Começa amanhã, a sério, a fase de Grupos da Liga dos Campeões. A Liga onde está toda a gente que importa e onde toda a gente gostaria de estar. A Liga que move milhões de euros e os distribui generosamente, mesmo que não equitativamente.

E os portugueses, clubes, treinadores e jogadores estão em grande, nesta nova época de Liga dos Campeões.

Como na vida, há sempre um português em qualquer canto do Mundo. Na Liga dos Campeões, não há Grupo onde não exista um português. Com a honrosa excepção do Grupo E, onde não está nenhum português.

Mas até os árbitros andarão por aí. Para já Pedro Proença e Olegário Benquerença. Mas a lista, de portugueses, é a seguinte:

Grupo A

Juventus; Atlético Madrid; Olympiacos; Malmö.

Neste grupo há dois médios portugueses e, um deles, já com bastante tradição na alta roda do futebol europeu. Tiago, está no Atlético Madrid, há uma série de anos, e no ano passado, foi finalista da Liga do Campeões, tendo defrontado o Real Madrid, no Estádio da Luz, em Lisboa. O outro é Pelé e está no Olympiacos.

Tiago, médio defensivo, já tem 33 anos, e já está a entrar no ocaso da sua vida enquanto jogado de futebol, tendo sempre jogado ao mais alto nível, mesmo tendo passado por momentos mais complicados e que por pouco não lhe travaram o passo. Nasceu em Viana do Castelo, e começou por dar nas vistas no SC Braga, de onde se mudou para o SL Benfica, onde viu o Mundo a abrir-lhe as portas. Depois de 3 anos na Luz, Tiago mudou-se para Londres, para o Chelsea de José Mourinho. Depois foram 2 anos de Lyon, em França, e 3 de Juventus, em Itália, de onde se mudaria para o Atlético Madrid, onde está desde a época de 2009/2010, sempre cheio de sucesso, como o comprova a final da Liga dos Campeões 2013/2014.

O Atlético Madrid tinha, e tem, também, nos seus quadros, o lateral Sílvio, de 26 anos, que, entretanto, está, pelo segundo ano consecutivo, emprestado ao SL Benfica. Sílvio sofreu uma lesão na parte final da época passada e, embora continue emprestado ao SL Benfica, não é, para já, opção para a Liga dos Campeões. No entanto, tanto Jorge Jesus como o SL Benfica apostam em Sílvio para a segunda parte da época, tendo já demonstrado, na época anterior, que é um jogador que se enquadra no futebol de Jorge Jesus, e no espírito do Benfica.

Pelé, de seu nome Vítor Hugo Gomes Passos, o outro português deste grupo, também é médio defensivo, tem 26 anos (faz 27 anos já no dia 14 de Setembro) e está nos gregos do Olympiacos. Pelé, que nasceu na cidade do Porto e fez a sua formação nas camadas jovens do Boavista, do Salgueiros e do SL Benfica, inaugurou a sua vida de profissional no Vitória Sport Clube, o Vitória de Guimarães, de onde se mudou para o Inter de Itália, onde esteve por 2 anos. Depois de uma breve e fugaz passagem pelo FC Porto, Pelé andou a saltar de clube em clube, primeiro o Portsmouth, depois o Valladolid, até estabilizar por 3 anos no Eskisehirspor da Turquia, de onde foi para a Grécia, primeiro para o Ergotelis e, finalmente, para o Olympiacos, onde está já há duas épocas. Pelé é um jogador agenciado por Jorge Mendes.

Grupo B

Real Madrid; Liverpool; FC Basel; Ludogorets.

O Real Madrid tem, já por tradição, um grande contingente português (já foi maior!), do qual, o maior de todos eles é o Melhor Jogador do Mundo, Cristiano Ronaldo. Mas também por lá está o lateral esquerdo Fábio Coentrão, e o defesa central brasileiro, naturalizado português, Pepe. A equipa suíça do FC Basel também tem 3 portugueses, o jovem defesa Michael Gonçalves, o treinador Paulo Sousa e o adjunto do treinador, Manuel Cordeiro. 2 é também o número de jogadores portuguesas que jogam pelo Ludogorets da Bulgária.

Cristiano Ronaldo

Cristiano Ronaldo é o Melhor Jogador do Mundo

Cristiano Ronaldo é por demais conhecido. Aos 29 anos, o avançado português é, actualmente, o Melhor Jogador do Mundo. Começou a jogar, miúdo, na Madeira, de onde é natural. Primeiro no Andorinha e, depois, no Nacional, de onde saiu para ir para o continente e continuar a formação no Sporting CP, na época de 1996/1997, clube onde se manteria até à época de 2003/2004, as 2 últimas já como profissional. Mas foi com a ida para Inglaterra, para o Manchester United de Alex Ferguson, na época de 2003/2004, que Cristiano Ronaldo cresce desmesuradamente, e se transformou num dos melhores jogadores do Mundo, o que a transferência galáctica em 2009/2010 para o multi-milionário Real Madrid só veio acentuar. E CR7 chegaria às nuvens, ganhando [quase] tudo o que havia para ganhar. Ultimamente fala-se muito na vontade do jogador voltar ao Manchester United, e de o Manchester voltar a tê-lo, mas ao mesmo tempo também se fala do Chelsea, e da vontade de voltar a juntar José Mourinho e Cristiano Ronaldo. Mas, entretanto, também entrou em campo o Manchester City. Cristiano Ronaldo é a jóia da coroa do agente Jorge Mendes.

Fábio Coentrão, lateral esquerdo de 26 anos, foi um pedido de José Mourinho, então a treinar o Real Madrid, na época de 2011/2012, depois de uma grande temporada no SL Benfica de Jorge Jesus. Fábio Coentrão, natural de Vila do Conde, fez toda a formação e tornou-se profissional no Rio Ave. Foi lá que o SL Benfica o foi buscar, mas Fábio Coentrão teve de passar alguns anos a evoluir noutros clubes por empréstimo, sem conseguir ganhar o seu lugar no Benfica. Passou pelo Nacional, Zaragoza e voltou, de novo ao Rio Ave. É na época de 2009/2010, que Fábio Coentrão conquista o seu espaço no SL Benfica, jogando 2 épocas de altíssimo nível que lhe abririam as portas galácticas do Real Madrid. Mas ser agenciado por Jorge Mendes, também facilitou.

Pepe, o defesa central, de 31 anos, brasileiro naturalizado português, é o terceiro jogador de Portugal no plantel da equipa madrilena. Pepe começou a jogar nos júniores do Corinthians. Foi ainda, enquanto júnior, que foi para a Madeira, representar o Marítimo, clube onde esteve desde 2001 até 2004, altura em que deu o salto para o FC Porto e se tornou um dos melhores centrais a jogar em Portugal. Esteve 3 anos na equipa do FC Porto e, na época de 2007/2008, pela mão de Jorge Mendes, entrou no clube dos galácticos, onde está até hoje, tornando-se, também, um deles. Pepe também representa a Selecção Portuguesa, tendo ganho um lugar no centro da defesa por mérito próprio, mas que ultimamente tem vindo a desleixar, o que tem levantado algumas vozes contra a sua inclusão na selecção.

O FC Basel, clube de Basileia, na Suíça, também tem um jogador português no seu plantel. Michael Gonçalves, é um jovem defesa de 19 anos, português de segunda geração na Suíça, que fez toda a sua formação nas camadas jovens do FC Basel, e que no mesmo clube se tornou profissional. Michael Gonçalves tem feito, também, um percurso nas várias selecções jovens da Suíça. É provável que continue a representar a Suíça, agora na Selecção A, onde terá mais hipóteses de ser convocado, e por ser, afinal, a selecção do país que o viu nascer, sendo Portugal, afinal, tão somente o país dos seus pais.

Mas o FC Basel tem mais portugueses no seu plantel, mas na equipa técnica. O treinador da equipa suíça é Paulo Sousa, o antigo trinco da geração de ouro, que encantou os estádios por onde passou como jogador. Formado nas camadas jovens do SL Benfica, esteve 7 anos no clube, tendo saído na época de 1993/1994 para o Sporting CP, numa transferência que causou muita polémica na altura. A sua estadia no outro clube da Segunda Circular foi muito curta, 1 ano, ao fim do qual se mudou para a Juventus, inaugurando um longo período de curtas estadias em clubes de grande dimensão onde foi acumulando prémios e taças e ligas. Depois de 2 anos na Juventus, Paulo Sousa passou 2 anos no Borussia Dortmund, 3 anos no Inter, 1 ano no Parma, 2 anos no Panathinaikos e 1 ano no Españyol, onde terminou a carreira de jogador, com um invejável currículo e uma extensa lista de prémios, colectivos e individuais. Começou a sua actividade como treinador em 2005, nas selecções jovens de Portugal, até 2007/2008. Depois lançou-se pela Europa, treinando várias equipas, em vários países, como o Queens Park Rangers e o Leicester City, em Inglaterra, o Swansea City, no País de Gales, o Videoton, na Hungria, o Maccabi Telaviv, em Israel e, agora, o FC Basel, na Suíça. Embora já tenha conquistado alguns troféus como treinador, como a Taça da Liga e a Supertaça na Hungria, ou a Liga de Israel, ainda não conseguiu, como treinador, aproximar-se do seu trajecto como jogador.

Manuel Cordeiro, tem 31 anos, é natural de Faro, e é o adjunto de Paulo Sousa no FC Basel. Manuel Cordeiro fez a sua formação nas camadas jovens do Vitória Futebol Clube, o Vitória de Setúbal, e no Belenenses. Na época de 2012/2013, tornou-se adjunto de Paulo Sousa no Videoton e, desde então, tem acompanhado o treinador português.

Vitinha é um defesa esquerdo de 28 anos que joga nos búlgaros do Ludogorets. Formou-se no Vitória Sport Clube, o Vitória de Gumarães, e de lá mudou-se para o Maria da Fonte. E é deste pequeno clube que dá o salto para o Cluj, da Roménia. Depois de um ano com a equipa, foi emprestado, sucessivamente, ao CS Otopeni, ao Unirea Alba Iulia e ao Concordia Chiajna, todos da Roménia. Em 2011/2012 transferiu-se definitivamente para o Ludogorets, onde se mantém até hoje.

Fábio Espinho, de 29 anos de idade, médio de ataque, é o colega português de Vitinho no Ludogorets. Fez toda a sua formação nas camadas jovens do FC Porto. 11 anos. Quando chegou a sénior, mudou-se para o SC Espinho, onde esteve por 3 anos. Depois seguiu-se o Leixões e o Moreirense, até que, na época de 2013/2014, Fábio Espinho transferiu-se para os búlgaros do Ludogorets e, com eles, atingiu a Liga dos Campeões.

Grupo C

SL Benfica; Zenit; Bayer Leverkusen; AS Monaco.

O Grupo com mais portugueses por metro quadrado. À equipa portuguesa do SL Benfica, juntam-se os treinadores Jorge Jesus, do SL Benfica, André Villas-Boas, do Zenit e Leonardo Jardim, do AS Monaco, para além de adjuntos e de uma série, bastante grande e importante, de jogadores de origem portuguesa.

O SL Benfica é um dos mais importantes clubes portugueses, com grande tradição nas competições da UEFA, nomeadamente na Liga dos Campeões, que ganhou por 2 vezes, no antigo formato de Taça dos Campeões, nos idos de ’60, do século passado. A equipa que mais resistiu a ter jogadores não portugueses, é hoje uma sombra do que era, no que a isso diz respeito. Hoje, tem 8 jogadores portugueses, e muitos mais, que estão emprestados, um pouco por todo o lado, em vários campeonatos, e pelas diferentes equipas dos diferentes escalões de formação. O SL Benfica foi o finalista vencido na última edição da Liga Europa.

Paulo Lopes, com 36 anos, formado e criado no SL Benfica, passou por vários emblemas antes de voltar ao clube que o viu nascer para ser o 3º guarda-redes. Gil Vicente, Barreirense, Salgueiros, Estrela da Amadora, Trofense e Feirense foram os clubes por onde passou ante de vir terminar a carreira no seu clube do coração e, onde, no ano passado, conseguiu sagrar-se campeão nacional.

Eliseu, lateral esquerdo de 30 anos, de origem cabo-verdiana, começou a jogar futebol nos Açores. Lusitânia dos Açores e Marítimo de Angra do Heroísmo foram os seus primeiros clubes como sénior. Depois mudou-se para o continente, e veio jogar para o Belenenses, onde conheceu Jorge Jesus, que sempre foi um seu admirador e, há anos que o tentava ter no SL Benfica. Mas Eliseu ainda andou pelo Varzim e depois foi para o Málaga, clube onde esteve 6 anos, com um pequeno intervalo que o levou à Lázio e ao Zaragoza. É uma das grandes apostas do treinador do SL Benfica.

Sílvio, é outro lateral português, que tanto joga na esquerda como na direita, tem 26 anos e está, pelo segundo ano consecutivo, emprestado ao SL Benfica pelo Atlético Madrid. Sílvio sofreu uma lesão na parte final da época passada e não é, para já, opção para a Liga dos Campeões. No entanto, tanto Jorge Jesus como o SL Benfica apostam em Sílvio para a segunda parte da época, tendo este já demonstrado, na época anterior, que é um jogador que se enquadra no futebol de Jorge Jesus, e no espírito do Benfica. Aliás, Sílvio é produto da formação do SL Benfica, de onde saiu senior, para se tornar profissional.

André Almeida

André Almeida é um jogador polivalente, muito apreciado pelo técnico Jorge Jesus

André Almeida, de 24 anos, teve uma percurso na formação um tanto errático. Passou pelo Sporting CP, pelo Alverca e Belenenses, onde estabelizou e onde ficou por 5 temporadas. Na época de 2011/2012, ingressou no SL Benfica e, com excepção de uma época emprestado à União de Leiria, tem sido opção de recurso de Jorge Jesus para várias posições no campo, sendo, contudo, um excelente jogador e excelente profissional, que toda a gente reconhece, e que já lhe valeram a chamada à Selecção Nacional.

Rúben Amorim, de descartado a amado por Jorge Jesus. Com 29 anos, Rúben Amorim é, tal como André Almeida, um jogador polivalente que pode fazer mais que uma posição em campo, nomeadamente na defesa e no meio-campo. Fez a formação no Clube Atlético e Cultural da Pontinha, no SL Benfica e no Belenenses, por onde ficou por 7 épocas e onde o SL Benfica o foi, de novo, buscar. Desde a época de 2008/2009 que Rúben Amorim está no SL Benfica, e com excepção de um interregno entre 2011 e 2013 onde jogou pelo SC Braga. Rúben Amorim é um dos indiscutíveis de Jorge Jesus, mas lesionou-se há pouco tempo, e ainda não se sabe quando é que voltará a jogar.

Pizzi é um médio de ataque, que também pode jogar a extremo, com 24 anos, cuja situação no SL Benfica nunca foi explícita. Talvez por ser mais um jogador do Jorge Mendes. Pizzi começou em Bragança, de onde é natural. Passou para o SC Braga e daqui foi emprestado ao Ribeirão, ao Sporting da Covilhã e ao Paços de Ferreira, antes de voltar a Braga para jogar mais um ano. Foi para o Atlético Madrid, mas no ano seguinte, foi emprestado ao Deportivo da Coruña. Depois o SL Benfica adquiriu o passe do jogador, mas cedeu-o, por empréstimo ao Españyol. Este ano está no SL Benfica, mas ainda não jogou.

Nélson Oliveira, avançado de 23 anos, corre o risco de passar ao lado de uma grande carreira. Ele que fez o percurso de formação no SL Benfica, depois de passar por Santa Maria, SC Braga e Bairro da Misericórdia, e que depois dos anos de formação foi emprestado ao Rio Ave, ao Paços de Ferreira, ao Deportivo e ao Rennes, ainda não conseguiu provar que é um avançado com que o SL Benfica possa contar. Prometia muito, mas tem dado pouco. É uma incógnita o que poderá dar à equipa nesta Liga dos Campeões. E o tempo está a esgotar-se.

Bebé, de seu nome Tiago Correia, tem um percurso, no mínimo, singular. Fez a formação no Grupo Sportivo de Loures e no Estrela da Amadora. Depois, sem clube, destacou-se no European Street Football Festival. Passou para o Vitória Sport Clube, o Vitória de Guimarães, onde nunca chegou a fazer um único jogo oficial, porque mudou-se logo para o Manchester United. Mas depois de uma época com a equipa principal do Manchester United, Bebé foi consecutivamente emprestado ao Besiktas, ao Rio Ave e ao Paços de Ferreira, até que, este ano, o SL Benfica adquiriu o seu passe. Ainda não foi titular, mas muito se espera deste avançado, que também é agenciado por Jorge Mendes.

O Zenit tem um contingente bastante importante de jogadores portugueses e que passaram por Portugal, como o defesa argentino Ezequiel Garay, os meio-campistas Javi García, espanhol e Axel Witsel, belga, todos com passagem pelo SL Benfica, e o avançado brasileiro Hulk, com passagem pelo FC Porto. Mas o principal português no Zenit é André Villas-Boas, de ascendência britânica, o treinador de 36 anos, que foi um jogador sem história mas que, como treinador, já passou por clubes como Académica, FC Porto, Chelsea e Tottenham. Mas o único clube onde foi vencedor, foi o FC Porto, onde ganhou uma Taça de Portugal, uma Supertaça Cândido de Oliveira, uma Liga Portuguesa e uma Liga Europa. André Villas-Boas começou como adjunto de José Mourinho, com o estatuto de observador, tendo-o acompanhado no FC Porto, no Chelsea e no Inter. Agora, no Zenit, André Villas-Boas parece ter encontrado o caminho das vitórias que já tinha experimentado no FC Porto.

Luís Martins, 50 anos de idade, é um dos adjuntos de André Villas-Boas. Luís Martins já vem desde o Tottenham com André Vilas-Boas. Luís Martins tem um extenso currículo, especialmente como adjunto e nas camadas mais jovens, tendo passado por clubes como o Sporting CP e o Al-Ahli Jaddah da Arábia Saudita.

José Mário Rocha, de 51 anos, é o preparador físico do Zenit, e tem acompanhado André Villas-Boas desde os tempos da Académica de Coimbra, e por todos os outros clubes por onde o treinador passou.

Daniel Sousa, de 29 anos, é o observador do Zenit. E tal como José Mário Rocha, tem acompanhado André Villas-Boas desde os tempos da Académica de Coimbra.

Luís Neto, de 26 anos, é defesa central do Zenit desde a época de 2012/2013. Começou no Varzim, clube onde esteve entre 2005 e 2011. Na época de 2010/2011 ganhou o Prémio Jogador Revelação da 2ª Liga Portuguesa e, depois dessa época foi para o Nacional da Madeira e logo depois para o Siena de Itália, clubes onde acabou por estar apenas 1 ano. Depois transferiu-se para o Zenit, onde ainda hoje se mantém. Luís Neto tem sido chamado com regularidade à Selecção Nacional, embora não seja muito utilizado. No início desta época, e principalmente desde que Ezequiel Garay foi para o Zenit, que o seu nome aparecia associado ao SL Benfica, mas nada aconteceu. Luís Neto continua no Zenit de São Petersburgo.

Danny

Danny é um dos melhores jogadores portugueses, mas que tem estado arredado da Selecção Nacional

Danny, de seu nome Daniel Alves Gomes, tem 31 anos e nasceu em Caracas, na Venezuela, filho de pais portugueses, lá emigrados. Danny é um extremo esquerdo que sempre teve dificuldades em se afirmar nos clubes nacionais. Fez a sua formação no Marítimo, de onde saiu para ir para o Sporting CP, mas que voltaria ao Marítimo por empréstimo. Ainda regressaria ao Sporting CP, mas nunca se conseguiria impor. Entre 2005 e 2008 representou o Dínamo Moscovo e, na época de 2008/2009 foi para o Zenit, onde está ainda hoje. Danny é, reconhecidamente, um dos grandes médios de ataque portugueses, mas as suas prestações na Selecção Nacional, quando convocado, nunca foram de grandes rasgos.

O AS Monaco, tal como o Zenit, é outra das equipas do Grupo C, cheia de portugueses. A começar pelo treinador, Leonardo Jardim, 40 anos de idade, nascido na Venezuela, mas que começou a trabalhar no futebol na ilha da Madeira. Entre 1996 e 2007, Leonardo Jardim, que começou como adjunto, passou pelo Santacruzense, Portosantense, Câmara de Lobos e Camacha, onde passou a treinador principal, e onde esteve durante 8 anos. Depois veio para o continente, primeiro para o Chaves e depois para o Beira-Mar, sítios onde fez bom trabalho e que chamou a atenção dos responsáveis do SC Braga, clube onde ficaria uma temporada, ao fim da qual sairia para o Olympiacos, onde, campeão da Liga e vencedor da Taça, não chegaria a acabar a época. Vem, então, para o Sporting CP, onde consegue a entrada directa do clube na Liga dos Campeões e, como reconhecimento do seu trabalho, o convite, no final da época, para treinar o milionário AS Monaco, onde, parece, secou a torneira e, de grande equipa com James Rodríguez e Radamel Falcao, acabaria por ficar com Ricardo Carvalho e João Moutinho. Mas Leonardo Jardim ainda acredita que tem equipa suficiente para provocar algumas surpresas.

Nélson Caldeira, 41 anos, natural do Funchal, é adjunto de Leonardo Jardim. Com um currículo quase todo ele criado na Madeira como adjunto desde a época de 1993/1994, Nélson Caldeira passou pelo Nacional, Machico, Camacha e Marítimo, onde esteve 14 anos, e onde teve várias tarefas para além da de adjunto. Começou a trabalhar com Leonardo Jardim no SC Braga e tem continuado com ele.

António Vieira, 50 anos, natural do Machico, é outro dos adjuntos de Leonardo Jardim, que o vem acompanhando desde os tempos do Desportivo de Chaves.

Miguel Moita, de 31 anos, natural de Vieira do Minho, também está com Leonardo Jardim, desde o tempo do Desportivo de Chaves, primeiro como preparador físico, mas a partir da segunda época no Beira-Mar, como observador.

Ricardo Carvalho, que se aproxima da reforma, está com 36 anos de idade, a maior parte deles jogados ao mais alto nível. Depois de um início de vida no Leça, no Vitória de Setúbal e no Alverca, é no FC Porto que desponta. Depois, sempre em alta rotação, Chelsea, Real Madrid e AS Monaco. Também o seu lugar na Selecção Nacional era intocável, até ter problemas com o seleccionador. Ricardo Carvalho chegou a ser um dos melhores centrais do Mundo, mas hoje, e embora ainda se lhe reconheça a qualidade que o caracterizou, está a aproximar-se do seu ocaso. É um jogador de Jorge Mendes.

João Moutinho, de 28 anos, reconhecidamente um dos melhores médios centros nacionais, teve, na sua primeira época no AS Monaco, o espectro do flop, considerado um dos maiores enganos do ano em França. João Moutinho, natural do Barreiro, passou breve pelo Portimonense, mas foi no Sporting CP que aprendeu tudo o que tinha a aprender. Desde as camadas mais jovens, foram 12 anos de leão ao peito e, no fim, saiu como se fosse uma maçã podre, nas palavras de um dirigente leonino. Na época de 2010/2011 foi para o FC Porto e, nos 3 anos que lá passou, ganhou mais troféus do que nos 12 anos anteriores no Sporting CP. Em 2013/2014 mudou-se para o novel milionário AS Monaco, mas ainda não apresentou aquele futebol que o tornou famoso. Talvez Leonardo Jardim retire dele tudo o que o jogador lá tem para mostrar. João Moutinho também é um jogador agenciado por Jorge Mendes.

Bernardo Silva, médio de ataque de 20 anos de idade, natural de Lisboa, é jogador do SL Benfica, onde iniciou a sua formação, na época de 2007/2008, foi emprestado pela equipa encarnada ao AS Monaco que acabou por calhar no mesmo Grupo de apuramento da Liga dos Campeões. Bernardo Silva é um jogador de Jorge Mendes, e um atleta em quem os responsáveis do SL Benfica mais acreditam.

Grupo D

Borussia Dortmund; Arsenal; Anderlecht; Galatasaray.

Neste Grupo D, só uma das equipas tem um único jogador português. É o Bruma e está na equipa turca do Galatasaray.

Bruma, de seu nome Armindo Bangna, português de origem guineense, tem 19 anos e joga na equipa turca do Galatasaray. Tendo desenvolvido o seu futebol nas camadas juvenis do Sporting CP, onde ingressou na época de 2007/2008, Bruma provocou a ruptura com o Sporting CP e conseguiu sair, contra a vontade do clube, para o Galatasaray. Foi na época de 2013/2014 e o jogador, logo nessa primeira época, foi emprestado ao Gaziantepspor, também da Turquia. Esta época faz parte da equipa do Galatasaray e vai jogar a Liga dos Campeões. Também tem sido chamado à Selecção Nacional, mas não tem jogado.

Grupo E

Bayern Munique; Manchester City; AS Roma; CSKA Moscovo.

Ora aqui está um grupo onde, pela primeira vez, não há um português. Não há uma equipa, nem um treinador, nem um jogador. Mas atenção, no CSKA Moscovo, está um conhecido Ovchinnikov, que passou, enquanto jogador, pelo SL Benfica, pelo Alverca e pelo FC Porto, como treinador de guarda-redes.

Grupo F

FC Barcelona; PSG; Ajax; Apoel.

No Grupo F, grupo de equipas milionárias como o FC Barcelona e PSG, e equipas de grande tradição em formação, como o Ajax, os jogadores portugueses que aqui aparecem estão na equipa cipriota do Apoel.

Mário Sérgio, é defesa, que tanto joga à esquerda como à direita, tem 33 anos, é natural de Paredes e passou pela equipa do Sporting CP, antes de emigrar para o Chipre. Começou a carreira profissional no Paços de Ferreira, onde ficou 3 épocas, ao fim das quais se mudou para Alvalade, onde fez 2 temporadas e, na terceira, foi emprestado ao Vitória de Guimarães. Depois de 2 épocas do Naval da Figueira da Foz, Mário Sérgio foi para a Ucrânia, onde jogou 4 épocas no Metalurh Donetsk. Em 2012/2013 transferiu-se para o Apoel, onde ainda está, prestes a jogar na Liga dos Campeões.

Tiago Gomes, é um médio de 29 anos, natural de Vila Franca de Xira, que fez toda a sua formação no Vilafranquense e depois no SL Benfica (7 anos). Passou a sénior no Estoril-Praia, mas depois passou por muitos outros clubes, como o Oriental, o Odivelas, o Estrela da Amadora, o Steaua de Bucareste, da Roménia, o Hércules de Espanha, onde jogou 3 épocas e o Blackpool de Inglaterra, antes de rumar, na época de 2013/2014, para o Apoel.

Nuno Morais, é um médio defensivo, de 30 anos, que começou a jogar no Penafiel, mas rapidamente deu o salto para Inglaterra, para o Chelsea. Esteve um ano emprestado ao Marítimo, mas voltou ao Chelsea por mais 2 épocas, antes de rumar, em 2007/2008, definitivamente, para o Apoel onde ainda hoje está, com um empréstimo ao Aris Limassol na época passada.

Grupo G

Chelsea; Schalke 04; Sporting CP; Maribor.

O Chelsea já teve um grande contingente português, no entanto, nos dias de hoje, esse contigente resume-se à equipa técnica. E é claro que, neste Grupo G, a maior concentração de jogadores portugueses haveria de estar na equipa portuguesa presente, o Sporting Clube Portugal, cuja equipa técnica também é portuguesa e que concentram, neste clube, o maior número de portugueses num clube a participar, esta época, na Liga dos Campeões.

José Mourinho

José Mourinho está de volta ao Chelsea para conquistar a Liga dos Campeões

José Mourinho, 51 anos, natural de Setúbal, é considerado um dos melhores treinadores do Mundo da actualidade. Personagem controversa, o Special One não deixa nada em pé por onde passa. Treinador de paixões, é amado e odiado, provavelmente na mesma medida. Se como jogador, não deixou memórias, como treinador está no zénite. Começou como adjunto, em equipas como Sporting CP, FC Porto e FC Barcelona. Depois, passou a treinador principal no SL Benfica. Após uma breve passagem pela União de Leiria, José Mourinho teve 3 anos de sucesso no FC Porto, donde se seguiram 4 épocas no Chelsea, 2 no Inter e ainda mais 3 no Real Madrid, de onde saiu para um regresso ao Chelsea, onde já está na sua segunda época. Vencedor de [quase] tudo, destacam-se as 2 Ligas dos Campeões, 1 Liga Europa, 2 Premier League, 2 Série A de Itália, 1 Liga de Espanha e 2 Ligas de Portugal. Esta época, e com este Chelsea por si desenhado, arrisca-se a ganhar tudo, inclusivamente, a Liga dos Campeões.

Silvino Louro, 55 anos, é natural, tal como José Mourinho, de Setúbal. Treinador de guarda-redes, tem acompanhado José Mourinho desde que se cruzaram no FC Porto. Silvino, que teve uma bela carreira enquanto guarda-redes, tendo passado por clubes como SL Benfica e FC Porto, e representado a Selecção Nacional, foi na Selecção e no FC Porto que começou a sua carreira como treinador de guarda-redes. Desde que se cruzou com José Mourinho, nunca mais se largaram, mas, actualmente, é adjunto de José Mourinho no Chelsea.

Rui Faria, tem 39 anos e é natural de Barcelos. Cruzou-se com José Mourinho quando este passou pela União de Leiria e, após esse encontro, nunca mais se largaram. Rui Faria tem sido o preparador físico de todas as equipas por onde José Mourinho tem passado.

Paulo Ferreira, 35 anos, natural de Cascais, teve uma carreira cheia enquanto jogador, tendo sido um defesa direito de excepção. Esteve no FC Porto com José Mourinho, e com ele foi para o Chelsea. Mesmo quando o treinador saiu do clube londrino, Paulo Ferreira por lá continuou. Até hoje. Mas hoje já não joga futebol dentro das 4 linhas. Hoje, Paulo Ferreira é o Director das Relações Institucionais do Chelsea.

O Sporting CP é um dos 3 grandes clubes portugueses, que nos últimos anos perdeu um pouco do pretígio que tinha, tendo sido deixado para trás por FC Porto e SL Benfica e, amiúde, ultrapassado pelo SC Braga. Contudo, o Sporting CP é uma equipa com bastante tradição na Europa, onde chegou a vencer uma Taça das Taças, nos anos ’60 do século passado. Afastado da Europa na época passada, o Sporting CP regressou este ano, e directamente para a Liga dos Campeões, com uma equipa que é a que comporta o maior número de jogadores portugueses e, ainda, com uma equipa técnica, também portuguesa, liderada por um jovem, Marco Silva, de 37 anos.

Rui Patrício, 26 anos, natural de Leiria, é o titular da baliza do Sporting CP e da Selecção Nacional. Depois de um início no Leiria e Marrazes, Rui Patrício fez toda a sua carreira no Sporting CP. É um grande guarda-redes, ainda com muito futuro pela frente, embora, nos últimos tempos, não se tenha livrado de algumas criticas, seja na baliza sportinguista, seja na baliza da Selecção. É agenciado por Jorge Mendes.

Luís Ribeiro, com 22 anos, natural de Lisboa, é o terceiro guarda-redes do Sporting CP, tapado por Rui Patrício e Marcelo Boeck, o brasileiro que é o segundo guarda-redes do clube. Luis Ribeiro começou na Associação Desportiva e Cultural da Encarnação e Olivais, mas depressa passou para a formação sportinguista. Depois de umas breves passagens, por empréstimo, pelo Desportivo Olivais e Moscavide, pelo Sertanense e pelo Camacha, Luis Ribeiro voltou ao Sporting CP, tendo jogado, muitas vezes, na equipa B do Sporting.

Miguel Lopes, tem 27 anos e é defesa direito. Depois de passagens por clubes como o SL Benfica e FC Porto, ingressou, em 2012/2013 no Sporting CP. Na época seguinte foi cedido por empréstimo ao Lyon. Agora está de volta ao clube de Alvalade.

Paulo Oliveira, tem 22 anos, é natural de Vila Nova de Famalicão e é defesa central. Começou a sua formação no Famalicão, mas depressa se mudou para o Vitória de Guimarães, com uma passagem por empréstimo pelo Penafiel. Chegou este ano ao Sporting CP.

Cédric Soares, tem 23 anos e nasceu em Gelsenkirchen, na Alemanha, e desde muito novo que nasceu para o futebol, tendo jogado sempre, desde a formação, no Sporting CP, sendo um dos grandes jogadores da formação da Academia do Sporting.

Ricardo Esgaio, tem 21 anos, é natural da Nazaré e, tal como Cédric Soares, tem toda uma vida de Sporting CP em cima. Defesa direito, começou nos Nazarenos, mas cedo foi para a Academia e é, também ele, um produto da Academia do Sporting. É agenciado por Jorge Mendes.

André Geraldes, tem 23 anos, é natural da Maia e chegou este ano ao Sporting CP vindo do Istanbul BB. André passou, na sua formação, pelo Maia, FC Porto, Rio Ave e Chaves. Transferiu-se para o Istanbul BB e, na época passada, este emprestado ao Belenenses. E este ano, transferiu-se para o Sporting CP. André é lateral, podendo jogar à esquerda e à direita. É agenciado por Jorge Memdes.

André Martins, 24 anos, natural de Santa Maria da Feira, é outro jovem proveniente da Academia do Sporting. Depois de alguns empréstimos para rodar, André Martins, médio de ataque, conseguiu afirmar-se e marcar um lugar no plantel do Sporting CP.

William Carvalho, tem 22 anos, nasceu em Luanda e, com 2 passagens, em muito novo, pelo Algueirão e Mira Sintra, fez toda a formação no Sporting CP, sendo a mais cintilante das estrelas da Academia. Depois de empréstimos ao Fátima e ao Cercle Brugge, William Carvalho entrou de rompante no onze titular do Sporting CP e da Selecção Nacional. William Carvalho, que é agenciado por Jorge Mendes, é uma das maiores esperânças do meio campo sportinguista, mas também português.

João Mário, tem 21 anos, e é irmão do Wilson Eduardo. Nasceu no Porto, onde jogou um ano na juventudo, e é de ascendência angolana. Fez toda a carreira no Sporting CP, sendo mais um fruto da Academia. Na época passada esteve emprestado ao Vitória de Setúbal, mas este ano regressou para o plantel. É agenciado por Jorge Mendes.

Adrien Silva, 25 anos, nascido em Angoulême, França, já foi a razão de vários desaguizados. Adrien iniciou a formação em França, no Bordeaux. Mais tarde veio para Portugal, começou no ARC Paçô, de Arcos de Valdevez, mas depressa ingressou nas camadas jovens do Sporting CP, onde se formou e chegou a sénior. Adrien foi emprestado ao Maccabi Haifa, de Israel, e à Académica de Coimbra, onde foi motivo de desavença com Sá Pinto, então treinador do Sporting CP. Mas de regresso a Alvalade, Adrien depressa agarrou um lugar no onze e, ao não ser chamado para a Selecção Nacional, foi, também, um dos pontos da discórdia com o seleccionador Paulo Bento. Adrien é um médio de ataque, várias vezes a jogar como um número 10. Adrien é, também, agenciado por Jorge Mendes.

Carlos Mané, 20 anos, nascido em Lisboa, de ascendência guineense. Sempre jogou no Sporting CP, desde a formação. Este ano falou-se que, eventualmente, Carlos Mané poderia ser emprestado, para rodar, mas Marco Silva preferiu ficar com ele, que é um extremo esquerdo, mas que também joga a ponta-de-lança, zona onde Portugal está sempre em carência.

Nani

Nani está de regresso ao Sporting CP, para recuperar um pouco do prestígio perdido

Nani, 27 anos, é um jogador da geração de Cristiano Ronaldo, com quem, a princípio dividiu algum protagonismo, até pelo percurso. Nani iniciou-se no Real Sport Clube, de Massamá, mas ainda junior ingressou no Sporting CP. Foi uma das grandes promessas do futebol leonino e português, tanto que acabou por seguir as pisadas de Cristiano Ronaldo para o Manchester United. Sempre tapado pelo melhor jogador do Mundo, Nani não soube aproveitar o momento em que Cristiano Ronaldo deixou o Manchester United pelo Real Madrid, não conseguindo afirmar-se. Mesmo na Selecção Nacional o problema mantém-se. É unanimemente considerado como um dos jogadores mais talentosos da sua geração, mas que acabou por nunca conseguir dar o salto para a genialidade que, durante a sua primeira fase como sénior, anunciava. Ao regressar ao Sporting CP, por empréstimo do clube inglês, Nani tenta recuperar esse tempo perdido. Na verdade, ainda é novo, e vai bem a tempo. Nani é agenciado por Jorge Mendes.

Marco Silva, 37 anos, não teve uma grande carreira como jogador, tendo, contudo, passado, enquanto defesa, por equipas como o Belenenses, o Atlético CP, o Rio Ave e o Estoril-Praia, onde esteve os últimos 6 anos enquanto jogador de futebol, e onde começou, no ano seguimte, a sua carreira como treinador principal. Estávamos na época de 2011/2012. E foi uma subida fulminante, trazendo o Estoril-Praia da 2ª Liga e levando-o à Europa. O seu nome chegou a ser associado ao SL Benfica e ao FC Porto, mas foi o Sporting CP a conseguir o seu concurso. Neste início de época, as coisas não têm estado a sorrir-lhe na 1ª Liga. Vamos ver como se comporta na Liga dos Campeões, onde se vai estrear.

João Pedro, 43 anos, antigo avançado que passou por clubes como o SC Braga, o Chaves, o Rio Ave e o Trofense, tornou-se adjunto em 2009/2010, no Famalicão e na Academia Lacatoni e no SC Braga até que, na época de 2012/2013 se cruzou com Marco Silva no Estoril-Praia, e hoje continua como seu adjunto.

Nélson Pereira, 38 anos, natural de Torres Vedras, é um antigo guarda-redes do Sporting CP que, desde a época de 2011/2012, é o treinador de guarda-redes. Como jogador, Nélson que começou no Torreense, mudou-se, na época de 1997/1998 para o Sporting CP, clube onde se manteve até à época de 2005/2006. Depois ainda jogou no Vitória de Setúbal, no Estrela da Amadora e no Belenenses. Regressou ao Sporting CP para ser treinador de guarda-redes.

Gonçalo Pedro, de 35 anos, é o preparador físico dos leões. Foi preparador físico no SL Benfica, no Sporting CP, SL Cartaxo, Portimonense, SC Braga, Al-Alhi Jeddah e Selecção da Arábia Saudita. Em 2013/2014, entrou como preparador físico do Estoril-Praia e depois acompanhou Marco Silva no Sporting CP.

Grupo H

FC Porto; Athletic Bilbao; Shakhtar Donetsk; Bate Borisov.

Neste Grupo, onde está o FC Porto, mais nenhuma das outras equipas comporta jogadores portugueses. O Athletic Bilbao tem uma política, de há muito, de só [quase] utilizar jogadores bascos. Este ano, tem um jogador francês. O Shakhtar Donetsk, tem um grande contingente de jogadores brasileiros. O Bate Borisov, joga, também, com a prata da casa, sendo que a maior parte da sua equipa é composta por jogadores bielorrussos. Assim, resta ao português FC Porto o exclusivo de jogadores portugueses neste Grupo, se bem que já houve tempos em que a equipa tinha uma grande parte de portugueses. Hoje, Portugal está em minoria, atrás de Espanha e Brasil, na composição do plantel portista.

O FC Porto é, juntamente com o SL Benfica e o Sporting CP, um dos mais importantes clubes portugueses que, desde os anos ’90 do século passado tem levado a melhor sobre os seus rivais de Lisboa. Com uma grande tradição na LIga dos Campeões, o FC Porto é um natural candidato à vitória. O FC Porto já conquistou por 2 vezes a Liga dos Campeões, a primeira das quais ainda no século XX. Também já conquistou 2 Ligas Europa, 1 Supertaça Europeia e 2 Taças Intercontinentais. Longe dos anos dourados em que o contingente de jogadores portugueses era muito importante, o FC Porto desta época reforçou-se bastante, especialmente no mercado espanhol, de onde, também, vem o seu treinador, Julen Lopetegui.

Ricardo, 32 anos, natural da Póvoa do Varzim, foi contratado para ser o segundo guarda-redes do FC Porto, mas com a chegada do espanhol Andrés Fernández, que veio do Osasuna, as coisas podem complicar-se, até porque Andrés Fernández quererá disputar o lugar a Fabiano, o guarda-redes brasileiro que tem sido a primeira escolha depois do afastamente de Helton. Ricardo começou no GD Fradelos. Seguiu-se o Varzim e a Académica, na época de 2007/2008 e, depois de uma época de passagem pela União de Leiria, Ricardo voltou à Académica de Coimbra, e por lá ficou até esta época, onde deu o salto para o FC Porto.

Rúben Neves, é um jovem de 17 anos, dos escalões de formação, que soube aproveitar muito bem uma janela de oportunidade que se abriu. Assim, aos 17 anos, Rúben, que sempre jogou no FC Porto, parece ter ganho o lugar de trinco da equipa e, até ver, não se vislumbra sucessão naquele que parece, para já, como o único português com lugar reservado no onze titular.

RicardoQuaresma

O mau génio, levou Ricardo Quaresma a passar ao lado de uma grande carreira

Ricardo Quaresma é um predestinado que não soube aproveitar as oportunidades que a vida lhe foi dando. Da geração de Cristiano Ronaldo, Ricardo Quaresma era um joker destinado a, sozinho, inverter o rumo dos acontecimentos por ser um desiquilibrador nato. Mas com uma personalidade muito própria, Ricardo Quaresma foi tendo muitas dificuldades em se adaptar às equipas, aos métodos e, essencialmente, ao banco. Foi, contudo, no FC Porto que melhor se soube retirar as coisas boas de Quaresma. Depois da formação inicial no Sporting CP, Ricardo Quaresma, que é agenciado por Jorge Mendes, passou por FC Barcelona, FC Porto, Inter, Chelsea, Besiktas e Al Ahli, antes de regressar, de novo, ao FC Porto. Este ano as coisas começaram a correr-lhe mal, pois parece que o técnico espanhol do FC Porto, Julen Lopetegui, não conta com o jogador. Depois de não ter sido convocado para o Campeonato do Mundo do Brasil, pelo técnico Paulo Bento, a margem de manobra deste génio com mau feitio está muito reduzida.

Ricardo Pereira, de 20 anos, natural de Lisboa e de ascendência cabo-verdiana, começou nos escalões de formação do Futebol Benfica, tendo passado depois pelo Sporting CP, pela Naval e pelo Vitória de Guimarães, antes de, na época de 2013/2014 ter assinado pelo FC Porto. Este jogador é um extremo direito que pode, também, jogar a defesa direito.

Rui Barros, 48 anos, natural de Paredes, é um dos adjuntos do treinador Julen Lopetegui, no FC Porto. Rui Barros que teve uma interessante carreira internacional, numa altura em que os jogadores portugueses não eram cobiçados como agora. Rui Barros, que era médio, começou por jogar no SC Covilhá e depois no Varzim, antes de ter jogado 1 ano no FC Porto e de rumar ao estrangeiro: primeiro Juventus, depois AS Monaco e de seguida Marseille. Regressou na época de 1994/1995 ao FC Porto, e por lá se manteve até à época de 1999/2000. Em 2005 iniciou a sua carreira como adjunto no FC Porto. De então até agora, tem alternado a sua função de adjunto com a de observador na equipa principal do FC Porto.

Boas Apostas!