Este fim-de-semana não há só derby em Lisboa, entre duas das melhores equipas portuguesas, o Sporting CP e o SL Benfica.

Também há derby em Madrid, precisamente entre duas das melhores equipas espanholas, o Atlético Madrid e o Real Madrid.

Lá como cá, o terceiro classificado recebe o primeiro clessificado e, em caso de vitória das equipas da casa, tanto um campeonato, como o outro, se tornarão muito mais interessantes e intensos. No caso de vitória das equipas visitantes, grande passo de gigante em direcção ao título, mesmo que seguidas de perto, lá como cá, por uma terceira equipa que não entra na equação desta jornada: o Barcelona, lá, e o FC Porto, cá.

Na primeira volta, lá como cá, mais lá do que cá, as equipas da casa não conseguiram levar de vencida os seus oponentes. Na Luz, o SL Benfica não conseguiu mais que um empate a 1 golo com o Sporting CP, no tal jogo em que o guarda-redes dos encarnados, Artur Moraes, ofereceu o golo ao adversário. Já em Madrid, no Santiago Barnabéu, o Real foi derrotado pelo vizinho Atlético, por 2 a 1.

Prometem, assim, ser dois grandes jogos de resultado imprevisível, se bem que todas as 4 equipas estão bem melhor do que estavam no início da época.

De Madrid, com Amor

Madrid será, amanhã, uma cidade em festa. Seja porque motivo for.

Atlético Madrid

No jogo da primeira mão, o Atlético Madrid foi ao Santiago Barnabéu ganhar por 2 a 1

Divididos entre um e outro clube, seja qual for o resultado haverá gente na cidade de bandeira ao vento a festejar a conquista.

Primeiro que tudo, o Atlético joga em casa. O que será uma vantagem. No entanto, não o foi para o Real, na primeira volta. Mas poderá sê-lo para os jogadores de Diego Simeone que desde o final da Liga dos Campeões, onde perderam para os seus rivais, nunca mais voltaram a ser derrotados pelo Real.

A 24 de Maio, no Estádio da Luz, na final da Liga dos Campeões o Real Madrid ganhou ao Atlético por 4 a 1. Mas, desde esse jogo que nunca mais o Real foi superior ao Atlético.

Voltaram a encontrar-se a 13 de Setembro, no jogo da primeira volta, e o Atlético foi ganhar ao terreno do Real, como já se disse, por 2 a 1. Mas já este ano, 2015, jogaram mais duas vezes para a Taça do Rei, e os jogos foram, mais uma vez, favoráveis ao Atlético Madrid que, na primeira mão, a 7 de Janeiro, recebeu e bateu o rival por 2 a 0. Uma semana mais tarde, a 15 de Janeiro, foi empatar a 2 bolas a casa do Real Madrid, eliminado-o da Taça do Rei.

Agora, e numa fase crucial da época, o Atlético recebe o Real e, se quiser manter ambições para o que resta do campeonato, não o pode deixar fugir. Ganhar significa aproximar-se do primeiro lugar e ficar a 4 pontos do Real Madrid. Perder significa cair para 10 pontos, demasiados para o resto de campeonato que falta. O empate só vai beneficiar o Barcelona que se aproximará do Real Madrid, afastando-se do Atlético.

Seja lá como for, a festa vai ser rija. Em Madrid haverá, concerteza, muito amor nas ruas.

Duas das Melhores Equipas do Mundo

Quem era suposto não ir a jogo, mas que afinal vai é Cristiano ronaldo, o Melhor Jogador do Mundo, que esta semana comemorou o seu 30º aniversário.

Real Madrid

Desde a vitória na final da Liga dos Campeões, o melhor resultado do Real perante o Atlético foi um empate a 2 golos, em casa, para a Taça do Rei, e que não impediu a sua eliminação

Depois da sua separação da namorada, a russa Irina, como foi notado na entrega da Bola de Ouro, Cristiano Ronaldo não tem andado bem. Anda irritadiço. E no campo, nota-se, apliado, essa irritação. Ele que até um jogador pouco faltoso, mais preocupado em jogar à bola e atingir os seus objectivos, que são marcar golos e ganhar os jogos, há duas semanas extravasou e teve umas reações bem violentas, e gratuitas, sobre os adversários. Consequência dessas explosões, a expulsão do jogo e uns jogos na bancada para esfriar a cabeça. Mas foram bem menos o que aquilo que se esperava.

Numa altura em que o Real Madrid mais precisa de toda a sua artilharia, o Melhor Jogador do Mundo volta a estar à disposição de Carlo Ancelotti para o derby por excelência de Madrid.

O Real vem de uma derrota na jornada anterior, tal como o Barcelona afinal, e precisa de recuperar o caminho das vitórias para não entrar em perigosos caminhos psicológicos de desespero. Mas o Atlético vai a campo com a melhor das equipas, com excepção de Lucas. Uma equipa em força total para tentar roubar os três pontos ao adversário. O Real acaba por também levar uma equipa forte, onde só falta Pepe.

Quando as duas equipas se encontrarem no relvado, amanhã, às 15:00′ de Portugal continental, será difícil de prever o que é que irá acontecer.

Mas uma coisa será certa: irá ser uma grande partida de futebol jogada por duas das melhores equipas de futebol do Mundo.

Boas Apostas!