Menu
Ligue 1 6ª Jornada

Marselha – Lyon (Ligue 1)

O Marselha e o Lyon medem forças no Estádio Vélodrome, em Marselha, num jogo a valer para a 6ª jornada da Ligue 1. O conjunto da casa, no seu reduto, proporcionou duas performances esmagadoras, contra o Bastia e o Troyes, onde apontaram 10 golos, graças ao seu novo sistema ofensivo. Já o Lyon parte para este jogo com algumas preocupações, tendo em conta a sua lista de baixas, o que irá dificultar a tarefa ao conjunto Hubert Fournier em somar pontos contra um dos seus maiores rivais, também passando por Alexandre Lacazette, que ainda não conseguiu marcar esta época.

Marselha ocupa então o 11º lugar com 6 pontos, fruto de 2 vitórias e 3 derrotas, com parciais de 10 golos marcados e 5 golos sofridos, apresentando, até aqui, grandes dificuldades em se conseguir impor em territórios alheios. Les Olympiens parecem invencíveis quando desafiados em casa, no entanto, sempre que jogam fora de portas mostram-se incapazes de levar a melhor. Tenho conseguido conquistar o 3º lugar na pauta classificativa da última temporada, o Marselha carimbou acesso directo à fase de grupos da Liga Europa, onde se encontra agrupado no Grupo F, juntamente com o SC Braga, FC Groningen e Slovan Liberec, tendo já disputado o 1º encontro deste agrupamento, onde venceu por 0-3 em terreno do FC Groningen. Desde que o técnico Michel assumiu os comandos do plantel principal, de Les Olympiens marcaram 10 golos em 2 jogos em casa, algo que se deve a um novo sistema ofensivo onde os defesas representam um papel muito importante, especialmente Benjamin Mendy, na ala esquerda. Tendo descansado os seus jogadores-chave a meio da semana, o técnico espanhol conta com plantel completamente apto para este encontro.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o Marselha apresenta um histórico de 3 vitórias e 2 derrotas. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma derrota por 1-0 em terreno do Reims. Seguiu-se uma vitória por 6-0 na recepção ao Troyes, uma derrota por 2-0 em terreno do Guingamp, uma vitória por 4-1 na recepção ao Bastia, e na última jornada, uma vitória por 0-3 em terreno do FC Groningen, em jogo a contar para a Liga Europa. Para este jogo, Abou Diaby é a única ausênica, por ainda se encontrar com falta de ritmo de jogo.

Onze Provável: Mandanda – Manquillo, N’Koulou, Rekik e Mendy – Silva, Diarra e Barrada – Alessandrini, Batshuayi e Cabella.

Ligue 1Lyon, por sua vez, encontra-se em 6º lugar com 8 pontos, fruto de 2 vitórias, 2 empates e 1 derrota, com parciais de 6 golos marcados e 2 golos sofridos. Les Gones encontram-se a atravessar uma fase do campeonato um pouco irregular, onde se têm mostrado incapazes de vencer em casa, e vencido sempre fora. Na temporada transacta, este conjunto aos comandos de Hubert Fournier terminou o campeonato em 2º lugar na pauta classificativa, o que lhes carimbou acesso directo à fase de grupos da Liga dos Campeões, onde se encontram agrupados no Grupo H, juntamente com o Gent, Zenit e Valencia. Na 1ª jornada deste agrupamento, o Lyon enfrentou o Gent, em terreno alheio, onde terminou empatado por 1-1, num jogo que poderia ter sido resolvido por Alexandre Lacazette, que falhou o penalti que poderia ter resolvido o jogo ao minuto 88. Para este jogo, e a juntar à moral em baixo deste ponta de lança e à vasta lista de baixas, é ainda de esperar uma recepção bastante hostil, por parte dos adeptos, à antiga estrela do Marselha, Mathieu Valbuena.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, Les Gones apresentam um histórico de 2 vitórias, 2 empates e 1 derrota. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma vitória por 0-1 em terreno do Guingamp. Seguiu-se uma derrota por 1-2 na recepção ao Rennes, uma vitória por 0-4 em terreno do Caen, um empate por 0-0 na recepção ao Lille, e na última jornada, um empate por 1-1 em terreno do Gent, em jogo a contar para a Liga dos Campeões. Clément Grenier, Gueida Fofana e Nabil Fekir estão de fora, todos lesionados, Bakary Koné, Rachid Ghezzal and Rafael, enquanto que Bakary Koné, Rachid Ghezzal e Rafael ainda se encontram condicionados. Tendo poucas soluções disponíveis, o técnico Hubert Fournier deverá lançar o mesmo XI que jogou contra o Gent.

Onze Provável: Lopes – Jallet, Yanga-Mbiwa, Umtiti e Morel – Ferri, Gonalons e Tolisso – Valbuena – Lacazette e Beauvue.

Nos últimos 8 encontros entre estes conjuntos, destaca-se o Lyon, que levou a melhor em 3 jogos, tendo o Marselha apenas vencido 2. Os restantes 3 confrontos, terminaram em empate.

Marseille 0-0 Lyon
Ligue 1 14/15
Lyon 1-0 Marseille
Ligue 1 14/15
Marseille 4-2 Lyon
Ligue 1 13/14
Lyon 2-1 Marseille
Coupe Ligue 13/14
Lyon 2-2 Marseille
Ligue 1 13/14
Lyon 0-0 Marseille
Ligue 1 12/13
Marseille 1-4 Lyon
Ligue 1 12/13
Lyon 0-1(a.p.) Marseille
Coupe Ligue 11/12

A última vez que estes emblemas se encontraram neste reduto, terminou num empate sem golos. Agora, tendo em conta a forma actual de ambos conjuntos, o favoritismo cai para o conjunto da casa, que apresenta ter argumentos suficientes para contrariar um Lyon que se encontra um pouco fragilizado graças um elevado número de baixas.

Prognóstico Odd Casa Erro
Vitória do Marselha 2.05 SuperAposta
marselha
Marselha
  • País: França
  • Estádio: Vélodrome
  • Cidade: Marselha
  • Fundação: 1899

Ver ficha completa

lyon
Lyon
  • País: França
  • Estádio: Parc Olympique Lyonnais
  • Cidade: Lyon
  • Fundação: 1950

Ver ficha completa

Fabio Mota
Fabio Mota
  • Próg. realizados 2047
  • Média Odds usadas 1.82
  • Próg. certos 1058
  • Próg. errados 884
comments powered by Disqus

Últimos jogos