Menu
Ligue 1 16ª Jornada

Marselha – AS Nancy (Ligue 1)

A 16ª jornada da Ligue 1 2016/17 coloca frente a frente Marselha e Nancy. A equipa do sul de França quer tirar proveito do factor casa para se impor frente a um adversário que chega muito motivado graças ao triunfo alcançado no “derby” regional com o Metz.

À imagem do que aconteceu na última temporada, o Marselha tem estado abaixo das expectativa. Na 11ª posição da classificação com 18 pontos, a formação do sul de França ambiciona chegar aos postos que dão acesso às competições europeias, mas a atual realidade indica que primeiro terá que se preocupar em ganhar vantagem em relação aos lugares que dão direito a relegação. De regresso a França depois de ter trocado o Lille pelo Roma, Rudi Garcia tem recursos interessantes para trabalhar, embora haja muito trabalho pela frente para criar uma identidade do ponto de vista coletivo que se perdeu ao longo dos últimos. A última vez que o Marselha deu um ar da sua graça de uma forma mais consistente remonta ao primeiro ano de Marcelo Bielsa no clube, técnico argentino que abandonou o Marselha logo após a primeira jornada da Ligue 1 2015/16.

Nesta tentativa de voltar à ribalta do futebol francês, o Marselha precisa de fazer com que o moderno Velodrome se torne um autêntico “cofre forte” e a verdade é que ainda nenhuma equipa venceu em Marselha na atual temporada. O encontro com o AS Nancy assinala o regresso a casa para os marselheses, isto depois de terem disputado dois encontros consecutivos fora de portas frente ao Mónaco (4-0) e ao Saint-Étienne (0-0). Se o empate no Geoffroy-Guichard e a própria exibição da equipa se revelaram positivos, o mesmo não se poderá dizer do copioso desaire averbado no Principado que, a julgar pela resposta no jogo seguinte, não deixou sequelas na equipa. O último emblema a visitar o Velodrome foi o Caen, emblema que foi derrotado pelo Marselha por uma bola a zero.

Abou Diaby e Henri Bedimo são baixas confirmadas por lesão, ao passo que Lass Diarra permanece em duvida.

Onze Provável: Pelé, Sakai, Fanni, Rolando, Hubocan, Anguissa, Lopez, Vainqueur, Thauvin, Cabella, Gomis

Ligue 1O Nancy viaja até ao Velodrome com o intuito de pontuar. A equipa de Lorraine adoptará uma estratégia atendendo ao facto de defrontar um adversário mais forte, ciente das suas virtudes e fraquezas. Permitirá ao Marselha ter mais bola e está preparada para passar a maior parte do jogo em organização defensiva, apostando num bloco médio/baixo para reduzir os espaços a Thauvin, Cabella e Gomis, dianteiros do Marselha. A última deslocação de maior exigência não correu bem ao Nancy, dado que perdeu no Stade Louis II frente ao Mónaco por seis bolas a zero.

Na 14ª posição da tabela, o Nancy tem apenas menos dois pontos conquistados que o Marselha até à data, mas a posição é pouco confortável tendo em conta que está apenas dois pontos acima da zona de perigo. A atravessar um momento de forma positivo, o Nancy venceu três dos últimos cinco encontros que disputou para o campeonato francês e chega a esta partida muito motivado por um triunfo volumoso no “derby” regional com o Metz (4-0). Na deslocação mais recente que realizou, empatou sem golos no terreno do Montpellier. Guy N ‘Dy Assembe é a única duvida na equipa forasteira, praticamente na máxima força para este compromisso em Marselha.

Onze Provável: Chernik, Cuffaut, Diagne, Lenglet, Badila, Diarra, Bennasser, Pedretti, Dia, Puyo, Hadji

O Marselha é favorito à conquista dos três pontos e as casas de apostas atribuem uma odd interessante à possibilidade de vitória do conjunto da casa. A menos que esteja numa tarde pouco inspirada, o conjunto do Velodrome tem condições para conquistar o triunfo.

Prognóstico Odd Casa Sucesso
Vitória do Marselha 1.76 Betrally
marselha
Marselha
  • País: França
  • Estádio: Vélodrome
  • Cidade: Marselha
  • Fundação: 1899

Ver ficha completa

AS Nancy logo
AS Nancy
  • País: França
  • Estádio: Marcel Picot
  • Cidade: Nancy
  • Fundação: 1967

Ver ficha completa

Afonso Canavilhas
  • Próg. realizados 1569
  • Média Odds usadas 1.79
  • Próg. certos 814
  • Próg. errados 679
comments powered by Disqus

Últimos jogos