Menu
Ligue 1 20ª Jornada

Marselha – Guingamp (Ligue 1)

A 20ª jornada da Ligue 1 coloca frente a Marselha e Guingamp, equipas que correm por objetivos distintos nesta segundo volta do principal escalão gaulês. A formação do sul de França, que ocupa o 10º posto, ambiciona terminar na prova num lugar que permita disputar uma competição europeia na próxima temporada. Já o modesto Guingamp, por seu turno, espera conseguir alcançar a manutenção entre a elite. Na primeira volta, já com Michel, os marselheses foram ao Stade du Roudourou perder por duas bolas a zero.

Depois de uma temporada que permitiu aos adeptos voltarem a sonhar com a conquista do ceptro, o Marselha tem rubricado um percurso atribulado no atual exercício. Míchel assumiu o comando técnico da equipa depois de “El loco” Bielsa ter batido com a porta numa fase prematura da temporada. Agora, à entrada para a 20ª jornada da Ligue 1, o Marselha está na 10ª posição e contabiliza 25 pontos, menos quatro que o quarto classificado. A equipa tem sido muito fustigada por lesões, fator com influência nas oscilações de rendimento que se registam. Se conseguir fazer uma segunda volta mais consistente que a primeira, o Marselha tem tudo para conseguir alcançar um lugar na Liga Europa da próxima temporada, prova que, de resto, se encontra atualmente a disputar.  Importa sublinhar que o Marselha ainda está envolvido na disputa de todas as provas. O último encontro oficial marcou a estreia na Taça de França, com triunfo no terreno do também primodivisionário Caen através da marcação de grandes penalidades. Curiosamente, o Marselha tem menos pontos conquistados em casa (11) que fora (14).

Várias baixas no conjunto de Michel. Rekik, De Ceglie, Cabella, Sarr, Mendy e Alessandrini estão indisponíveis para esta receção ao Guingamp. Nkoudou e Djédjé permanecem em duvida.

Onze Provável: Mandanda, Isla, N’koulou, Rolando, Manquillo, Lucas Silva, Diarra, Barrada, Ocampos, Nkoudou, Batshuayi

Ligue 1O Guingamp, equipa que recentemente marcou presença na fase de grupos da Liga Europa, protagonizou uma queda acentuada na pauta classificativa nas últimas rondas disputadas no ano de 2015. Perdeu os últimos cinco jogos que disputou para a Ligue 1, algo que se reflecte no antepenúltimo lugar que atualmente ocupa. É certo que a situação não é a melhor, porém, o Guingamp é uma equipa à qual se reconhece capacidade suficiente para garantir a manutenção com relativa facilidade. Nesta luta, a componente anímica tem um peso considerável. Reentrar no trilho dos triunfos é essencial para o Guingamp, sob pena de se instaurar uma barreira em termos psicológicos que faça com que a equipa permaneça neste registo. Apesar de ter sido frente a um adversário claramente inferior e em jogo da Taça francesa, importa sublinhar que o Guingamp entrou em 2016 com o pé direito ao vencer o US Chantilly (0-4).

A deslocação ao Velodrome não constitui o desafio ideal para regressar às vitórias para o campeonato. Embora o Marselha nem esteja a rubricar prestações particularmente auspiciosas em casa, é sempre complicado jogar no renovada reduto marselhês. Desse ponto de vista, até porque foi algo que o Guingamp não conseguiu fazer nos últimos cinco encontros, pontuar já seria um desempenho positivo. Em 10 jogos disputados fora de casa para o campeonato, só venceu dois frente a Nice (0-1) e Troyes (0-1).

A única duvida no conjunto de Gourvennec prende-se com a condição de de Pauw. Samassa, lesionado, falha a partida.

Onze Provável: Lossl, Pereira, Kerbrat, Sorbon, Lévêque, Coco, Mathis, Sankhare, Salibur, Privat, Briand

O Marselha não se quer atrasar mais na luta pelo título. Enfrenta um Guingamp que não está no melhor momento de forma. O conjunto da casa é favorito à conquista dos três pontos nesta partida.

Prognóstico Odd Casa Erro
Vitória do Marselha 1.66 Betrally
marselha
Marselha
  • País: França
  • Estádio: Vélodrome
  • Cidade: Marselha
  • Fundação: 1899

Ver ficha completa

GUINGAMP
Guingamp
  • País: França
  • Estádio: Roudourou
  • Cidade: Guingamp
  • Fundação: 1912

Ver ficha completa

Afonso Canavilhas
  • Próg. realizados 1463
  • Média Odds usadas 1.8
  • Próg. certos 758
  • Próg. errados 627
comments powered by Disqus

Últimos jogos