Menu

Nacional da Madeira – FC Porto (Liga NOS)

O Nacional da Madeira e o FC Porto medem forças, este Domingo, no Estádio da Madeira, num embate a valer para a 13ª jornada da Liga NOS. O conjunto da casa encontra-se a recuperar os pontos perdidos no início da temporada, arrancando já numa série de 4 jogos sem provar o sabor da derrota, no entanto, o empate da última jornada causou a queda de duas posição na tabela de classificação geral. Já o FC Porto, que está ainda para provar o amargo sabor da derrota esta temporada, na Liga NOS, encontra-se ainda na perseguição ao líder Sporting, que conta com 2 pontos de superioridade.

Nacional da Madeira ocupa então o 10º lugar com os mesmos 15 pontos que o Estoril Praia, 11º classificado, fruto de 4 vitórias, 3 empates e 5 derrotas, com parciais de 11 golos marcados e 11 golos sofridos. Após um início de temporada um pouco atribulado, onde perdeu pontos valiosos, os Insulares encontram-se agora à caça daquilo que ficou para trás, estando já no 4º jogo consecutivo sem provar o sabor da derrota, tendo roubado pontos importantes ao Marítimo e ao Vitória de Guimarães. Sob os comandos de Manuel Machado, este conjunto proveniente do Funchal conta com uma agenda bem preenchida, em que para além de se ter que preocupar com a Liga NOS, encontra-se ingressado na Taça da Liga, onde após derrotar o Tondela, na 2ª Fase, garantiu acesso à fase de Grupos, onde estão também agrupados o Oriental, Moreirense e Benfica. Também a disputar a Taça de Portugal este conjunto chegou aos oitavos de final, após ter derrotado o Mosteirense e o Cova da Piedade, na 3ª e 4ª Eliminatórias, tendo agora pela frente o Desportivo das Aves. Quanto a este jogo, e dado o poderio ofensivo do seu oponente, o téncico Manuel Machado deverá alinhar uma equipa bem organizada defensivamente para jogar no erro do adversário, ou seja, sair rapidamente em contra-ataque, onde o jogador Salvador Agra é importantíssimo.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o Nacional da Madeira apresenta um histórico de 3 vitórias, 1 empate e 1 derrota. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma derrota por 1-0 em terreno do Rio Ave. Seguiu-se uma vitória por 0-1 em terreno do Vitória de Guimarães, uma vitória por 5-0 na recepção ao Cova da Piedade, em jogo a contar para a Taça de Portugal, uma vitória por 3-1 na recepção ao Marítimo, e na última jornada, um empate por 1-1 em terreno do Estoril Praia. Gottardi e Mauro são baixas confirmadas para este jogo, ambos lesionados.

Onze Provável: Silva – Aurélio, Júnior, Rui Correia e Sequeira – Abreu, Ghazal e Willyan – Witi, Tiquinho e Agra.

Liga NOSFC Porto, por sua vez, chega a esta jornada a ocupar o 2º lugar com 30 pontos, fruto de 9 vitórias e 3 empates, com parciais de 25 golos marcados e 5 golos sofridos. Os Dragões têm mostrado, mais uma vez, a sua ferocidade na competição caseira, sem terem ainda provado o sabor da derrota e a mantendo-se sempre no encalço do Sporting, líder da tabela de classificação geral, à espera no mínimo deslize dos Leões para lhes roubarem a liderança. Este conjunto às ordens de Julen Lopetegui conta com uma agenda bem preenchida, fazendo parte da Taça da Liga onde foi diretamente qualificado à fase Grupos, onde está agrupado no Grupo A, juntamente com o Marítimo, Famalicão e Feirense, e ainda ingressado na Taça de Portugal, onde após eliminar conjuntos como o Varzim e o Angrense, na 3ª e 4ª Eliminatórias, chegou aos oitavos de final, tendo que enfrentar o Feirense.

Como se não bastasse, os Dragões fizeram também parte da Liga dos Campeões, competição onde sofreram as únicas duas derrotas esta temporada, em que se encontravam agrupados no Grupo G. No entanto, tendo o Chelsea e o Dinamo Kiev carimbado o acesso aos oitavos de final da Milionária, como 1º e 2º classificados, foi a turma portista quem ficou na 3ª posição, sendo transitado para os dezasseis-avos de final da Liga Europa, causando a angústia, e fúria, dos adeptos em relação ao técnico Julen Lopetegui. Tendo isto em conta, é de esperar que o técnico espanhol faça actuar o seu conjunto numa táctica ofensiva, não só para se manter na perseguição do 1º lugar, como também para oferecer de novo o entusiasmo aos seus adeptos.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o FC Porto apresenta um histórico de 3 vitórias e 2 derrotas. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma derrota por 0-2 na recepção ao Dinamo Kiev, em jogo a contar para a Liga dos Campeões. Seguiu-se uma vitória por 0-1 em terreno do Tondela, uma vitória por 0-4 em terreno da União da Madeira, uma vitória por 2-1 na recepção ao Paços de Ferreira, e na última jornada, uma derrota por 2-0 em terreno do Chelsea, em jogo a contar para a Liga dos Campeões. Sem nenhuma baixa confirmada, André André é a única dúvida para este encontro.

Onze Provável: Casillas – Pereira, Maicon, Martins Indi e Layún – Rúben Neves e Danilo Pereira – Tello, André André e Brahimi – Aboubakar.

Nos últimos 8 confrontos directos, o FC Porto venceu 5 embates, enquanto que o Nacional venceu apenas 1. Os restantes 2 jogos terminaram em empate.

Nacional 1-1 FC Porto
Liga NOS 14/15
FC Porto 2-0 Nacional
Liga NOS 14/15
Nacional 2-1 FC Porto
Liga 2013/14
FC Porto 1-1 Nacional
Liga 2013/14
Nacional 1-3 FC Porto
Liga ZON Sagres 12/13
FC Porto 1-0 Nacional
Liga ZON Sagres 12/13
Nacional 0-2 FC Porto
Taça da Liga 2012/13
Nacional 0-3 FC Porto
Taça Portugal 12/13

Para este jogo, apesar do factor casa, o Nacional da Madeira irá enfrentar um FC Porto em máxima força, que não pode perder pontos para não ficar para trás na corrida pelo título. Além disso, os Dragões devem entrar ferozes, sendo que Julen Lopetegui não tem outro remédio senão vencer este jogo para agradar aos adeptos, que ficaram muito descontentes com o seu desempenho na Liga dos Campeões. Tendo, a par com o Sporting, a defesa menos batida do campeonato, e a jogar contra um sector pouco eficaz, é de prever que o Porto vença sem conceder nenhum golo.

Prognóstico Odd Casa Erro
Ambas as Equipas Marcam: Não 1.64 Betrally
nacionaldamadeira
Nacional da Madeira
  • País: Portugal
  • Estádio: Estádio da Choupana
  • Cidade: Funchal
  • Fundação: 1910

Ver ficha completa

FC Porto
FC Porto
  • País: Portugal
  • Estádio: Estádio do Dragão
  • Cidade: Porto
  • Fundação: 1893

Ver ficha completa

Fabio Mota
Fabio Mota
  • Próg. realizados 2047
  • Média Odds usadas 1.82
  • Próg. certos 1058
  • Próg. errados 884
comments powered by Disqus

Últimos jogos