Nice – AS Monaco (Taça da Liga Francesa)
Os quartos-de-final da Taça da Liga Francesa permitem um reencontro entre duas equipas que habitam na proximidade, Nice e AS Monaco, ainda que, na presente temporada, essa proximidade não tenha reflexo na classificação da Ligue 1, onde o Monaco segue no segundo lugar, enquanto o Nice, na sexta posição, tem já menos 14 pontos do que seu rival desta quarta-feira. Aproveitando, no entanto, o facto de se estar numa prova diferente, o Nice tentará dar seguimento a uma boa campanha numa prova onde poderá acabar por promover o seu regresso à Europa.
O Nice começou mal esta temporada, incapaz de capitalizar o esforço e as conquistas da temporada passada. Normal se percebermos que a equipa de Lucien Favre vinha, nessa evolução, a viver acima daquilo que a soma dos seus talentos poderia indicar. Para aprofundar o problema, saíram alguns jogadores importantes na forma de jogar do Nice e a demora habitual para reencontrar a dinâmica coletiva fez hipotecar a oportunidade de entrar na Liga dos Campeões – ainda que o sorteio do play off, com jogo frente ao Nápoles, em nada facilitasse. A caminhada desta temporada tem sido feita, assim, a recuperar desse tempo inicial em que a equipa do sul de França ficou aquém das suas próprias expetativas. A pesar na necessidade de demonstração de forças o facto do Nice ter sido eliminado da Taça de França, no passado fim-de-semana, numa deslocação ao terreno do Toulouse. Dar sinais de vida antes do regresso do campeonato é, assim, o objetivo da equipa.
Onze Provável: Benítez – Souquet, Marlon, Dante, Le Marchand – Lees Melou, Mendy, Seri – Srarfi, Pléa, Saint-Maximin.
O AS Monaco começou 2018 com uma exibição tremida na Taça de França, num campo que colocou todos os problemas que havíamos antevisto ao conjunto de Leonardo Jardim. O técnico português cumpriu com a promessa de encarar a partida frente a uma equipa da quarta divisão com um onze de elevada exigência, até por esperar as naturais dificuldades que haveria de enfrentar. Ao mesmo tempo, era importante para a equipa monegasca adquirir o ritmo necessário para ir a jogo, já esta semana, com uma dupla jornada de responsabilidade. Na Taça da Liga, o Monaco ambiciona atingir a final, já que apenas focado nas provas nacionais, tenderá a procurar nas Taças um título para colorir o currículo desta época. Na Ligue 1, uma deslocação ao terreno do Montpellier, no próximo sábado, será importante para segurar a posição na perseguição ao Paris SG. O AS Monaco vem numa série de cinco jogos sempre a ganhar, curiosamente cedendo a sua última derrota no confronto final da Liga dos Campeões, frente ao FC Porto, querendo manter a série nesta partida.
Onze Provável: Subasic – Sidibé, Raggi, Jemerson, Jorge – João Moutinho, Fabinho – Keita Baldé, Lemar, Rony Lopes – Carrillo.
Tem havido muitas goleadas entre os dois conjuntos, com o Nice a somar duas vezes o 4-0 nas derradeiras receções ao Monaco.
Sem indicar favoritos, este é um jogo para ser disputado de forma aberta entre duas equipas que buscam um resultado positivo e, sobretudo, o direito a sonhar com a conquista da Taça.