Menu
Primeira Liga 12ª Jornada

Marítimo – Sporting (Liga NOS)

O líder da Liga NOS tem uma deslocação bem complicada à Madeira, onde defronta o Marítimo numa situação, no mínimo, caricata. Os atuais nono classificados da competição são orientados por um treinador demissionário. Ivo Vieira já teria colocado o lugar à disposição antes da passada semana, não tendo sido aceite pela Direção, e insistiu na sua saída após a derrota no dérbi do Funchal. Apesar de tudo, é ainda ele quem conduzirá a equipa frente aos leões. Jorge Jesus não podem utilizar Slimani e terá, também, jogo fundamental para a Liga Europa na próxima quinta-feira. De que forma entrará em ação a gestão do treinador num quadro de tanta exigência?

“O grupo está unido”, é esta a mensagem que Alex Soares deixa sobre o atual momento do Marítimo, reconhecido como de crise para o emblema madeirense. Situado na nona posição da tabela, a equipa caiu nesta situação depois da eliminação na Taça de Portugal, onde foi afastado pelo Amarante, e a derrota no terreno do Nacional, num dos dérbis do Funchal. Curiosamente, antes disso, tinha conseguido seguir em frente na Taça da Liga, bem como vencer dois jogos consecutivos na Liga NOS, frente ao Rio Ave e ao Boavista. Assim que esta situação de crise se parece prender mais com o que se passa com o treinador, que estará de saída da equipa, do que propriamente pelos resultados – a quatro pontos do quinto classificado, o Marítimo está onde seria de esperar que estivesse, mais ponto, menos ponto, situado. Edgar Costa e Raul Silva são duas ausências certas na equipa, estando ambos suspensos, pelo que Ivo Vieira estará obrigado a mexer na equipa para a receção ao líder. Sair pontuando frente ao Sporting seria um quadro que seguramente agradaria ao técnico, mas também aumentaria a interrogação sobre as razões para o seu abandono.

Onze Provável: Salin – João Diogo, Deyvison, Dirceu, Rúben Ferreira – Fransérgio – Ghazaryan, Tiago Rodrigues, Patrick, Éber – Marega.

Liga NOSO Sporting segue na frente da Liga NOS, agora com dois pontos de avanço sobre o FC Porto e terá esta semana um dos seus grandes testes da temporada. Para além de jogar na Madeira, local onde habitualmente os grandes sentes dificuldades para se impor, também terá um outro jogo decisivo na próxima quinta-feira, frente ao Besiktas, a contar para a Liga Europa. Jorge Jesus está, então, perante o problema que referiu na Conferência de Imprensa em Moscovo. Sem dúvida que, tendo dois jogos desta importância, parece claro que o técnico dará preferência ao jogo do campeonato, mas também é verdade que a continuidade de partidas obriga a fazer alguma gestão dos seus ativos. Jefferson é um dos casos a ter em conta, já que estando clinicamente apto, e tendo sido convocado, estará longe da melhor forma para ser titular. Também Bryan Ruiz poderá estar a dar sinais de alguma fadiga, o que juntando à lesão de Teo Gutierrez, deixa Jesus limitado nas opções do ataque. Para piorar esta situação, Slimani cumpre castigo no jogo deste sábado, pelo que parece mais do que certo que teremos novidades na constituição de uma dupla de ataque na Madeira, obrigando Ruiz a completar mais 90 minutos e Montero a surgir como ponta-de-lança, curiosamente o lugar onde o treinador pensar que o colombiano rende mais. Porta aberta para que Gelson Martins surja, uma vez mais, como titular.

Onze Provável: Rui Patrício – João Pereira, Paulo Oliveira, Ewerton, Jonathan – William Carvalho, Adrien – João Mário, Bryan Ruiz, Gelson Martins – F. Montero.

Nas últimas duas temporadas, o Sporting venceu na Madeira. Fazê-lo de novo é o objetivo da equipa leonina.

Marítimo 0-1 Sporting Liga NOS 14/15
Sporting 4-2 Marítimo Liga NOS 14/15
Marítimo 1-3 Sporting Liga 2013/14
Sporting 3-0 Marítimo Taça da Liga 2013/14
Sporting 3-2 Marítimo Liga 2013/14
Sporting 0-1 Marítimo Liga ZON Sagres 12/13
Marítimo 2-2 Sporting Taça da Liga 2012/13
Marítimo 1-1 Sporting Liga ZON Sagres 12/13

Qual será o impacto da situação de Ivo Vieira na sua equipa? Poderá a próxima despedida motivar a equipa para um grande jogo ou acabará por pesar negativamente nos objetivos para esta partida? De uma forma ou outra, estará do lado do Sporting a responsabilidade de tomar a iniciativa do jogo e garantir os três pontos.

Prognóstico Odd Casa Erro
Montero para marcar 2.20 Betrally
marítimo
Marítimo
  • País: Portugal
  • Estádio: Estádio dos Barreiros
  • Cidade: Funchal
  • Fundação: 1910

Ver ficha completa

sporting
Sporting CP
  • País: Portugal
  • Estádio: José Alvalade
  • Cidade: Lisboa
  • Fundação: 1906

Ver ficha completa

Luís Cristóvão
Luís Cristóvão
  • Próg. realizados 2915
  • Média Odds usadas 2.15
  • Próg. certos 1367
  • Próg. errados 1507
comments powered by Disqus

Últimos jogos