Menu

Milsami – Ludogorets (Liga dos Campeões)

Em Orhei, na Moldávia, disputa-se um dos compromissos relativos à segunda mão da segunda pré-eliminatória de acesso à Liga dos Campeões. O Milsami local, campeão moldavo, recebe o Ludogorets, emblema búlgaro orientado pelo português Bruno Ribeiro.

O futebol moldavo é, de há várias anos a esta parte, dominado pelo Sheriff Tiraspol. O Milsami foi o segundo emblema capaz de interromper o período hegemónico de um clube que somou treze títulos de campeão nacional nos últimos 15 anos. Na última época, o “tetra” foi impedido pelo Milsami que conquistou o primeiro campeonato moldavo na sua história. Conquistando também o direito a disputar a fase preliminar da principal prova de clubes à escala continental, o Milsami estreou-se da melhor forma na Liga dos Campeões: Venceu o Ludogorets em Razgrad por 0-1 e conquistou uma importante vantagem para a segunda mão, que disputará em casa. Exceptuando os casos dos defesas Monday (nigeriano), Rhaili (marroquino) e os médios Belak (croata) e Zarychniuk (ucraniano), o plantel do Milsami é inteiramente composto por atletas de nacionalidade moldava e romena, numa equipa em que os jogadores-base são experientes mas há também lugar para muita juventude. O treinador é Iuri Osipenco, de 41 anos.

Em termos de competições europeias, antes de estrear na Liga dos Campeões, o Milsami marcou presença em três edições da Liga Europa. Em 2011/12, disputou dois jogos e ficou-se pela primeira pré-eliminatória. Na temporada subsequente, jogou o mesmo número de compromissos mas entrou na segunda pré-eliminatória. Já em 2013/14, o Milsami alcançou mesmo a terceira pré-eliminatória após ter batido Dudelange e Shakhtyor. No entanto, foi capaz de ir mais longe e perdeu para os franceses do St-Éttiene por um resultado agregado de 6-0.

Onze provável: Mitu – Rassulov, Shedrack, Rahili, Ehran – Cojocari, Andronic, Belak – Antoniuc, Patras, Surdu.

Liga dos CampeõesO Ludogorets, na última temporada, esteve inserido num verdadeiro grupo de tubarões na Liga dos Campeões juntamente com Real Madrid, Liverpool e Basel. Ainda assim, aquele que era à partida o “parente pobre” do grupo foi capaz de se impor e atrapalhar as contas do mesmo, somando quatro pontos, resultado de uma vitória e um empate. A equipa que por esta altura reina no futebol búlgaro foi uma agradável surpresa pelas dificuldades que foi capaz de criar aos adversários, sobretudo nos jogos que foram disputados na Bulgária.

Agora com Bruno Ribeiro ao comando, treinador português que na última temporada orientou o Vitória de Setúbal, o emblema de Razgrad quer marcar nova presença na fase de grupos. Apesar de estar em desvantagem, olhando à equipa que possui, é possível que consiga virar a eliminatória na Bulgária. Não obstante, há que referenciar algumas saídas importantes registadas neste mercado: Júnior Caiçara (ex-Gil Vicente), o goleador Roman Bezjak, o português Fábio Espinho e o espanhol Dani Abalos deixaram o clube búlgaro. Ainda assim, e dado o poderio financeiro do Ludogorets, o clube foi ao mercado e garantiu alguns reforços estrangeiros: Jonathan Cafú (ex-São Paulo), Lukoki (ex-PEC Zwolle), Cicinho (ex-Santos), Chunchukov (ex-Botev), Sasha (ex-Hapoel Tel’Aviv), Borjan (ex-Radnicki) e Prepelita (ex-Steaua). Para este jogo, Ribeiro não poderá contar com o médio Marcelinho, que se encontra suspenso.

O campeonato búlgaro começou este fim-de-semana, mas não da melhor forma para o Ludogorets que perdeu no terreno do Litex Lovetch por 2-0.

Onze provável: Stoyanov – Minev, Aleksandrov, Moti, Angulo – Dyakov, Prepelita, Wanderson – Lukoki, Vura, Chunchukov.

Olhando para o jogo da primeira mão, nota-se que o Ludogorets esteve mal no plano ofensivo. Pouco esclarecido no último terço e incapaz de ultrapassar a muralha construída pelo Milsami. Consentiu o golo de Antoniuc na sequência de um canto, num lance em que a defesa também não esteve particularmente bem. Os búlgaros não estiveram, definitivamente, num dos seus melhores dias na primeira mão. Encontram-se decididos em dar a volta à situação e por isso procurarão fazer golos cedo.

Prognóstico Odd Casa Erro
Resultado ao intervalo: Ludogorets 2.19 Dhoze
FC Milsami
FC Milsami Orhei
  • País: Moldávia
  • Estádio:
  • Cidade: Orhei
  • Fundação: 1997

Ver ficha completa

Ludogorets Razgrad
Ludogorets Razgrad
  • País: Bulgária
  • Estádio:
  • Cidade:
  • Fundação:

Ver ficha completa

Afonso Canavilhas
  • Próg. realizados 1574
  • Média Odds usadas 1.79
  • Próg. certos 815
  • Próg. errados 679
comments powered by Disqus

Últimos jogos