Menu

Novak Djokovic – Kei Nishikori (Open da Austrália)

O número um mundial foi obrigado a cinco sets para levar a melhor sobre Gilles Simon e vai ter que apresentar o seu melhor jogo nestes quartos de final. Nishikori foi implacável a despachar Jo-Wilfried Tsonga, em sets diretos, e já avisou que se sente em forma e confiante para o que está para vir. Está na altura de Novak Djokovic meter a última velocidade, para ir atrás do seu sexto título do Open da Austrália.

Novak Djokovic venceu por cinco vezes o Open da Austrália: três à custa de Andy Murray (2011, 2013, 2015), uma a Nadal (2012) e uma a Tsonga (2008). A campanha para tentar o sexto troféu do primeiro Major do ano seguia em velocidade cruzeiro para o número um mundial. Bateu Chung (6-3, 6-2, 6-4), Quentin Halys (6-1, 6-2, 7-6) e Andreas Seppi (6-1, 7-5, 7-6) sem ceder um único set. Ainda que o italiano tenha discutido ponto a ponto o segundo parcial e o tenha forçado a um tie breack n set decisivo. Até encontrar Gilles Simon do outro aldo da rede, nos oitavos de final, na manhã de domingo (6-3, 6-7, 6-4, 4-6, 6-3). O francês, décimo quinto da hierarquia ATP, foi o primeiro grande teste ao ténis do sérvio, e por pouco não abreviava a sua passagem pelo Melbourne Park. Novak marcou presença nos quartos de final dos últimos vinte e sete torneios da série Grand Slam, portanto seria um escândalo e tanto se a coisa tinha dado para o torto. Para reforçar a ideia, a última vez que falhou os quartos de final de um Major foi em 2009, em Roland Garros.

Australia Open 2015A exibição, em termos daquilo a que o sérvio nos habituou a esperar, e que ele próprio exige de si mesmo, ficou muito aquém. Djokovic foi o primeiro a reconhecê-lo quando disse que seriam de esperar alguns erros não forçados quando se defrontam um dos melhores e mais experientes tenistas a contra-atacar do circuito, mas foi um exagero. O líder do ranking fez cem erros não-forçados no encontro. Sim, perceberam bem: cem. E só conseguiu converter seis dos vinte e cinco pontos de break de que dispôs. Portanto, os cinco sets a que se viu forçado não foram um acidente. Gilles Simon colocou-se uns metros atrás da linha de fundo e obrigou Djokovic a várias trocas de bola para conseguir cada ponto.

Por isto mesmo, Novak sabe que tem que trazer o seu melhor para o court amanhã de manhã.

Ao contrário do sérvio, Kei Nishikori já teve os seus momentos de desafio nesta edição do Open da Austrália. Em teoria, só o adversário da segunda ronda, o norte-americano Austin Krajicek (top-100) seria mais acessível. Mas todos acabaram por apresentar diferentes dificuldades. Kohlschreiber (6-4, 6-3, 6-3) e Krajicek (6-3, 7-6, 6-3) caíram em sets diretos. Mas a seguir veio Guillermo Garcia López, o que significa que logo na terceira ronda o nipónico teve que se esmerar (7-5, 2-6, 6-3, 6-4). Talvez por esse nível de exigência competitiva, Nishikori chegou a um ritmo alto aos oitavos, batendo o companheiro do top-10, com grande naturalidade (6-4, 6-2, 6-4). O número sete mundial exprimiu a sua satisfação com os níveis físicos e tenísticos que exibiu. Mas também disse que não estava à espera de conseguir quebrar o serviço de Tsonga tão cedo e ao fazê-lo em cada um dos parciais a sua progressão ficou bastante mais facilitada.

Este é o segundo ano consecutivo em que Kei avança para os quartos de final do torneio australiano – terceiro no total. Em 2012 foi eliminado por Murray, e no ano passado o carrasco foi Stan Wawrinka.

2015 Finais do World Tour Djokovic 2   6 6
Nishikori 0 1 1
2015 Masters de Roma Djokovic 2   6 3 6 QF
Nishikori 1 3 6 1
2014 Finais do World Tour Djokovic 2   6 3 6 SF
Nishikori 1 1 6 0
2014 Masters deParis Djokovic 2   6 6 SF
Nishikori 0 2 3
2014 US Open Nishikori 3   6 1 7 6 SF
Djokovic 1 4 6 6 3

Djokovic e Nishikori já se defrontaram por sete vezes e o sérvio lidera a série, com cinco vitórias contra apenas duas do japonês. O último triunfo do tenista menos cotado aconteceu na semifinal do US Open de 2014, evento em que foi finalista.

Prognóstico Odd Casa Erro
Nishikori vence mais de 14.5 jogos 1.83 Betrally
novakdjokovic
Novak Djokovic
  • País: Sérvia
  • Estádio:
  • Cidade:
  • Fundação:

Ver ficha completa

Kei Nishikori
Kei Nishikori
  • País: Japão
  • Estádio:
  • Cidade:
  • Fundação:

Ver ficha completa

Justa Barbosa
Justa Barbosa
  • Próg. realizados 1831
  • Média Odds usadas 2.21
  • Próg. certos 767
  • Próg. errados 1035
comments powered by Disqus

Últimos jogos