O FC Porto começa hoje, Quinta-feira, dia 2 de Abril, um mês extremamente desgastante e difícil.

Hoje decide, em jogo com o CS Marítimo, qual das duas eequipas irá defrontar o SL Benfica na final da Taça da Liga.

Na Segunda-feira, e depois de já saber qual o resultado do jogo entre SL Benfica e Nacional, o FC Porto, na sua caminhada para não libertar de pressão o actual Campeão Nacional em título, enfrenta, em casa, o Estoril, a quem terá de vencer se quiser continuar em jogo.

No fim-de-semana seguinte, o FC Porto desloca-se a Vila do Conde, onde o SL Benfica perdeu por 2 a 1, para defrontar o Rio Ave. Um jogo que se adivinha difícil.

Uma semana depois, o FC Porto recebe em casa a Académica, jogo que se antecipa mais descansado, mas antes, durante a semana, o FC Porto também recebe em casa o Bayern Munique de Pep Guardiola, na primeira-mão dos quartos-de-final da Liga dos Campeões, jogo de grande desgaste.

Uma semana depois, o FC Porto desloca-se a Munique para jogar a segunda-mão dos quartos-de-final com o Bayern e, independentemente do resultado e se segue, ou não, em frente na Liga dos Campeões, o FC Porto desloca-se, também, ao Estádio da Luz para defrontar o SL Benfica, naquele que pode ser visto como o clássico do título.

Por esses dias também se iria jogar a final da Taça da Liga. Mas, consiga estar, ou não, na final com o SL Benfica, já é dado assente que essa final vai ser adiada.

A Taça da Liga

Começa hoje o terrível mês de Abril do FC Porto. É um mês de quase tudo ou nada.

Marítimo 1 - 0 FC Porto 2015

A última vez que visitou os Barreiros, já este ano, o FC Porto perdeu 1 a 0 com o CS Marítimo, em jogo para a Primeira Liga

Hoje joga no Estádio dos Barreiros, contra o CS Marítimo. A última vez que se deslocou ao Estádio dos Barreiros, o FC Porto saiu de lá com uma derrota por 1 a 0. Mas esse foi um jogo a contar para o campeonato nacional da Primeira Liga. Hoje é um jogo terminal. Quem perder, sai da competição.

O FC Porto já chegou a duas finais da Taça da Liga, mas perdeu ambas as finais. A primeira contra o SL Benfica, a segunda contra o SC Braga.

Mesmo desvalorizando a competição, o FC Porto tem consciência que poderá ser o único troféu da temporada. Ou nem isso. Na Liga dos Campeões, tem pela frente o colosso Bayern Munique. Na Primeira Liga tem de se haver com o SL Benfica que, para já, segue 3 pontos à sua frente. Quanto à Taça de Portugal, essa já lá vai há muito tempo.

Avisado, Julen Lopetegui seguiu viagem com a melhor das equipas para o melhor dos resultados. Na baliza deverá continuar Helton, guarda-redes da Taça. Na frente, Aboubakar deverá ser a aposta na ausência de Jackson Martinez, ainda lesionado. O resto da equipa, o melhor que houver, que o jogo é para ganhar e não deixar o rival, SL Benfica, sozinho na final.

Mas o CS Marítimo, sem grandes ambições na Primeira Liga e, em princípio, com a manutenção assegurada, tem o desejo de final inédita na Taça da Liga. Marítimo e SL Benfica seria uma novidade como final. E um prémio para os madeirenses.

O jogo de hoje será bem difícil para ambas as equipas. Vamos ver quem será a mais persistente.

A Primeira Liga

Mas se o jogo de hoje é uma quase final para o FC Porto, se quiser estar na verdadeira final da Taça da Liga, na próxima Segunda-feira, dia 6, em jogo contra o Estoril-Praia, o FC Porto, já conhecedor do resultado do jogo de Sábado do rival, SL Benfica, não pode, não deve, descurar a busca de uma vitória.

Estoril 2 - 2 FC Porto 2014

O primeiro da série de jogos de Abril, para a Primeira Liga, é no Dragão, contra o Estoril que, na primeira volta, roubou pontos ao FC Porto

Se SL Benfica perder em casa com o Nacional, é uma oportunidade de ouro para os dragões se colarem às águias. Se estes empatarem, o FC Porto tem, ainda, a oportunidade da ficar a 1 simples e único ponto de distância. Mas mesmo que o SL Benfica vença o jogo que tem de disputar, o FC Porto, ganhando, mantém a mesma distância, os 3 pontos, e o mesmo é dizer que depende só de si próprio, pois ainda terá de visitar o rival, na Luz, ainda neste mesmo mês de Abril. E, aí, tudo irá ser posto em confronto.

Mas antes ainda do encontro entre FC Porto e SL Benfica na Luz, o FC Porto ainda vai a Vila do Conde defrontar o Rio Ave que fez o SL Benfica dar um grande trambolhão, e por isso é melhor irem avisados. E ainda recebem, no Dragão, a Académica de Coimbra, a precisar de pontos como de pão para a boca, e a conseguir resultados fantásticos com a nova equipa técnica.

Quando o FC Porto chegar à Luz, não quererá estar mais longe que os 3 pontos que os separam neste momento, antes pelo contrário, espera que, algures, os encarnados percam alguns pontos. Do mesmo modo, esperam não serem eles próprios a perderem os preciosos pontos que estão a dar luta à Primeira Liga.

Este FC Porto, no entanto, não pode esquecer-se que, entre os jogos da Primeira Liga tem os jogos da Liga dos Campeões. Onde é que Julen Lopetegui quererá investir mais? Como é costume dizer-se, quem tudo quer, tudo perde, mas… Quem não arrisca, não petisca.

A Liga dos Campeões

Portanto, FC Porto ainda em prova na Taça da Liga, na Primeira Liga e na Liga dos Campeões.

FC Porto 2 - 1 Bayern Munique 1987

Em 1987, o calcanhar de Madjer fez o FC Porto levar a melhor sobre o Bayern Munique. Como será agora?

A Taça da Liga é decidida já hoje: ou continua para a final, ou não.

A Primeira Liga segue com alguns encontros complicados. Tal como o seu grande adversário e rival, SL Benfica, os quais se vão defrontar no final do mês de Abril.

Mas pelo meio, o FC Porto tem ainda as duas mãos dos quartos-de-final com o Bayern Munique.

Se fosse Jorge Jesus, provavelmente escolheria uma das provas e dedicava-se a ela a 100%, mesmo que causasse engulhos à massa associativa. Provavelmente, tendo os alemães de Pep Guardiola pela frente, decidir-se-ia pela Primeira Liga. Mas Julen Lopetegui não é Jorge Jesus e, no perigo de não ganhar nada, Lopetegui quererá tentar agarrar tudo. A pressão dos resultados assim o deve orientar. Isso, e uma direcção habituada a ganhar.

A segunda-mão da eliminatória é nas vésperas do jogo com o SL Benfica que pode decidir o título de Campeão Nacional. Supõe-se que tudo estará dependente do jogo da primeira-mão. Se o resultado for bom, poderá haver um claro investimento na Liga dos Campeões, senão, a prioridade deverá ser a Primeira Liga e o jogo com o SL Benfica.

Vamos ver como é que as coisas fluem.

Hoje é já na Madeira. Depois se verá.

Boas Apostas!