Menu
  • 06 dezembro
  • 18:00
  • Betrally
NFL 13ª Jornada

Minnesota Vikings – Seattle Seahawks (NFL)

A receção aos Seahawks será o grande teste dos Vikings. A vitória dos Packers, na quinta-feira, obriga-os a vencer para não serem ultrapassado na liderança da NFC Norte. Minnesota é uma equipa montada para reproduzir o modelo de sucesso dos Seahawks mas será que a cópia está pronta para aguentar com o original? Seattle parece ter gozo em chegar a esta altura da temporada e meter o turbo. Será que desta vez também só para no Super Bowl? É a pergunta do momento.

Os Minnesota Vikings tiveram uma enorme evolução da temporada passada para esta. Também têm vindo a aproveitar o desacerto da equipa que nos últimos anos domina a NFC Norte. Lideram a divisão, de momento, com oito vitórias e três derrotas. Mas o triunfo dos Packers, na quinta-feira em Detroit, que passam a 8-4, obriga-os a vencer para não serem ultrapassados no topo da tabela. Mas consegui-lo vai ser uma tarefa e tanto.

Não quero com isto dizer que não possa acontecer. De certo modo os Minnesota Vikings são a equipa da NFL que melhor conseguiu reproduzir os pilares em que assenta o sucesso dos Seahawks: um quarterback com um bom braço, que consegue prolongar bastante o tempo que a ofensiva passa em campo, um jogo em corrida que encontra sempre uns passos para dar e uma defesa que intimida os adversários. Vários o tentaram mas não é para todos. Os Vikings só perderem um dos últimos sete jogos – precisamente na receção a Green Bay (30-13) – têm feito grandes exibições embalados pela garra e talento de Adrian Peterson. Quando se tem um jogador destes a liderar o ataque pelo chão, e jogadores defensivos como Therence Newman e Anthony Barr, tudo é possível. Peterson lidera os rankings da Liga, com uma média de 146.4 jardas em corrida por jogo e frente a Atlanta, no fim de semana passado, voltou a consolidar a sua posição, com cento e cinco jardas de progressão e dois touchdowns. Mas a vitória em Atlanta (20-10) fez-se tanto ou mais com a defesa que com o ataque. Reduzir a força ofensiva dos Falcons a apenas trezentas e vinte e seis jardas, dez pontos e três turnovers, diz muito da capacidade da unidade defensiva dos Vikings.

NFLÀs vezes dou comigo a pensar de os Seattle Seahawks não fazem de propósito para chegar a esta altura da temporada e desatar a vencer jogos. Não digo que queiram perder jogos no arranque do campeonato. Mas que seja intencional começar a atingir a melhor forma só a meio da temporada regular. Apostar num pico de forma tardio e na capacidade guerreira da equipa para se superar nos momentos verdadeiramente a doer para só parar no Super Bowl. De preferência nem aí. Claro que uma estratégia destas tem risco. O “modo Superbowl” pode entrar tarde demais, as lesões podem estragar tudo, mas até agora parece estar a dar frutos. Os Seahawks venceram quatro dos últimos cinco jogos – com San Francisco em versão ida (20-3) e volta (29-13, em Dallas (13-12) e em casa com Pittsburgh (39-30) – só tendo falhado na receção a Arizona (39-32). Os Cardinals são os líderes destacados da divisão (9-2) e com esta recente onda Seattle pode descolar em definitivo dos Rams, que são terceiros (4-7). Está na luta por um dos wild-cards da Conferência Nacional. Russell Wilson fez um jogo fantástico, cinco touchdowns, e ainda pode contar com quase cem jardas em corrida da parte de Thomas Rawls. Finalmente, um running back que dá um passo em frente para preencher o vazio que a lesão de Marshawn Lynch deixou.

Minnesota Vikings Seattle Seahawks CenturyLink Field (Seattle) D 41-20
Minnesota Vikings Seattle Seahawks CenturyLink Field (Seattle) D 30-20
Minnesota Vikings Seattle Seahawks H. H. H. Metrodome (Minneapolis) V 35-9
Minnesota Vikings Seattle Seahawks Qwest Field (Seattle ) V 31-13

Seattle ganhou os dois últimos confrontos com Minnesota mas já há duas temporadas que estas equipas não se cruzam.

Prognóstico Odd Casa Sucesso
Mais de 42 pontos 1.92 Betrally
Vikings
Minnesota Vikings
  • País: Estados Unidos
  • Estádio:
  • Cidade: Minnesota
  • Fundação: 1961

Ver ficha completa

seattle seahawks
Seattle Seahawks
  • País: Estados Unidos
  • Estádio:
  • Cidade:
  • Fundação:

Ver ficha completa

Justa Barbosa
Justa Barbosa
  • Próg. realizados 1938
  • Média Odds usadas 2.21
  • Próg. certos 810
  • Próg. errados 1100
comments powered by Disqus

Últimos jogos