Menu
Primeira Liga 28ª Jornada

Moreirense – Rio Ave (Liga NOS)

O Moreirense e o Rio Ave enfrentam-se este Domingo no Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas, em Moreira de Cónegos, num encontro a valer para a 28ª jornada da Liga NOS. Invicto à 3 embates consecutivos e 5 pontos acima da zona de relegação, o conjunto da casa precisa de continuar a somar pontos de forma a garantir a manutenção. Já o Rio Ave, que não conseguia vencer à 3 encontros consecutivos, somou finalmente 3 pontos ao triunfar sobre o Marítimo, antes da pausa para jogos internacionais.

Moreirense ocupa o 14º lugar com os mesmos 28 pontos que o 13º classificado Vitória de Setúbal, fruto de 7 vitórias, 7 empates e 13 derrotas, com parciais de 32 golos marcados e 45 golos sofridos. Imbatíveis à 3 jogos consecutivos, tendo o último encontro terminado num empate a zero em terreno do 7º classificado Paços de Ferreira, antes da pausa para jogos internacionais, os Cónegos parecem ter finalmente encontrado a consistência e organização necessárias para continuarem no bom caminho e garantirem a manutenção. Fora de todas as competições caseiras, o técnico Miguel Leal tem vindo a trabalhar em colmatar as lacunas defensivas, visto que conta com uma das defesas mais batidas do campeonato, algo que parece ter vindo a dar resultado, uma vez que sofreram 2 golos nos últimos 3 jogos, todos eles no mesmo embate com a Académica. Quanto ao seu sector ofensivo, os Cónegos têm mostrado alguma eficácia, tendo apenas falhado em marcar em 1 dos últimos 10 jogos, contando ainda com o 5º melhor marcador do campeonato no seu conjunto, o ponta de lança Rafael Martins, que apontou já 14 tentos.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o Moreirense apresenta um histórico de 1 vitória, 2 empates e 2 derrotas. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma derrota por 3-2 em terreno do FC Porto. Seguiu-se uma derrota por 1-2 na recepção ao Tondela, uma vitória por 0-1 em terreno do Vitória de Setúbal, um empate por 2-2 na recepção à Académica, e na última jornada, um empate por 0-0 em terreno do Paços de Ferreira. Rámon Cardozo e André Marques são baixas confirmadas, ambos lesionados, ficando ainda Marcelo Oliveira de fora, a cumprir castigo.

Onze Provável: Stefanovic – Sagna, Danielson, André Micael e Evaldo – Fábio Espinho, Palhinha e Gomes – Medeiros, Boateng e Petrolina.

Liga NOSRio Ave, por sua vez, ocupa o 6º lugar na tabela de classificação geral com 39 pontos, fruto de 11 vitórias, 6 empates e 10 derrotas, com parciais de 37 golos marcados e 38 golos sofridos. Após atravessarem 3 encontros consecutivos sem conseguirem vencer, os Vilacondenses conseguiram finalmente voltar ao caminho das vitórias ao triunfarem sobre o Marítimo, encontrando-se agora com uma vantagem de 3 pontos sobre o 7º classificado Paços de Ferreira, e apenas 2 de desvantagem em relação ao 5º classificado Arouca, que ocupa um dos lugares de acesso à Liga Europa.

Sob os comandos de Pedro Martins, este conjunto encontra-se já fora de todas as competições caseiras, destacando-se mesmo assim a sua campanha na Taça de Portugal onde alcançaram as meias finais, acabando eliminados pelo SC Braga, sendo que agora o principal objectivo deste emblema de Vila do Conde passa por conquistar um dos lugares de acesso à Liga Europa, o que o obriga a manter-se focado e continuar no caminho dos triunfos, rezando por um deslize do Arouca. Apesar de apresentar algumas fragilidades defensivas, principalmente quando actua fora de portas, os Vilacondenses têm-se mostrado muito eficazes no contra-ataque.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o Rio Ave apresenta um histórico de 2 vitórias, 1 empate e 2 derrotas. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma vitória por 1-2 em terreno do Boavista. Seguiu-se um empate por 0-0 na recepção ao SC Braga, em jogo a contar para a Taça de Portugal, uma derrota por 1-3 na recepção ao Estoril Praia, uma derrota por 1-0 em terreno do Nacional da Madeira, e na última jornada, uma vitória por 1-0 na recepção ao Marítimo. Aníbal Capela é a única baixa confirmada, por lesão.

Onze Provável: Vieira – Lionn, Miranda, Marcelo e Edimar – Wakaso, Moreira e Tarantini – Ukra, Guedes e Héldon.

Nos seus últimos 8 confrontos directos, o Moreirense levou a melhor em 3 ocasiões, tendo o Rio Ave vencido apenas 2 jogos. Os 3 restantes terminaram em empate.

Rio Ave 0-1 Moreirense
Liga NOS 15/16
Rio Ave 1-1 Moreirense
Liga NOS 14/15
Moreirense 1-1 Rio Ave
Liga NOS 14/15
Rio Ave 0-1 Moreirense
Liga ZON Sagres 12/13
Moreirense 0-1 Rio Ave
Liga ZON Sagres 12/13
Moreirense 1-0 Rio Ave
Taça da Liga 11/12
Rio Ave 1-0 Moreirense
SuperLiga 04/05
Moreirense 0-0 Rio Ave
SuperLiga 04/05

Nesta recta final do campeonato, onde ambos precisam de somar o máximo de pontos possíveis, o Moreirense para consolidar a manutenção e o Rio Ave para conseguir o 5º lugar de acesso à Europa, adivinha-se um confronto aberto, com ambos conjuntos a actuarem de forma ofensiva e procurando o golo. Atendendo às suas recentes prestações, prevê-se que ambos consigam alcançar o golo, visto que os sectores ofensivos têm conseguido marcar com regularidade, tanto fora, como em casa.

Prognóstico Odd Casa Erro
Ambas as Equipas Marcam 1.90 Betrally
moreirense
Moreirense
  • País: Portugal
  • Estádio: Comendador Joaquim de Almeida Freitas
  • Cidade: Moreira de Cónegos
  • Fundação: 1938

Ver ficha completa

rioave
Rio Ave
  • País: Portugal
  • Estádio: Estádio dos Arcos
  • Cidade: Vila do Conde
  • Fundação: 1939

Ver ficha completa

Fabio Mota
Fabio Mota
  • Próg. realizados 1836
  • Média Odds usadas 1.83
  • Próg. certos 961
  • Próg. errados 781
comments powered by Disqus

Últimos jogos