Menu

Moreirense – Sporting CP (Liga NOS)

O Moreirense defronta o Sporting CP este sábado em Moreira de Cónegos, no Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas, num embate a valer para a 30ª jornada da Liga NOS. Sem estar totalmente livre da descida, a equipa da casa precisa de continuar a somar pontos, visto que está apenas 6 pontos acima da linha de água. Já o Sporting está em grande forma e persegue o Benfica de bem perto à espera de algum deslize dos Encarnados lhes permita voltar à liderança do campeonato português. Os Leões golearam nos últimos 3 jogos e o Moreirense não vai ter facilidades neste jogo.

Moreirense ocupa o 14º lugar com os mesmos 29 pontos que o Vitória de Setúbal, 13º classificado, fruto de 7 vitórias, 8 empates e 14 derrotas, com parciais de 33 golos marcados e 47 golos sofridos. Na última jornada, os Cónegos conquistaram um empate motivador em terreno do SC Braga, no entanto, com apenas 6 pontos acima da linha de água ainda estão longe de assegurarem a manutenção, o que os obriga a somar alguns pontos nas próximas jornadas para não sofrerem até ao fim do campeonato. Este conjunto orientado por Miguel Leal encontra-se já sem nenhuma competição em mãos, tendo apenas que se preocupar com este principal campeonato de futebol português e em lutar pela manutenção, sendo que frente a uma equipa como o Sporting, que contam com um enorme poder ofensivo, espera-se que os Cónegos optem por baixar as linhas e criem perigo através de contra-ataques, de forma a tentarem somar, pelo menos, 1 ponto. É certo que não será tarefa fácil roubar pontos aos Leões, no entanto, os homens de Miguel Leal demonstram melhores resultados quando actuam fora de portas do que em no seu próprio território, tendo vencido 5 dos 15 encontros disputados fora, empatado 4 e saído derrotado em 6 ocasiões.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o Moreirense apresenta um histórico de 1 vitória, 3 empates e 1 derrota. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma vitória por 0-1 em terreno do Vitória de Setúbal. Seguiu-se um empate pro 2-2 na recepção à Académica, um empate por 0-0 em terreno do Paços de Ferreira, uma derrota por 0-1 na recepção ao Rio Ave, e na última jornada, um empate por 1-1 em terreno do SC Braga. Danielson, Ramón Cardozo e André Marques são baixas confirmadas, todos lesionados, ficando também de fora Vítor Gomes, enquanto que Iuri Medeiros e João Palhinha estão de fora por serem emprestados pelo Sporting.

Onze Provável: Stefanovic – Sagna, Oliveira, André Micael e Evaldo – Filipe Gonçalves, Fábio Espinho e Alan Schons – Rafa, Rafael Martins e Nildo Petrolina.

Liga NOSSporting, por sua vez, continua em 2º lugar na tabela de classificação geral com 71 pontos, fruto de 22 vitórias, 5 empates e 2 derrotas, com parciais de 64 golos marcados e 20 golos sofridos. Com 10 pontos de vantagem sobre o 3º classificado FC Porto, os Leões são os únicos concorrentes do Benfica na corrida pelo título, e com apenas 2 pontos de desvantagem, o conjunto leonino encontra-se a morder os calcanhares aos Encarnados na esperança que estes cometam algum erro que os veja perder a liderança, o que os obriga então a sair de Moreira de Cónegos com um resultado positivo. Depois de serem eliminados da Taça da Liga, da Taça de Portugal e da Liga Europa, os pupilos de Jorge Jesus correm agora atrás do prejuízo e chegam aqui em força máxima, apresentando uma incrível forma ofensiva, tendo marcado 13 golos nos últimos 3 embates, sofrendo 4 no processo.

O técnico Jorge Jesus deve então lançar o seu XI habitual de forma a não facilitar em nada a tarefa ao conjunto da casa e a não correr riscos de perder terreno em relação ao Benfica, devendo lançar Slimani, 2º melhor marcador do campeonato português com 23 tentos assinalados, e Gutiérrez como homens mais avançados da equipa, encarregues de espalhar o caos na defensiva do Moreirense. Os apresentam um registo quase perfeito a actuar fora de portas no campeonato português, onde nos 14 jogos já disputados foi apenas vencido uma vez, empatando em 2 ocasiões, e vencendo os restantes 11 jogos, marcando um total de 32 golos e sofrendo apenas 8. Importa referir que os Leões têm, a par com o Benfica, defesa menos batida do campeonato.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o Sporting apresenta um histórico de 4 vitórias e 1 derrota. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma derrota por 0-1 na recepção ao Benfica. Seguiu-se uma vitória por 1-2 em terreno do Estoril Praia, uma vitoria por 5-1 na recepção ao Arouca, uma vitória por 2-5 em terreno do Belenenses, e na última jornada, uma vitória por 3-1 na recepção ao Marítimo. O técnico Jorge Jesus dá-se ao luxo de contar com um plantel 100% disponível.

Onze Provável: Patrício – Schelotto, Semedo, Coates e Bruno César – João Mário, Aquilani, Carvalho e Ruiz – Gutiérrez e Slimani.

Nos seus últimos 8 confrontos directos, o Sporting venceu 4 embates, tendo o Moreirense vindo apenas 1. Os restantes 3 jogos terminaram em empate.

Sporting 3-1 Moreirense
Liga NOS 15/16
Moreirense 1-4 Sporting
Liga NOS 14/15
Sporting 1-1 Moreirense
Liga NOS 14/15
Sporting 3-2 Moreirense
Liga ZON Sagres 12/13
Moreirense 2-2 Sporting
Liga ZON Sagres 12/13
Moreirense 3-2(a.p.) Sporting
Taça Portugal 12/13
Sporting 1-1 Moreirense
Taça da Liga 11/12
Moreirense 1-3 Sporting
SuperLiga 04/05

Dada a necessidade de ambas equipas em somar pontos, antevê-se um jogo com algumas ocasiões de golo, especialmente para o Sporting, que deverá comandar grande parte do jogo e realizar diversas investidas ofensivas à procura do golo. Os Leões não podem perder 1 único ponto até ao fim da temporada de forma a manter vivo o sonho de se sagrarem campeões, enquanto que o Moreirense deverá ter isto em consideração, e frente a um emblema bastante ofensivo como os Leões, estes devem baixar as linhas e jogar mais juntos, aproveitando os contra-ataques como forma de criar perigo.

Prognóstico Odd Casa Erro
Mais de 2.5 Golos 1.68 Betrally
moreirense
Moreirense
  • País: Portugal
  • Estádio: Comendador Joaquim de Almeida Freitas
  • Cidade: Moreira de Cónegos
  • Fundação: 1938

Ver ficha completa

sporting
Sporting CP
  • País: Portugal
  • Estádio: José Alvalade
  • Cidade: Lisboa
  • Fundação: 1906

Ver ficha completa

Fabio Mota
Fabio Mota
  • Próg. realizados 1773
  • Média Odds usadas 1.83
  • Próg. certos 929
  • Próg. errados 755
comments powered by Disqus

Últimos jogos