Menu
Primeira Liga 1ª Jornada

A Bet.pt oferece-te um bónus de25€ grátis para este jogo!

Marítimo – Sporting (Liga NOS)

O Sporting é o últimos dos três grandes a entrar em cena, neste arranque de Liga NOS. Pode parecer um pormenor, pois estamos apenas na jornada inaugural, mas face ao momento da equipa leonina, todos os detalhes contam. Assim, no dia 11, quando se deslocar ao caldeirão dos Barreiros já poderá ter a pressão adicional de ver Benfica e FC Porto, cada um, com 3 pontos somados. A formação de Marcel Keiser chega a este jogo com os índices de confiança em baixo, depois dos resultados da pré-temporada serem muito negativos, e sobretudo após a humilhante derrota, no jogo da Supertaça, diante do eterno rival Benfica.

O Marítimo parece ter aprendido com os erros que cometeu na época passada, ao iniciar a época com um treinador que não tinha “andamento” e experiência na Liga NOS. Não demorou muito para que os responsáveis do clube arranjassem uma alternativa, e foi Petit, que trouxe novamente alguma estabilidade à equipa. No meio disto tudo, o Marítimo chegou a andar muito perto dos lugares de despromoção, e a determinada altura pairou no ar essa preocupação de poderem descer à segunda liga. Assim, para esta temporada, os leões da Madeira não perderam tempo e contrataram um treinador que já deu provas da sua competência, na sua passagem pelo Feirense. Nuno Manta Santos conseguiu a permanência do Feirense e com poucos recursos. Tem agora a oportunidade de comprovar o seu valor num clube que lhe oferece mais e melhores recursos.

A pré-temporada do Marítimo foi globalmente positiva. Nota-se que é uma formação bem mais pragmática, muito mais coesa defensivamente, e que terá uma abordagem bem mais prudente na conquista dos seus pontos. Era assim que Nuno Manta Santos abordava os jogos ao leme do Feirense, mas também é verdade que na equipa de Santa Maria da Feira, dificilmente daria para ser de outra forma. Aqui, no Marítimo tem a possibilidade de “arriscar” um pouco mais, mas dificilmente o fará quando a sua equipa estiver na condição de “underdog”, como é o caso, nesta recepção ao Sporting. Os madeirenses disputaram um total de 8 jogos, incluindo o encontro a contar para a Taça da Liga, e apenas por uma vez foi derrotada. De resto, 4 empates e 3 vitórias.

Já é notório o “dedo” de Nuno Manta Santos, com o Marítimo a demonstrar-se bem mais contido, e em 6 dos 8 jogos houve mesmo menos de 2.5 golos. Os madeirenses irão jogar com todas as “armas” que têm neste momento, desde o seu bom momento de forma, mas sobretudo com o mau momento da equipa adversária. Será natural que Nuno Manta Santos faça um jogo mais defensivo, tentando “enervar” ainda mais a formação leonina, por forma a esperar o momento certo para poder fazer um golo e conquistar pontos.

Bebeto é a maior ausência na formação maritimista, ele que tem sido um elemento chave, quer no plano defensivo, quer no apoio e dinâmica que imprime pelo lado direito do ataque da formação verde rubra.

Onze Provável: Charles – Nanu, Zainadine, Kerkez e Rúben Ferreira – Bambock, Vukovic e João Luís – Edgar Costa, Barrera e Getterson

Liga NOSO Sporting regrediu bastante em comparação com o nível que terminou a época anterior. Quando Marcel Keiser iniciou os trabalhos na equipa de Alvalade, a primeira fase foi muito positiva, somando uma série muito boa de vitórias. Mas, os leões estavam a beneficiar de um calendário simpático, e quando chegaram os jogos de maior grau de dificuldade, o nível de jogo da equipa vacilou, o que era perfeitamente normal, ou não tivesse o treinador holandês a adaptar-se ao futebol português, e a implementar as suas ideias.

A verdade é que os leões foram quase sempre uma equipa frágil, no seu processo defensivo, mas que em muitos jogos compensava com a força que tinha no seu ataque. Era caso para dizer que o Sporting ganhava os seus jogos porque marcava mais golos que os seus adversários. Parece uma frase tão óbvia, mas quero com isto dizer que era raro o jogo em que o Sporting não tivesse de fazer mais que um golo para vencer os seus jogos, tal era a facilidade com que sofria golos.

Mas, a verdade é que a equipa acertou, sobretudo depois de sair da Liga Europa, e já sem a “pressão” de lutar pelo título. Mas, houve um enorme revés, comparando com o desempenho da equipa no presente. A pré-temporada não trouxe uma única vitória, e o melhor resultado foi mesmo um empate (2-2) com o Liverpool. Os leões estiveram a preparar-se para conquistar mais uma taça, neste caso a supertaça, mas foram goleados pelo Benfica. Nesse jogo ficou bem patente a cada vez maior “dependência” por Bruno Fernandes, e mesmo em termos físicos a equipa deixou muito a desejar.

Onze Provável: Renan Ribeiro – Correia, Coates, Mathieu e Acuña – Wendel, Eduardo Henrique e Bruno Fernandes – Raphinha, Vietto e Phellype

Este é um jogo complicado para se encontrar valor quando nas casas Betclic e Bet.pt não tem handicap asiático. É claramente um jogo para explorar valor no Marítimo que deverá criar muitas dificuldades aos leões. O handicap asiático (+0.75), ou mesmo o (+1) têm muito valor noutras casas, e rondam 2.06 e 1.74, respectivamente. Na minha leitura são a aposta que mais valor aportam a este jogo. Mas, não havendo esses mercados disponíveis, vou continuar a procurar valor na formação maritimista, mas neste caso não poderei entrar no handicap (+1), uma vez que isso corresponde à dupla possibilidade para o Marítimo, e aí ja´é muito arriscado, pese embora o mau momento do Sporting há que reconhecer a diferença de argumentos.

Assim, vou procurar valor no golo do Marítimo, até porque o Sporting voltou a cometer muitos erros defensivos, não tem o seu pivot defensivo habitual, Doumbia, e mostrou contra o Benfica que muitos dos seus jogadores ainda tem índices físicos deficitários. Além disso há que perceber como está psicologicamente Bruno Fernandes, depois de ver “gorada” a possibilidade de ingressar no futebol inglês, pelo menos para já. O mercado de ambas marcam cota a 1.86, em Bet.pt e será a aposta para este jogo, na impossibilidade de entrar no handicap asiático.

Prognóstico Odd Casa Sucesso
Ambas Equipas Marcam 1.86 Bet.pt
marítimo
Marítimo
  • País: Portugal
  • Estádio: Estádio dos Barreiros
  • Cidade: Funchal
  • Fundação: 1910

Ver ficha completa

sporting
Sporting CP
  • País: Portugal
  • Estádio: José Alvalade
  • Cidade: Lisboa
  • Fundação: 1906

Ver ficha completa

Duarte Pinto
  • Próg. realizados 251
  • Média Odds usadas 1.77
  • Próg. certos 137
  • Próg. errados 108
comments powered by Disqus

Últimos jogos