A 28 ª jornada da Liga BBVA ficou marcada pelo grande clássico, entre o Barcelona e o Real Madrid, que disputaram este embate em Camp Nou, que deixou o Real Madrid à deriva no 2º lugar. No fundo da tabela de classificação geral, o empate foi o suficiente para recolocar o Deportivo na luta pela manutenção, sendo a Almería quem caiu agora em zona de despromoção.

O El Clásico da liderança…

Suárez dita a vitória contra o Real Madrid, deixando os Merengues 4 pontos atrás do Barcelona

Suárez dita a vitória contra o Real Madrid, deixando os Merengues 4 pontos atrás do Barcelona

Já desde a 26ª jornada, em que foi derrotado pelo Athletic Bilbao, por 1-0, que o Real Madrid perdeu a liderança da tabela de classificação geral para o seu maior rival, o Barcelona. Com apenas uma jornada disputada após a perda da liderança, em que venceram por 2-0 na recepção ao Levante, chegou a altura do El Clásico, em que os Merengues tiveram de viajar até Camp Nou, com ambição de vencerem e recuperar o 1º lugar desta Liga BBVA, lugar este que ocupavam já desde a 9ª jornada.

Neste Clássico, Carlo Ancelotti optou por um onze habitual, que começou com Casillas na baliza, Carvajal, Pepe, Sérgio Ramos e Marcelo na defesa, Toni Kroos, Modric e Isco no meio campo, e Bale, Benzema e Cristiano Ronaldo na frente. A rivalidade destes conjuntos que, para muitos, é a maior do mundo, é bem demonstrada dentro de campo, onde também existe uma enorme agressividade, o que se veio a refletir neste embate, onde 6 jogadores do Real Madrid viram cartão amarelo, tendo ainda sido mostrado mais 5 cartões amarelos aos homens do Barcelona. Já Luis Enrique, na linha defensiva, optou por Dani Alves, Piqué, Mathieu e Jordi Alba. O meio campo poderoso deste conjunto era constituído por Mascherano, Iniesta e Rakitic, contando ainda com o seu mortífero trio de ataque, sendo este constituído por Leo Messi, Suárez e Neymar. O Barça colocou-se na frente logo ao minuto 19, tendo Mathieu inaugurado o marcador, contudo, os festejos do conjuto de Leo Messi pouco duraram, tendo Cristiano Ronaldo, o Melhor Jogador do Mundo inaugurado o marcador ao minuto 31. O Real Madrid continuava a atacar pela ala esquerda procurando o 2-1, contudo, foi o avançado do Barcelona, Luis Suárez, que colocou a sua equipa na frente ao minuto 56, dando assim, os 3 pontos ao Barcelona.

O Real Madrid fica agora à deriva na tabela de classificação geral, isolado na 2ª posição, com 4 pontos de vantagem sobre o 3º classificado, o Valencia, e já a uma distância de 4 pontos do líder da tabela, o Barcelona. Contudo, nesta final da Liga BBVA, o Real Madrid terá que se deslocar ao reduto do Sevilla na jornada 35, à parte disto, apenas enfrentará conjuntos do 7º lugar para baixo. O Barcelona, por outro lado, terá 3 jogos importantes, sendo estes no reduto do Sevilla, a recepção ao Valencia, e o mais assustador de todos, a viajem ao Vicente Calderón, terreno do Atlético de Madrid. É então muito cedo para ditar já o final da Liga BBVA, sendo que ainda tudo é possível neste campeonato espanhol.

O quarteto da zona de relegação

wellington silva marca contra o Athletic Bilbao, embora nao tenha conseguido impedir a derrota que resultou na queda na zona de relegação.

Almería cai na zona de relegação após derrota com Athletic Bilbao.

O fundo da tabela da zona de relegação é constituído pelo Córdoba, Granada, Almería, e já fora da zona de despromoção, mas com os mesmos pontos que a Almería, o Levante. O Córdoba está mesmo no fundo do poço, com apenas 18 pontos, apresentando apenas 3 vitórias, e somando já a sua 9ª derrota consecutiva até agora, o que faz com que o destino já estivesse traçado para este conjunto, sendo a despromoção quase iminente, tendo em conta a sua paupérrima prestação até agora. A 5 pontos de distância do Córdoba, está o Granada, como penúltimo classificado, apresentando um histórico de 4 vitórias, 11 empates e 13 derrotas, estando já integrado nesta zona de relegação desde a 17ª jornada, sendo a descida para a Liga Adelante um facto bastante provável de vir a acontecer. Em 17º e 18º lugar, estão o Levante e a Almería com os mesmos 25 pontos, ambos apresentando um histórico de 6 vitórias, 7 empates e 15 derrotas, embora o Levante conte, a par com o Elche, com o pior sector defensivo da Liga BBVA, tendo já sofrido 52 golos. Estes conjuntos lutam pela saída da zona de relegação, contudo, é a Almería quem se encontra em piores lençóis, tendo ainda que enfrentar, nesta recta final da temporada, o Barcelona, Real Madrid, Sevilla e Valencia, sendo então de esperar que este conjunto acabe por ficar na batalha desta zona de despromoção, acabando o Levante por conseguir a manutenção. Já fora deste quarteto da zona de relegação, encontramos o Deportivo, que ainda se encontra propício a cair na batalha pela fuga da descida de divisão, tendo em conta que apenas conta com 26 pontos somados, que são provenientes de 6 vitórias, 8 empates e 14 derrotas. Apesar de estar em 16º lugar, o Dépor ainda conta com alguns encontros que os podem vir a deixar em maus lençóis, tendo então, que enfrentar o Atlético de Madrid, Villarreal e Barcelona. Esta recta final da Liga BBVA promete vir a trazer bastante emoção, tanto nos jogos do topo da tabela, como nos encontros com os conjuntos da zona de relegação, que a partir deste momento, lutarão pela sobrevivência na Liga BBVA, tentando evitar ao máximo a queda para a Liga Adelante.

Boas Apostas!