Menu

Nigéria – Burquina Faso (CAN 2013)

No primeiro dia de jogos para o Grupo C da Taça das Nações Africanas, a Nigéria marca o seu regresso a esta competição frente a um Burquina Faso desejoso de apagar a fraca imagem deixada em 2012. No entanto, as águias nigerianas parecem partir com todo o favoritismo.

Os nigerianos falharam a presença em 2012 e chegam à África do Sul com a responsabilidade de fazer valer o seu historial. O selecionador Stephen Keshi faz parte dessa história como jogador, tendo também já marcado presenças na CAN, como responsável técnico do Mali e do Togo. O atual grupo da Nigéria marca uma renovação da equipa, com vários jovens a conquistar espaço, perante novas lideranças na equipa.

Na baliza, Enyeama, do Maccabi Telavive, mantém-se como dono e senhor das redes. A linha defensiva conta com a liderança e experiência de Joseph Yobo (Fenerbahce), ladeado por Ambrose (Celtic) no centro, com os laterais Oboabona (Sunshine Stars) e o bracarense Elderson a surgirem como apostas na juventude. Na zona intermediária, Obi Mikel, do Chelsea, surge como líder e pêndulo da equipa. Muito do sucesso da Nigéria dependerá daquilo que o campeão europeu de clubes possa trazer para esta competição. A completar o trio deverão estar Igiebor (Bétis) e Ejike (Rennes).

Na frente de ataque, Victor Moses, outro atleta do Chelsea, é agora a grande referência da equipa. Aos 23 anos, Moses atingiu um clube de topo e quererá alargar para a seleção o sucesso da sua carreira. Musa, do CSKA, e Emenike, do Spartak Moscovo, são dois jogadores que chegam do frio russo para acompanhar Moses na função de marcar e fazer a diferença. O experiente Uche, do Villarreal, é outra das opções a ter em conta por Keshi.

Na preparação para a CAN, a Nigéria venceu a Venezuela por 3-1 e empatou a zero com Cabo Verde. Muito se espera que esta juventude consiga apresentar nos estádios da África do Sul qualidade que marquem uma nova geração do futebol nigeriano.

Para atacar uma nova presença na CAN, o Burquina Faso contratou o técnico belga Paul Put, cuja experiência em África o fez passar pela liderança da seleção da Gâmbia. O ano passado, a equipa do Burquina era vista como um dos outsiders da competição, mas num grupo onde Zâmbia e Sudão se apuraram, acabou por ser a grande desilusão. Os seus principais craques não conseguiram cumprir com as expetativas e, apesar da vontade de fazer melhor, os sinais não são muito favoráveis.

CAN 2013Jonathan Pitroipa, o Ronaldo burquinense, abandonou o estágio da seleção, durante a semana passada, para ir até França disputar o jogo das meias-finais da Taça da Liga. Apesar do acordo da Federação, a viagem e uma lesão que tem apoquentado o extremo do Rennes poderão ter um impacto negativo no rendimento do jogador na CAN.

Este fato acrescenta responsabilidade às outras duas opções ofensivas de Paul Put. Dagano, possante ponta de lança que jogava no Al-Sailiya do Koweit, e Alain Traoré, do Lorient, rápido extremo com grande potencial criativo.

No meio-campo, Charles Kaboré (O. Marselha), Mohamed Koffi (Petrojet, Irão) e D.Koné (Évian), formam um trio que terá de ser capaz de travar as investidas dos adversários, já que os jogadores mais ofensivos são pouco dados a ajudas defensivas (um dos grandes problemas deste conjunto). Na defesa, Bakary Koné, do Lyon, é o principal baluarte do onze do Burquina Faso, que terá no ex-leiriense Panandétiguiri o seu lateral esquerdo titular. Na baliza, Diakité, do Lierse, deverá ser o titular.

Em quatro jogos de preparação, o Burquina não conheceu a derrota, tendo batido a Suazilândia (3-0) e a Rep. Dem. Congo (1-0), para além dos empates a zero com Níger e Bahrain.

O histórico de confrontos entre os dois países é parco, mas com claro favoritismo para os nigerianos:

Burquina Faso 1-2 Nigéria  WC1998 CAF
Nigéria 2-0 Burquina Faso  WC1998 CAF
Burquina Faso 0-0 Nigéria  Jogos Amigáveis 1987

Essa tendência deverá voltar a verificar-se esta segunda-feira, com a Nigéria a entrar em campo mais forte e com maiores probabilidades de vencer e seguir em frente nesta competição.

A Bet365 oferece-lhe 50€ de bónus para apostar neste jogo: http://bitly.com/50eurbonus

Prognóstico Odd Casa Erro
Vitória da Nigéria 1.66 Bet365
nigéria
Nigéria
  • País: Nigéria
  • Estádio:
  • Cidade: Abuja
  • Fundação: 1945

Ver ficha completa

burquina faso
Burquina Faso
  • País: Burkina Faso
  • Estádio:
  • Cidade: Ouagadougou
  • Fundação: 1960

Ver ficha completa

Luís Cristóvão
Luís Cristóvão
  • Próg. realizados 2831
  • Média Odds usadas 2.16
  • Próg. certos 1330
  • Próg. errados 1465
comments powered by Disqus

Últimos jogos