundação: 1950

Ver ficha completa

tondela
CD Tondela
  • País: Portugal
  • Estádio: João Cardoso
  • Cidade: Tondela
  • Fundação: 1933

Ver ficha completa

Fabio Mota
Fabio Mota
  • Próg. realizados 1985
  • Média Odds usadas 1.82
  • Próg. certos 1029
  • Próg. errados 850
comments powered by Disqus

Últimos jogos