Menu
Ligue 1 34ª Jornada

Monaco – Marselha (Ligue 1)

O Monaco e o Marselha enfrentam-se este Domingo no Stade Louis II, num embate a contar para a 34ª jornada da Ligue 1. A equipa da casa deixou, de alguma forma, fugir a vantagem de 10 pontos que tinha sobre o Lyon à 1 mês e meio atrás, vendo-se agora obrigada a reganhar forças suficientes e partir à reconquista do 2º lugar na tabela de classificação geral. Já o Marselha encontra-se em muitos maus lençóis, não conseguindo vencer à 9 jogos consecutivos no campeonato francês, tendo os recentes resultados levado a dona do clube Margarita Louis-Dreyfus a colocar o clube à venda esta semana.

Monaco chega aqui a ocupar o 3º lugar  na tabela de classificação geral com 55 pontos, fruto de 14 vitórias, 13 empates e 6 derrotas, com parciais de 48 golos marcados e 40 golos sofridos. Os pupilos de Leonardo Jardim deixaram fugir uma grande vantagem de 10 pontos que tinham sobre o Lyon, que na altura ocupava o 6º lugar, à 1 mês e meio atrás, concedendo-lhes assim a 2ª posição na tabela de classificação geral e ficando agora 1 ponto atrás, e contando com apenas 1 de vantagem sobre o 4º classificado Nice. Os Vermelhos e Brancos vêem-se agora obrigados a encontrar forças para regressarem ao caminho das vitórias e retomarem o 2º lugar de acesso directo à fase de grupos da Liga dos Campeões, o seu grande objectivo para esta temporada, visto que falharam em somar qualquer título esta época.

Com apenas 2 vitórias nos últimos 8 embates consecutivos, e apresentando-se aqui na ressaca de 2 derrotas seguidas, os Monegascos precisam urgentemente de somar pontos e encontram aqui um Marselha que também está em muito maus lençóis, o que proporciona uma boa oportunidade para os homens de Leonardo Jardim, em que caso vençam reconquistarão o 2º lugar. Apesar de apresentarem a marcação de bolas paradas como ponto forte, tal como a construção de jogadas de perigo através dos corredores laterais, os Monegascos têm apresentando dificuldades em finalizar as jogadas de perigo e em proteger a liderança do marcador quando se encontram em vantagem do mesmo, sendo que ao contrário da temporada transacta, o sector defensivo mostra-se bastante desorganizado, cometendo vários erros. Sem Fábio Coentrão e Elderson Echiéjilé para este jogo, o técnico português terá que arranjar solução para o lugar de defesa esquerdo.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o Monaco apresenta um histórico de 1 vitória, 2 empates e 2 derrotas. Esta sequência de resultados iniciou-se com um empate por 2-2 em terreno do Caen. Seguiu-se um empate por 2-2 na recepção ao Reims, uma vitória por 0-2 em terreno do PSG, uma derrota por 1-2 na recepção ao Bordéus, e na última jornada, uma derrota por 4-1 em terreno do Lille. Fábio Coentrão, lesionado, Elderson Echiéjilé, castigado e Adama Traoré em baixo de forma são todos baixas confirmadas, ficando ainda em dúvida a presença de João Moutinho.

Onze Provável: Subasic – Fabinho, Jemerson, Carvalho e Raggi – Toulalan e Bakayoko – Dirar, Silva e Lemar – Love.

Ligue 1Marselha, por sua vez, ocupa o 14º lugar na tabela de classificação geral com 40 pontos, fruto de 8 vitórias, 16 empates e 9 derrotas, com parciais de 43 golos marcados e 38 golos sofridos. Esta tem vindo a ser uma temporada medíocre para os homens de Míchel, que não vencem no campeonato francês desde o dia 2 de Fevereiro, permanecendo assim na metade inferior da pauta classificativa com apenas 6 pontos de superioridade da zona de relegação. Esta sequência de maus resultados levou a dona do clube Margarita Louis-Dreyfus a colocá-lo à venda esta semana, sendo que a próxima semana promete vir a ser bastante agitada na cidade. No entanto, ainda nem tudo está perdido, visto que apesar de terem já sido postos fora da Taça da Liga Francesa e da Liga Europa, Les Olympiens estão ainda em prova na Taça de França, onde conseguiram alcançar as meias finais e terão que enfrentar o Sochaux da Ligue 2 no dia 20 deste mês, encarando esta competição com máximo de foco devido a ser o único título ao seu alcance esta temporada, que poderá ser como um pano de água quente sobre uma temporada paupérrima.

Este é um conjunto aguerrido, que coloca bastante intensidade em todas as disputas de bola, e que privilegia a posse do esférico através de passes curtos, optando muitas vezes por criar perigo através das linhas, executando diversos cruzamentos, no entanto, estes apresentam algumas fragilidades nos duelos aéreos e em defenderem contra-ataques, contando ainda com alguma desorganização defensiva devido aos erros que cometem em zonas perigosas do campo. Apesar dos maus resultados, Les Olympiens falharam em marcar em apenas 2 dos últimos 19 jogos consecutivos, de todas as competições, contando com a presença do matador bela Mischy Batshuayi, 4º melhor marcador do campeonato francês com 14 tentos assinalados.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o Marselha apresenta um histórico de 3 empates e 2 derrotas. Esta sequência de resultados iniciou-se com um empate por 1-1 em terreno do Ajaccio. Seguiu-se um empate por 1-1 em terreno do Lorient, uma derrota por 2-5 na recepção ao Rennes, uma derrota por 2-1 em terreno do Bastia, e na última jornada, um empate por 0-0 na recepção ao Bordéus. Lucas Diarra e Mauricio Isla, lesionados e Romain Alessandrini, castigado, são baixas confirmadas. Abou Diaby permanece em dúvida, condicionado.

Onze Provável: Mandanda – Manquillo, N’Koulou, Rekik e Mendy – Silva e Romao – Thauvin, Cabella e Nkoudou – Batshuayi.

Nos seus últimos 8 confrontos directos, o Monaco venceu 3 embates, tendo o Marselha vencido apenas 2. Os restantes 3 jogos terminaram empatados.

Marseille 3-3 Monaco
Ligue 1 15/16
Marseille 2-1 Monaco
Ligue 1 14/15
Monaco 1-0 Marseille
Ligue 1 14/15
Monaco 2-0 Marseille
Ligue 1 13/14
Marseille 1-2 Monaco
Ligue 1 13/14
Monaco 0-0 Marseille
Ligue 1 10/11
Marseille 2-1 Monaco
Coupe Ligue 10/11
Marseille 2-2 Monaco
Ligue 1 10/11

Este é um jogo crucial para ambas equipas que precisam desesperadamente destes 3 pontos, que têm vindo a demonstrar desempenhos fraquíssimos. Antevê-se um jogo mais aberto devido à necessidade das duas equipas em marcar golo, e tendo em conta que ambos conjuntos marcam, pelo menos 1 golo, em praticamente todos os embates, adivinha-se que o mesmo aconteça aqui, embora os homens de Leonardo Jardim apresentam melhores armas para voltarem ao caminho das vitórias neste encontro.

Prognóstico Odd Casa Sucesso
Empate Anula: Monaco 1.52 Betrally
as monaco
AS Monaco
  • País: França
  • Estádio: Louis II
  • Cidade: Mónaco
  • Fundação: 1924

Ver ficha completa

marselha
Marselha
  • País: França
  • Estádio: Vélodrome
  • Cidade: Marselha
  • Fundação: 1899

Ver ficha completa

Fabio Mota
Fabio Mota
  • Próg. realizados 2066
  • Média Odds usadas 1.82
  • Próg. certos 1062
  • Próg. errados 896
comments powered by Disqus

Últimos jogos