Menu

Marítimo – Portimonense (Taça da Liga)

Marítimo e Portimonense venceram os respetivos grupos da Taça da Liga, onde estavam Porto e Sporting, para chegar a esta meia-final. Os Maritimistas não atravessam o melhor momento e um apuramento para a final seria importantíssimo para a equipa. Mas o clube algarvio, depois de ter completado a fase de grupos vencendo três adversários da primeira divisão, está totalmente investido na ambição de fazer história.

Nelo Vingada é o primeiro a reconhecer. O Marítimo não atravessa o seu melhor momento, por alguma razão o professor foi chamado a substituir Ivo Vieira no comando técnico. Para o treinador experiente é importante começar a ganhar jogos para validar o trabalho feito. Mas também porque são as vitórias que dão dinâmica e empurram as equipas para a frente. Os Maritimistas bem precisam de um empurrão para o que resta da temporada. A importância desta meia-final é sobretudo essa, psicológica. Evidentemente, como assumiu Vingada, a grande prioridade do conjunto madeirense é assegurar a manutenção na Liga NOS. O Marítimo está seis pontos acima da zona de despromoção e tem que alargar esse fosso o quanto antes. Nos oito jogos disputados em 2016 o Marítimo leva uma vitória – na receção ao Moreirense (5-1) – três empates e quatro derrotas. No fim de semana foi empatar (1-1) ao Estádio do Bonfim.

Na fase de grupos os insulares venceram o Grupo A – onde o FC Porto ficou em último, sem pontuar – com duas vitórias – Feirense (2-4) e Porto (1-3) – em um empate – Famalicão (0-0). Agora o clube espera conseguir repetir a presença na final, em duas épocas seguidas. No ano passado os Maritimistas perderam a final para os Encarnados (2-1).

Onze Provável: Salin – João Diogo, Dirceu, Romário, Patrick Vieira – Tiago Rodrigues, Fransérgio, Diawara – Alex Soares, Edgar Costa, Dyego Sousa.

taça da ligaO Portimonense está a ser a equipa sensação da edição 2015/16 da Taça da Liga. O clube algarvio da II Liga venceu o seu grupo só com vitórias, o que implicou bater consecutivamente três adversários da primeira divisão. O conjunto de Lito Vidigal foi o primeiro a cair (2-4) mas o triunfo mais sonante foi claramente sobre o Sporting de Jorge Jesus (2-0). Na última partida, em que bastaria não perder o Portimonense recuperou de uma desvantagem inicial em Paços de Ferreira para assegurar uma campanha cem por cento vitoriosa (2-3).

Esta prestação na Taça nem sequer é um pico isolado. A equipa orientada por José Augusto está no quinto lugar da segunda liga, com quarenta e seis pontos. Considerando que as equipas B não entram nas contas da subida os algarvios ainda estão na corrida para esse desfecho. É natural que estar a competir em várias frentes até tenha limitado a sua progressão no campeonato mas mesmo assim o Portimonense conta apenas uma derrota nos últimos onze jogos (7V/ 3E/ 1D), com o Desportivo das Aves (0-1).

No sábado passado a equipa conseguiu mais um resultado impressionante ao bater o Sporting B (2-0), com golos de Zambujo e Pessoa. Mas a partida ficou marcada pelos insultos racistas do treinador a Mama Baldé. Ricardo Pereira, que foi expulso nesse jogo, cumpre castigo nesta meia-final.

Esta quarta-feira o clube de Portimão tem hipótese de fazer história, apurando-se pela primeira vez para a final da Taça da Liga. O sonho está a um jogo de distância e José Augusto adoraria ficar com essa marca no currículo.

Onze Provável: Carlos Henriques – Pessoa, Lucas, Agbennyenu, Jadson Morais – Fabrício, Théo Japa, Marcel – Irhene, Pires, Fidélis.

Portimonense 1-0 Marítimo Liga ZON Sagres 2010/11
Marítimo 1-1 Portimonense Liga ZON Sagres 2010/11

As duas equipas não se defrontam há cinco anos, altura em que ambas militavam na primeira divisão nacional. Nessa altura o Portimonses venceu o jogo no Algarve e foi dividir os pontos ao Funchal.

Prognóstico Odd Casa Erro
Vitória do Portimonense 3.95 Betrally
marítimo
Marítimo
  • País: Portugal
  • Estádio: Estádio dos Barreiros
  • Cidade: Funchal
  • Fundação: 1910

Ver ficha completa

portimonense
Portimonense
  • País: Portugal
  • Estádio: Estádio Municipal de Portimão
  • Cidade: Portimão
  • Fundação: 1914

Ver ficha completa

Justa Barbosa
Justa Barbosa
  • Próg. realizados 1899
  • Média Odds usadas 2.21
  • Próg. certos 797
  • Próg. errados 1075
comments powered by Disqus

Últimos jogos