Menu

Nacional da Madeira – CD Tondela (Liga NOS)

A 20ª jornada da Liga NOS passa pela Choupana. A menos que o habitual nevoeiro impeça, Nacional da Madeira e Clube Desportivo de Tondela defrontar-se-ão a partir das 16 horas deste domingo. Embora haja uma diferença de oito pontos a separar as duas equipas, a verdade é que ambas correm pelo mesmo objetivo: Assegurar a permanência. A equipa madeirense está numa posição bem mais confortável que o Tondela, cada vez mais isolado no último lugar da tabela.

Os resultados menos bons não fazem com que Rui Alves, presidente do clube, altere a sua posição quanto a Manuel Machado. O treinador português já é considerado um homem da casa e, como tal, as prestações negativas não influenciaram qualquer mudança na equipa técnica. A confiança em Machado mantém-se e é transversal à equipa, que possui argumentos mais que suficientes para assegurar a manutenção sem que se preste a sobressaltos de maior ordem. À entrada para esta época, embora o ataque à Europa figurasse como uma meta demasiado exigente, ficar a meio da tabela classificativa era o objetivo.

Com 17 pontos ao cabo de 19 jornadas e apenas quatro vitórias conquistadas, um das grandes diferenças em relação a temporadas anteriores está relacionado com a queda de rendimento nos jogos em casa. A Choupana é uma deslocação tradicionalmente difícil, porém, este ano quem por lá passa não tem sentido grandes dificuldades.  A vitória no último encontro, frente ao Oriental, para a Taça da Liga, pôs fim a uma série de 12 jogos sem ganhar no tempo regulamentar.

No que a transferências diz respeito, sublinhe-se que o central Zainadine rumou ao campeonato chinês e o avançado Camacho foi emprestado ao Compostela. O guarda-redes Kevin também rescindiu contrato. No sentido inverso, Filipe Ferreira (guarda-redes) e Paulinho (médio) assinaram pelos rubro negros.

Onze Provável: Gottardi, Nuno Campos, Miguel Rodrigues, Rui Correia, Sequeira, Ali Ghazal, Fofana, Washington Santa, Agra, Witi, Ricardo Gomes

Liga NOSO Clube Desportivo de Tondela está cada vez mais isolado no último posto da tabela classificativa da Liga NOS. A distância em relação aos dois primeiros colocados acima da linha d’água (Académica e Nacional, 17) já ascende aos oito pontos. Só uma segunda volta muito forte poderá impedir que os beirões regressem ao segundo escalão do futebol nacional. Na última jornada, a equipa deu mais um passo em falso ao perder em casa diante do Boavista, rival direto, por duas bolas a uma.

Petit, terceiro treinador do clube na atual temporada, não tem conseguido melhorar a situação da equipa. A fórmula que utilizou no comando dos “axadrezados” não tem surtido efeito e a posição é extremamente débil. Na primeira volta, ainda sob as ordens de Vítor Paneira, o Tondela conquistou uma das duas vitórias que possui na Liga NOS precisamente frente ao Nacional, em casa (1-0). Nove dos 13 golos que já marcou na presente edição do campeonato foram apontados fora de casa, dado que nos merece destaque. Bilal Sebaihi, médio franco argelino, chegou ao clube por empréstimo do Estoril. Guzzo deixou o clube.

Onze Provável: Zubikarai, Oto’o, Tikito, Kaká, Nuno Santos, Lucas Souza, Bruno Monteiro, Hélder Tavares, Jhon Murillo, Baldé, Erick Moreno

Embora sem impacto em termos práticos dado que o Nacional da Madeira abandonou a Taça da Liga, a vitória frente ao Oriental pôs termo à pior fase dos insulares na atual temporada. O triunfo permite encarar esta partida com outra predisposição. É favorito à conquista dos três pontos frente a um Tondela que está numa posição muito delicada e, consequentemente, vê a continuidade no principal escalão cada vez mais hipotecada.

Prognóstico Odd Casa Sucesso
Vitória do Nacional da Madeira 1.60 Betrally
nacionaldamadeira
Nacional da Madeira
  • País: Portugal
  • Estádio: Estádio da Choupana
  • Cidade: Funchal
  • Fundação: 1910

Ver ficha completa

tondela
CD Tondela
  • País: Portugal
  • Estádio: João Cardoso
  • Cidade: Tondela
  • Fundação: 1933

Ver ficha completa

Afonso Canavilhas
  • Próg. realizados 1463
  • Média Odds usadas 1.8
  • Próg. certos 758
  • Próg. errados 627
comments powered by Disqus

Últimos jogos