Menu

Nigéria – Egipto (Taça das Nações Africanas)

A Nigéria e o Egipto enfrentam-se esta sexta-feira no Ahmadu Bello Stadium, num embate a contar para a 3ª jornada do Grupo G da fase de qualificação à Taça das Nações Africanas. Após não ter conseguido chegar à fase de eliminatórias no Campeonato das Nações Africanas, deste ano, o conjunto da casa luta agora pela qualificação à Taça das Nações Africanas, no entanto, ingressa num agrupamento bem disputado. Já o Egipto encontra-se invicto neste agrupamento e é líder com 2 pontos de superioridade deste seu adversário, e da 3ª classificada Tanzânia.

Nigéria ocupa o 2º lugar no Grupo D com os mesmos 4 pontos que a Tanzânia, 3º classificada, fruto de 1 vitória e 1 empate, com parciais de 2 golos marcados e 0 golos sofridos. Num agrupamento onde para além do Egipto e da Tanzânia ainda se pode encontrar o Chade em último lugar sem nenhum ponto somado, sendo este conjunto orientado por Samson Siasia o único que ainda não sofreu nenhum golo neste Grupo. Vencedor desta competição por 3 vezes, tendo a última sido em 2013, as Super Eagles são obrigadas a triunfar sobre este seu oponente em jogo de forma a passarem para o 1º lugar do agrupamento, visto que conta com 2 pontos de desvantagem e apenas a 1ª posição garante a qualificação à Taça das Nações Africanas, no Gabão. Este conjunto ainda se encontra também em prova na fase de qualificação ao Mundial 2018, na Rússia, tendo sobrevivido à 2ª Eliminatória ao vencer a Suazilândia, e garantido presença na fase de grupos do apuramento à Rússia.

Nos seus únicos 5 jogos disputados já este ano, dois deles foram encontros amigáveis, tendo empatado por 1-1 na recepção à Angola, e perdido o restante por 0-1 na recepção à Costa do Marfim. Os restantes embates foram para o Campeonato das Nações Africanas, tendo vencido a Níger por 4-1, empatado com a Tunísia por 1-1, e perdido por 1-0 contra a Guiné Conacri.

Onze Provável: Ikeme – Shehu, Oboroakpo, Ambrose e Akas – Obi Mikel, Onazi e Onobi – Musa, Ighalo e Simon.

Taça das Nações AfricanasEgipto, por sua vez, é líder deste Grupo D com 6 pontos, fruto de 2 vitórias e com parciais de 8 golos marcados e 1 golo sofrido. Vencedor desta competição já por 7 vezes, tendo a última sido em 2010, os Faraós encontram-se no bom caminho para conseguiram a qualificação à próxima etapa da prova, contando já com 2 pontos de vantagem sobre o 2º e 3º classificados e apresentando o ataque mais furtivo desta agrupamento. Tal como o seu oponente em jogo, esta turma orientada por Héctor Cúper também luta pela qualificação à Rússia no Mundial 2018, tendo já sobrevivido à 2ª Eliminatória ao vencer o Chade e garantindo presença na fase de grupos da fase de apuramento à Rússia. Os Faraós apresentam ainda o melhor marcador da competição, Basem Morsi, que apontou 4 golos em apenas 2 jogos, no entanto, este não foi convocado para o encontro com a Nigéria.

Desde o início do ano que o Egipto disputou apenas 3 embates de cariz amigável, apresentando um histórico de 2 vitórias e 1 derrota. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma derrota por 0-1 na recepção à Jordânia. Seguiu-se uma vitória por 2-0 na recepção à Líbia, e na última jornada, uma vitória por 2-0 na recepção à Burkina Faso.

Onze Provável: El-Shenawy – Gaber, Rabia, Hegazy e Tolba – Ghaly e Ibrahim Salah – Salah, Hassan e Sobhi.

Desde a década de 90 que estas selecções se encontraram por 5 vezes, tendo o Egipto vencido 2 partidas e a Nigéria apenas 1. As duas restantes terminaram em empate.

Egipto
3-2
Nigéria
Amigáveis 2012
Egipto
3-1
Nigéria
CAN 2010
Nigéria
1-1
Egipto
Jogos Amigáveis 2002
Nigéria
0-0
Egipto
CAN 1994
Nigéria
1-0
Egipto
CAN 1990

O Egipto chega aqui com a condição de visitante, sendo que para além de nunca ter vencido a Nigéria nesta condição, não disputam um encontro oficial desde Novembro, enquanto que a Nigéria terminou uma competição oficial no final de Janeiro, o que deixa os jogadores mas à vontade entre si. Este será um embate renhido entre dois candidatos a conseguirem ultrapassar a fase de apuramento, no entanto, como só apenas 1 conjunto poderá passar, este deverá ser um jogo onde ambas equipas lutarão com tudo o que têm.

Prognóstico Odd Casa Erro
Vitória da Nigéria 1.76 Betrally
nigéria
Nigéria
  • País: Nigéria
  • Estádio:
  • Cidade: Abuja
  • Fundação: 1945

Ver ficha completa

Egito
Egipto
  • País: Egipto
  • Estádio:
  • Cidade:
  • Fundação:

Ver ficha completa

Fabio Mota
Fabio Mota
  • Próg. realizados 2061
  • Média Odds usadas 1.82
  • Próg. certos 1061
  • Próg. errados 892
comments powered by Disqus

Últimos jogos