Menu

MSK Zilina – Athletic Bilbao (Liga Europa)

O Zilina já sobreviveu a três eliminatórias e não tem nada a perder num play-off em que os bascos são claros favoritos. A maior curiosidade para esta primeira mão é perceber em que condição o Athletic entra em campo. Foram sete dias muito intensos, física e emocionalmente, para os homens orientados por Valverde com o triunfo sobre o favorito Barcelona, que lhes valeu um troféu por que os adeptos bascos esperavam há mais de três décadas. É complicado interromper a euforia para prepara um jogo com um adversário teoricamente mais fraco. Veremos se a equipa foi capaz de mudar o chip de modo eficaz.

Os eslovacos do MSK Zilina são verdadeiros sobreviventes nesta qualificação da Liga Europa. Degrau a degrau lá se foram aproximando cada vez mais do prémio ambicionado. E agora, mesmo sabendo que o obstáculo a ultrapassar é de peso – estão apenas a dois jogos de entrar na fase de grupos da competição europeia.

liga europaNa primeira pré-eliminatória a equipa de Adrián Gula superou com facilidade o Glentoran, da Irlanda do Norte, com triunfos nas duas partidas, numa resultado agregado de 7-1. Seguiu-se o Dacia e mais uma vez os eslovacos desembaraçaram-se do desafio vencendo as duas mãos (1-2 na Moldávia e 4-2 em Zilina). A última barreira custou um pouco mais a ultrapassar, como é natural, o nível de dificuldade é suposto ir subindo. O Vorskla perdeu o primeiro jogo na Eslováquia (2-0) e parecia que a eliminatória se inclinava para o lado do Zilina. Mas Vasyl Sachko e seus homens tinham planeado uma segunda mão bem distinta. Os ucraniano começaram por conseguir igualar a balança com uma vitória por dois golos sem resposta no tempo regulamentar. E no prolongamento colocaram-se com um pé no play-off, com um tento de Tursunov. Mas o brasileiro Willian, que tinha saído do banco no final da segunda parte, acabaria por marcar para o MSK Zilina aos nos descontos do tempo extra. Dramático e emocionante.

Nikolas Spalek é baixa para esta receção ao Athletic já que viu o vermelho no último encontro e cumpre castigo.

Onze Provável: Volesak – Mabouka, Vavro, Skriniar, Letic – Pecovsky – Paur, Kacer, Benes, Mihálik – Jelic.

Na segunda-feira a festa no País Basco entrou pela madrugada dentro. Ao fim de trinta e um anos o Athletic Bilbao pode finalmente festejar a conquista de um troféu, no caso, o da Supertaça Espanhola. E a forma como o conseguiu foi nada menos do que épica. Na sexta-feira anterior os Leões de San Mamés chocaram o mundo do futebol ao aplicar chapa quatro ao todo poderoso Barcelona. Mikel San José abriu as hostilidades aos treze minutos e Aritz Aduriz fez um hat trick sem que os Culé conseguissem contrariar o caudal basco. Sabia-se que no segundo jogo, em Camp Nou, o Barça ia tocar a rebate para reverter a pesada derrota. O golo de Leo Messi, mesmo antes do intervalo, ainda deu esperanças às hostes catalãs. Mas o Athletic nunca tremeu verdadeiramente e a expulsão de Piqué praticamente matou as possibilidades do Barcelona. Aduriz, sempre ele, fez a igualdade a vinte muntos do fim, num golpe pleno de oportunidade, e assim os homens de Ernesto Valverde roubaram aos Blaugranos a hipótese de repetir o sexteto. A celebração foi intensa mas breve. Três dias mais tarde o Athletic Bilbao tem a primeira mão do play-off da Liga Europa, com viagem à Eslováquia. O treinador lá vai avisando dos perigos de se subestimar o MSK Zilina mas é complicado para a cabeça destes jogadores mudar a ficha de uma vitória histórica para um jogo com um adversário teoricamente mais modesto. Além da distração e do cansaço, há ainda que contar com as baixas no plantel. Xabier Etxeita, Mikel San José, Iturraspe e Iker Muniain estão lesionados. Valverde optou por deixar Balenziaga e Susaeta em Espanha, para não agravar mazelas. A boa notícia é o regresso de Iñaki Williams.

Onze Provável: Iraizoz – Boveda, Gurpegi, Laporte, Lekue – De Marcos, Elustondo, Beñat, Ibai Gómez – Eraso – Aduriz.

As duas equipas nunca se defrontaram. Vamos ver até que ponto o Zilina consegue aproveitar algum cansaço e certas alterações no onze do Athletic, particularmente as mexidas na defesa, para conseguir reduzir ao mínimo os danos neste primeiro encontro em casa.

Prognóstico Odd Casa Erro
Menos de 2.5 golos 1.66 Dhoze
MŠK Žilina logo
MSK Zilina
  • País: Eslováquia
  • Estádio:
  • Cidade:
  • Fundação:

Ver ficha completa

athleticbilbao
Athletic Bilbao
  • País: Espanha
  • Estádio: San Mamés
  • Cidade: Bilbao
  • Fundação: 1898

Ver ficha completa

Justa Barbosa
Justa Barbosa
  • Próg. realizados 1825
  • Média Odds usadas 2.21
  • Próg. certos 764
  • Próg. errados 1034
comments powered by Disqus

Últimos jogos