Menu

Odd BK – Borussia Dortmund (Liga Europa)

Se antes do sorteio do “play-off” questionassem os representantes dos emblemas não-cabeças de série acerca de qual o adversário a evitar, certamente que a esmagadora maioria nomearia o Borussia Dortmund. A “fava”, chamemos-lhe assim, acabou por sair aos noruegueses do Odd BK que têm aqui uma tarefa hercúlea. É que além da qualidade que é reconhecida à equipa alemã, os homens de Tuchel atravessam um bom momento de forma neste início de temporada.

Arranque promissor de Thomas Tuchel à frente do Borussia Dortmund. Os resultados têm sido positivos e o futebol praticado pelo Borussia Dortmund é agradável. A forma recente da equipa devolveu a alegria ao Westfalenstadion e o emblema preto e amarelo entra na nova época decidido em prosseguir na sua cruzada: Disputar os títulos internos fazendo frente ao “super Bayern” de Guardiola e, se possível, conseguir algo importante à escala continental. Embora estejamos a falar de uma prova desgastante e cujo calendário poderá também atrapalhar, a certa altura, as prestações do Borussia a nível interno, certo é que entrando na fase de grupos os alemães têm que figurar no lote de candidatos à vitória final.

A caminho deste “play-off”, o Borussia Dortmund deixou para trás os austríacos do Wolfsberger. O triunfo por 6-0 no cômputo geral da eliminatória não deixa margem para qualquer duvida acerca de quem foi superior ao longo dos 180 minutos. Em Dortmund, os homens de Tuchel foram demolidores: Vitória por 5-0. No último fim-de-semana, em jogo da Bundesliga, o rolo compressor voltou a ser ativado na receção ao Borussia Monchengladbach de Favre, outra das boas equipas daquele campeonato. Nova goleada por 4-0, “placard” que não deixa duvidas quanto à sobranceria dos donos da casa. E é à boleia deste “score” de 12-0 – pelo meio houve compromisso da Taça alemã com o Chemnitzer – em jogos oficiais que o BVB se apresenta diante do Odd BK. Reus, Aubameyang, Mkhitaryan e companhia já ocupam o pensamento dos jogadores norugueses que terão que se transcender para pôr um travão à qualidade ofensiva do Borussia.

Onze provável: Burki – Pisczek, Sokratis, Hummels, Schmelzer – Gundogan, Weigl, Reus – Mkhitaryan, Hofman, Aubameyang.

Liga EuropaO Odd BK, sediado em Skien a cerca de 100 km da capital Oslo, nunca se conseguiu sagrar campeão norueguês. As suas melhores prestações – dois vice-campeonatos – remontam à década de 50. É, porém, detentor de um admirável registo no que concerne à Taça norueguesa, uma vez que detém doze troféus nas suas prateleiras. A última temporada foi positiva: Além do terceiro lugar na Tippeliggaen, voltou a disputar uma final da taça, caindo aos pés do Molde. O registo europeu é bem modesto, mas o percurso na atual edição da Liga Europa merece-nos elogio: Afinal, mesmo começando na 1ª pré-eliminatória, o Odd alcançou este “play-off”. Deixou três adversários pelo caminho e, pelo menos na última eliminatória, não era favorito à passagem. Eliminou o Sheriff Tiraspol na primeira ronda, o Shamrock Rovers na segunda e, por fim, os suecos do Elfsborg. Em plena competição no campeonato norueguês – leva 20 jornadas disputadas – o Odd BK é quinto classificado com 32 pontos. O canadiano Olivier Occéan é o melhor marcador desta equipa do Odd na atual temporada, com 10 tentos apontados. Rubricou, ainda, cinco assistências. Também Bentley, nigeriano que costuma atuar descaído sobre o flanco direito no ataque, é um dos grandes responsáveis pela produtividade ofensiva dos nórdicos.

Onze provável: Rossbach – Ruud, Bergan, Hurme, Grogaard – Gashi, Samuelsen, Nordkvelle – Bentley, Zekhnini, Occeán.

Na antevisão a este encontro, o técnico do Odds BK, Dag-Eilev Fargemo, reconheceu que “seguir em frente será extremamente difícil dado que o Borussia Dortmund é uma equipa fortíssima”. Mais do que conseguir o acesso, a mensagem que passa é a de que espera que os seus jogadores desfrutem da eliminatória e possam fazer boa figura: “De qualquer das formas, importante é que os meus jogadores aprendam muito nestes dois jogos”. Nos três jogos disputados em casa, o Odd BK não somou qualquer derrota – duas vitórias e um empate –  e sofreu apenas um golo.

Prognóstico Odd Casa Erro
Menos de 3.5 golos 1.67 Dhoze
Odd BK
Odd BK
  • País: Noruega
  • Estádio:
  • Cidade: Skien
  • Fundação: 1894

Ver ficha completa

dortmund
Borussia Dortmund
  • País: Alemanha
  • Estádio: Signal Iduna Park
  • Cidade: Dortmund
  • Fundação: 1909

Ver ficha completa

Afonso Canavilhas
  • Próg. realizados 1576
  • Média Odds usadas 1.79
  • Próg. certos 820
  • Próg. errados 680
comments powered by Disqus

Últimos jogos