Menu
Ligue 1 29ª Jornada

Marselha – Toulouse (Ligue 1)

Duas equipas que são faces evidentes do que se pode considerar temporadas para esquecer. Do lado do Marselha, uma tragédia marcada desde a primeira jornada, quando Marcelo Bielsa, contra todas as expetativas, bateu com a porta, deixando orfã uma equipa que tanto tempo tinha demorado a fazer sua. A herança deixada foi demasiado pesada e a equipa arrasta-se para o final da temporada em busca de algum tipo de salvação, provavelmente na Taça de França. O Toulouse, por sua parte, parece estar de destino marcado em direção à Ligue 2, tendo mudado de treinador esta semana, talvez já mais a pensar no que será o seu futuro, do que propriamente para alimentar algum tipo de esperança no presente.

Tem sido uma espécie de via sacra para o Marselha a presente temporada. A saída do técnico chileno logo depois da primeira jornada, deixou um plantel formatado para uma ideia de jogo que não tinha qualquer seguidor. Michel, o espanhol cujo último trabalho havia sido no Olympiakos da Grécia, ter-se-á imaginado capaz de devolver a equipa à luta pelos primeiros lugares, mesmo entendendo a superioridade do PSG, mas a sua vida tem sido muito mais dedicada a reorganizar o plantel do que, propriamente, a preparar-se para a competição. Assim, o Marselha chega à 29ª jornada da Ligue 1 na décima-terceira posição, entregue aos dissabores de nem à primeira metade da tabela chegar. Para mais, acabou por sair da Liga Europa, ao ser eliminado pelo Athletic de Bilbao com uma derrota caseira e um empate em Espanha. Na passada quinta-feira, manteve acesa a esperança de ainda conquistar um título ao derrotar o Granville, da quinta divisão francesa, acedendo assim às meias-finais da Taça de França. Mas mesmo assim, ao ter vencido apenas por 1-0, acabou por expôr fragilidades num jogo onde nem deveria haver discussão quanto à sua superioridade. Para este encontro, Ocampos e Dja Djédjé ficam de fora devido a lesão, enquanto N’Koulou cumprirá suspensão.

Onze Provável: Mandanda – Javi Manquillo, Rolando, Rekik, Mendy – Isla, Diarra – Alessandrini, Cabella, Nkoudou – Batshuayi.

Ligue 1Foram dez jogos sem o Toulouse ganhar para que terminasse o consulado de Dominique Arribagé à frente da equipa. Trata-se de uma despedida dolorosa, até porque Arribagé completou parte da sua formação de jogador no clube, tendo representado o mesmo em mais de 300 jogos. Para além disso, no ano passado foi chamado num momento particularmente delicado e havia conseguido salvar a equipa da descida eminente. Este ano, no entanto, o trágico destino cumpriu-se e Arribagé já não estará nesta reta final de campeonato. Para o seu lugar chega Pascal Dupraz, que não alcançou o mesmo nível enquanto jogador, mas foi uma figura da transformação de uma equipa desde os escalões regionais até à Ligue 1, trabalho que desenvolveu entre 1993, quando se estreou como técnico no FC Gaillard, que mais tarde se transformou no Croix de Savoie 74 e, finalmente, no Évian TG, com o qual Dupraz atingiu o seu ponto alto enquanto técnico. Agora, no Toulouse, terá como missão conseguir fazer com que a passagem pela Ligue 2 seja curta e de sucesso. Com Roman a ser o único lesionado, neste primeiro encontro, não se esperam, ainda assim, grandes mexidas no onze.

Onze Provável: Lafont – Tisserand, Issa Diop, Kana-Biyik, William Matheus – Didot, Blin, Akpa-Akpro – Braithwaite, Ben Yedder, Trejo.

Já disputados dois jogos entre os conjuntos nesta temporada, com o Toulouse a apurar-se, após prolongamento, na Taça da Liga, e somando um empate no jogo da primeira volta.

Toulouse 2-1(a.p.) Marseille QF
Coupe Ligue 15/16
Toulouse 1-1 Marseille J7
Ligue 1 15/16
Toulouse 1-6 Marseille J28
Ligue 1 14/15
Marseille 2-0 Toulouse J10
Ligue 1 14/15

O empate parece, assim, um resultado altamente provável, ainda que a jogar em Marselha e depois da mudança de treinador o pêndulo do favoritismo se incline para a equipa da casa.

Prognóstico Odd Casa Erro
3W Handicap: Marselha -1 2.90 Betrally
marselha
Marselha
  • País: França
  • Estádio: Vélodrome
  • Cidade: Marselha
  • Fundação: 1899

Ver ficha completa

toulouse
Toulouse
  • País: França
  • Estádio: Stade de Toulouse
  • Cidade: Toulouse
  • Fundação: 1937

Ver ficha completa

Luís Cristóvão
Luís Cristóvão
  • Próg. realizados 2838
  • Média Odds usadas 2.16
  • Próg. certos 1332
  • Próg. errados 1468
comments powered by Disqus

Últimos jogos