Menu

Nigéria – Burquina Faso (CAN 2013 Final)

Numa final inesperada, Burquina Faso e Nigéria disputarão o título da Taça das Nações Africanas 2013. Se os nigerianos procuram o seu terceiro título, depois de terem ganho em 1994, para o burquinenses trata-se de uma estreia no jogo decisivo desta competição.

Na equipa do Burquina Faso, a grande dúvida será saber se Pitroipa joga ou não. Apesar do cartão vermelho visto nas meias-finais, o mais provável é vermos o craque dos burquinenses em campo, dado o árbitro já ter assumido o erro da mostragem do segundo cartão amarelo. Apesar de uma arbitragem bem complicada, o Burquina Faso levou o Gana até às grandes penalidades, com Diakité a fazer a defesa decisiva para levar o seu país à final da CAN.

Depois de ter ficado sem Alain Traoré, devido a lesão, o conjunto de Paul Put dificilmente aguentaria outra baixa tão significativa, num jogo onde já partirá como menos favorito. Pitroipa assumiu a liderança da equipa nos últimos dois encontros, tomando em mãos o lugar que já era seu, mas que o jogador do Rennes vinha mostrando-se incapaz de ocupar. Paul Put optou por o devolver a um dos corredores, chamando Bancé para ponta-de-lança. Bancé não é um jogador muito dotado tecnicamente, mas a sua entrega e força física tornam-no muito difícil de ser parado.

Podemos, no entanto, dizer, que a grande solidez do Burquina Faso está na sua defesa. Tem sido surpreendente ver como o quarteto composto por Koffi, B. Koné, Paul Koulibaly e Panandétiguiri evoluiu, em comparação com anos anteriores. É essa qualidade que permite aos burquinenses chegar a este estádio da prova, com aceitáveis perspetivas de lutar pelo título até ao final. Kaboré, na intermediária, também oferece uma versatilidade e qualidade técnica que muita diferença tem feito. Com alguma surpresa, Dagano foi deixado no banco e só deverá voltar a entrar na equipa se Pitroipa não vir o seu cartão perdoado.

CAN 2013A equipa da Nigéria tem crescido bastante nesta competição, chegando às meias-finais capaz de derreter o Mali por 4-1 e apresentando-se na final como um temível adversário. Tudo isto com um onze muito jovem e onde alguns jogadores estão mesmo a fazer a sua primeira aparição a alto nível no futebol internacional.

A frente de ataque é capaz de lançar o terror no adversário. Ideye, Emenike e Victor Moses foram diabos à solta frente ao Mali e, aproveitando também alguma sorte, construíram um dos resultados mais volumosos da prova. Na final, terão de enfrentar uma defensiva muito sólida, mas isso parece não ser problema para o conjunto de Stephen Keshi. Mba voltará a ser a peça chave do meio campo ofensivo das Super Águias, mostrando que precisa, urgentemente, de ver reconhecido o seu valor na Europa.

Mais atrás, Obi Mikel e Ogude deverão fazer a dupla, depois do castigo ter afastado o jogador do Valerenga da meia-final, quanto na linha defensiva, Ambrose será muito provavelmente o lateral direito, com Elderson na esquerda e a jovem dupla de centrais, Oboabona e Omeruo, a defender o último reduto do seu conjunto. Eneyeama terá certamente algum trabalho, mas como até aqui, deverá ser suficiente para as encomendas burquinenses.

Na quinta vez que as duas seleções se encontram, o Burquina Faso continua à procura da primeira vitória frente a nigerianos, depois de terem conseguido um empate na fase de grupos da CAN deste ano:

Nigéria 1-1 Burquina Faso  CAN 2013
Burquina Faso 1-2 Nigéria  WC1998 CAF
Nigéria 2-0 Burquina Faso  WC1998 CAF
Burquina Faso 0-0 Nigéria  Jogos Amigáveis 1987

Ainda que o Burquina Faso possa agora sentir que não tem nada a perder, a Nigéria parece estar muito mais forte do que há duas semanas atrás, entrando em campo na final da CAN 2013 como grande favorita a segurar o troféu.

A Bet365 oferece-lhe 50€ de bónus para apostar neste jogo: http://bitly.com/50eurbonus

Prognóstico Odd Casa Sucesso
Vitória da Nigéria 2.00 Bet365
nigéria
Nigéria
  • País: Nigéria
  • Estádio:
  • Cidade: Abuja
  • Fundação: 1945

Ver ficha completa

burquina faso
Burquina Faso
  • País: Burkina Faso
  • Estádio:
  • Cidade: Ouagadougou
  • Fundação: 1960

Ver ficha completa

Luís Cristóvão
Luís Cristóvão
  • Próg. realizados 2788
  • Média Odds usadas 2.16
  • Próg. certos 1314
  • Próg. errados 1433
comments powered by Disqus

Últimos jogos