Menu

Novak Djokovic – Roger Federer (Open da Austrália)

Novak Djokovic e Roger Federer marcam encontro para a manhã de quinta-feira, na primeira semifinal do Open da Austrália. Entre os dois somam nove títulos do Grand Slam australiano e vão desempatar uma rivalidade que conta vinte e duas vitórias para cada lado. Se há um tenista no circuito capaz de bater o número um do mundo, é o suíço. Se não conseguir, vamos pelo menos assistir a uma masterclass de ténis.

Novak Djokovic já venceu cinco vezes o Major australiano. O primeiro título foi conquistado em 2008, frente a Jo-Wilfried Tsonga. Seguiram-se mais três à custa de Andy Murray e um arrancado a Nadal, numa final absolutamente épica. Em 2016 tenta ganhar o sexto troféu e se concretizar a sua ambição será o segundo homem a sagrar-se hexacampeão do Open da Austrália, seguindo os passos de Roy Emerson.

Nos oitavos de final, o número um mundial sofreu o primeiro abanão. Gilles Simon dificultou e muito a vida ao sérvio (6-3, 6-7, 6-4, 4-6, 6-3). Foi obrigado a cinco sets, o que claramente não estava nos planos, e sobretudo serviu para alertar para a necessidade de apurar as suas prestações em court. Esperava-se mais de Kei Nishikori nos quartos de final, tendo em conta as suas prestações nas rondas anteriores. O nipónico tentou reagir à boa entrada do líder mundial no segundo e terceiro sets, sendo muito agressivo, mas não foi capaz de manter esse intensidade. Talvez algum problema físico, ou simplesmente o cansaço acumulado. Facto é que Novak soube manter a compostura quando estava sob ataque cerrado e obrigou Nishikori a esticar cada ponto. Pouco mais de duas horas em court e a sensação do próprio de que conseguiu elevar a sua performance em relação à ronda anterior são dados importantes para enfrentaa a meia-final diante de um adversário que, afirma Novak, vai exigir o melhor de si.

Australia Open 2015Em 2015 Roger Federer caiu na terceira ronda, diante de Andreas Seppi. Foi um resultado completamente inesperado para o quatro vezes vencedor do torneio (2004, 2006, 2007, 2010) que nas quatro edições anteriores tinha sido semifinalista. Talvez por isso, e também pela qualidade da oposição, o momento mais difícil de ultrapassar foi essa mesma ronda. Grigor Dimitrov foi o único a roubar um set ao suíço (6-4, 3-6, 6-1, 6-4). Nos quartos de final Federer voltou a enfrentar Tomas Berdych. O checo é um adversário muito competente mas o número três mundial esteve muito assertivo e fez o seu jogo. O tempo gasto em court quase bateu ao minuto o duelo entre Novak e Kei (duas horas e seis minutos). Roger fez quarenta e oito winners, vinte e seis erros não forçados. O diferencial esteve, provavelmente, no jogo de rede. O suíço teve oitenta e três por cento de sucesso quando optou por fazer aproximações.

2015 Finais do World Tour Djokovic 2   6 6 F
Federer 0 3 4
2015 Finais do World Tour Federer 2   7 6
Djokovic 0 5 2
2015 US Open Djokovic 3   6 5 6 6 F
Federer 1 4 7 4 4
2015 Cincinnati Federer 2   7 6 F
Djokovic 0 6 3
2015 Wimbledon Djokovic 3   7 6 6 6 F
Federer 1 6 7 4 3
2015 Roma Djokovic 2   6 6 F
Federer 0 4 3
2015 Indian Wells Djokovic 2   6 6 6 F
Federer 1 3 7 2
2015 Dubai Federer 2   6 7 F
Djokovic 0 3 5

Este será o quadragésimo quinto confronto direto entre os dois tenistas. Neste momento o registo está empatado, com vinte e duas vitórias para cada lado. Só em 2015 Djokovic e Federer mediram forças por oito vezes. O suíço venceu no Dubai, no Masters de Cincinnati e na fase de grupos das Finais do World Tour. O sérvio levou a melhor em cinco ocasiões, incluindo as finais do US Open e de Wimbledon. O que nos leva à conclusão essencial. Federer é, provavelmente, o mais bem preparado para bater Djokovic, mas as suas hipóteses reduzem-se substancialmente em cinco sets.

Prognóstico Odd Casa Sucesso
Handicap de Jogos: Djokovik -4 1.80 Betrally
novakdjokovic
Novak Djokovic
  • País: Sérvia
  • Estádio:
  • Cidade:
  • Fundação:

Ver ficha completa

rogerfederer
Roger Federer
  • País: Suíça
  • Estádio:
  • Cidade:
  • Fundação:

Ver ficha completa

Justa Barbosa
Justa Barbosa
  • Próg. realizados 1905
  • Média Odds usadas 2.21
  • Próg. certos 802
  • Próg. errados 1076
comments powered by Disqus

Últimos jogos