Menu

Paços de Ferreira – Académica (Liga NOS)

A primeira jornada da Liga NOS conhecerá o seu termo na Mata Real, com a receção do Paços de Ferreira à Académica. O encontro marca a estreia oficial de Jorge Simão no comando dos “Castores”, ele que foi o escolhido para suceder a Paulo Fonseca. A Académica de José Viterbo apadrinhará a estreia do novo técnico pacense. Curiosamente, o último jogo disputado em casa pelo Paços na anterior temporada foi precisamente frente à “Briosa”.

Oitavo classificado da última temporada, o Paços de Ferreira esteve perto de conseguir garantir o acesso às competições europeias. Com os mesmos 47 pontos que o Nacional da Madeira, os “Castores” ficaram a apenas um do Belenenses, última equipa a conseguir o apuramento para a Liga Europa. A Académica, que visitará a Mata Real nesta primeira ronda, viveu um ano bem mais turbulento e viu-se a braços com o cenário de descida durante a maior parte do campeonato. Valeu aos “estudantes” o brio de José Viterbo, homem da casa que, com o seu farto bigode, conseguiu unir o balneário e apelar à garra da equipa. O resultado está à vista de todos: A Académica terminou na 15ª posição com 29 pontos e manteve-se no principal escalão.

Na sequência de uma boa época novamente sob a égide de Paulo Fonseca, o Paços de Ferreira pretende rubricar outra temporada positiva, evitar sobressaltos e, sendo certo que é um objetivo a nível interno, procurar o assalto à Europa. No mercado, perdeu dois elementos importantes que atuavam no meio-campo verde e amarelo: O jovem internacional sub-21 Sérgio Oliveira (FC Porto) e o costa marfinense Seri (Nice). Também Rúben Pinto, emprestado pelo Benfica, terminou o período na defesa do emblema do norte do país. Foi precisamente para o meio-campo que chegou o reforço que suscita mais expectativa: Pelé, jogador que na última temporada esteve no Belenenses, foi adquirido pelo Benfica e colocado a rodar em Paços. Marafona, Roniel, Bruno Santos, Miguel Vieira, Christian, Baixinho, Góis, Lorran e Paulo Henrique são outros nomes que também chegaram para compor o plantel. A maior parte transita da última temporada, fator positivo para Jorge Simão.

Liga NOSPara alcançar os objetivos traçados, o Paços terá que fazer do Estádio Capital do Móvel uma fortaleza. Na última época, a missão para quem por lá passou nunca foi fácil. Embora o FC Porto lá tenha ganho logo à segunda jornada (pela margem mínima, 0-1), Sporting (1-1) e o agora bicampeão nacional Benfica (1-0) foram travados. Desde essa mesma vitória frente às “águias”, à 18ª jornada, que o Paços não consentiu qualquer desaire em casa: Seguiram-se sete jogos sem perder, com  três vitórias e quatro empates. Ao longo da pré-temporada, o Paços realizou sete encontros de cariz amigável. Venceu frente a Moreirense, Famalicão e SC Covilhã, empatou com Boavista e Rio Ave e perdeu apenas com o Académico de Viseu.

Onze provável: Marafona – Bruno Santos, Baixinho, Ricardo, Hélder Lopes – Pelé, Christian, Minhoca, Diogo Jota – Bruno Moreira, Cícero.

A Académica mantém a aposta em José Viterbo, técnico que salvou o clube da descida na última época. O percurso do emblema de Coimbra nas últimas temporadas tem sido tudo menos tranquilo, vivendo assombrado pelos fantasmas da descida em várias ocasiões. Na tentativa de evitar que a situação se repita na temporada que se avizinha, a “Briosa” garantiu os préstimos de dois jovens que chegam da Invicta: O promissor avançado Gonçalo Paciência e o aguerrido médio Leandro Silva. Rabiola, outro atleta ex-FC Porto, chega do Penafiel. Destaque ainda para as contratações do lateral Emídio Rafael e de Nii Plange, que se encontrava a serviço do Vitória SC.

Durante a pré-temporada, a Académica defrontou os primodivisionários Rio Ave (1-1), Tondela (2-1) e o Arouca (0-1). Agora prepara-se para a estreia num estádio onde, na pretérita temporada, perdeu por 3-2. Para este encontro, Viterbo não poderá contar com Rui Pedro, Ivanildo e Marinho.

Onze provável: Trigueira – Nii Plange, Nascimento, Real, Emídio Rafael – Leandro Silva, Nuno Piloto, Hugo Seco, Pedro Nuno – Bouadla, Rafael Lopes.

Paços de Ferreira 3-2 Académica Liga NOS 14/15
Académica 2-3 Paços de Ferreira Liga NOS 14/15
Prognóstico Odd Casa Sucesso
Vitória do Paços de Ferreira 1.78 Dhoze
pacosferreira
Paços de Ferreira
  • País: Portugal
  • Estádio: Estádio da Mata Real
  • Cidade: Paços de Ferreira
  • Fundação: 1950

Ver ficha completa

academica
Académica
  • País: Portugal
  • Estádio: Cidade de Coimbra
  • Cidade: Coimbra
  • Fundação: 1887

Ver ficha completa

Afonso Canavilhas
  • Próg. realizados 1501
  • Média Odds usadas 1.79
  • Próg. certos 776
  • Próg. errados 645
comments powered by Disqus

Últimos jogos