Menu
  • 20 maio
  • 19:45
  • Betrally

Marítimo – Benfica (Taça da Liga)

A final da Taça da Liga está aí e joga-se esta sexta-feira no Estádio Cidade de Coimbra, numa reedição da temporada transacta onde os Encarnados bateram os Leões da Madeira por 2-1. O Marítimo apresentou então uma temporada abaixo das expectativas na Liga NOS, não estando sequer envolvido na luta pelos lugares de acesso às competições europeias, tendo aqui uma boa oportunidade de terminar a época sem deixar o seu palmarés novamente em branco. Contudo, este terá pela frente um Benfica extremamente motivado com a conquista do tricampeonato e com uma impressionante serie de 12 vitórias consecutivas no campeonato português.

Apesar de nunca ter vencido esta competição, o Marítimo alcança então a sua 2ª final, consecutiva, em toda a história do clube nesta prova. Para aqui chegarem, os Leões da Madeira começaram por eliminar a Académica de Coimbra na 2ª Fase, entrando assim para o Grupo A, constituído pelo FC Porto, Feirense e Famalicão, de onde saíram como líderes de agrupamento e alcançando assim as meias finais, onde tiraram o Portimonense do seu caminho. Esta turma orientada por Nelo Vingada, para além de terminar o campeonato numa serie de 4 derrotas consecutivas, não conseguiu melhor do que o 13º lugar na tabela de classificação geral onde terminou a época com 35 pontos, fruto de 10 vitórias, 5 empates e 19 derrotas, com parciais de 45 golos marcados e 63 golos sofridos. Esta foi uma temporada abaixo das expectativas para os Insulares, ainda assim, estes procuram surpreender nesta final e, em caso de vitória, poderão escrever pela primeira vez o seu nome na história da competição. Apesar de contarem com um ataque que marca com regularidade, sendo o 6º ataque do campeonato português que mais golos marcou, contando ainda com Dyego Sousa que foi o 9º melhor marcador do campeonato com 12 golos apontados, é a no sector defensivo que residem as suas maiores fragilidades, apresentando 2ª defesa mais batida da Liga NOS, o que frente ao ataque mais poderoso do campeonato poderá ser bastante perigoso.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o Marítimo apresenta um histórico de 1 vitória e 4 derrotas. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma vitória por 3-0 na recepção ao Vitória de Guimarães. Seguiu-se uma derrota por 1-2 na recepção ao Arouca, uma derrota por 2-1 em terreno do Estoril Praia, uma derrota por 0-2 na recepção ao Benfica, e na última jornada, uma derrota por 2-1 em terreno do Moreirense. Maurício, por lesão, é baixa confirmada para este jogo.

Onze Provável: Salin – João Diogo, Deyvison, Dirceu e Rúben – Bessa, Plessis e Alex Soares – Fransérgio – Dyego Sousa e Babá.

taça da ligaBenfica, por sua vez, é o actual bicampeão em título desta prova, alcançando a 3ª final consecutiva nesta Taça da Liga. Para aqui chegar, os Encarnados começaram por entrar directamente para o Grupo B, constituído pelo Nacional da Madeira, Oriental e Moreirense, tendo conseguido sair como líderes de grupo e alcançando as meias finais, onde tiraram o poderoso SC Braga do seu caminho. Esta foi uma temporada onde, logo no início, as Águias não só demonstraram alguma desorganização e dificuldade em encaixar no estilo de jogo do técnico Rui Vitória, como também mostraram sentir falta de alguns jogadores importantes que sairam após o reinado de 6 anos de Jorge Jesus. Contudo, a pouco e pouco o Benfica foi demonstrando a sua grandeza e o seu verdadeiro valor, começando a vencer batalha após batalha, destacando-se bastante na Liga dos Campeões, onde após sobreviver ao Grupo C, constituído pelo Atlético de Madrid, Galatasaray e Astana, acabou por derrotar o Zenit nos oitavos de final. E quando saiu o Bayern de Munique na rifa como adversário dos quartos de final, os Encarnados demonstraram um grande trabalho de equipa, acabando eliminados mas de cabeça erguida, algo que lhes valeu vários elogios por parte dos alemães.

Este fim-de-semana, os pupilos de Rui Vitória sagraram-se tricampeões nacionais, algo que não acontecia desde as temporadas de 1974/75, 1975/76 e 1976/77, terminado assim época no 1º lugar com 88 pontos, fruto de 29 vitórias, 1 empate e 4 derrotas, com parciais de 88 golos marcados e 22 golos sofridos. Os Encarnados apresentam-se então aqui extremamente motivados, não só por terem conquistado o título de campeões, mas também pela fantástica serie de 12 vitórias consecutivas no campeonato português. As Águias terminaram assim mais uma temporada em grande, apresentando a 2ª melhor defesa do campeonato, com apenas mais 1 golo sofrido que o Sporting, e com o melhor sector ofensivo do campeonato, onde Jonas e Mitroglou foram bastante importantes, tendo o brasileiro sido o melhor marcador da Liga NOS com 32 golos marcados, e o grego o 3º melhor marcador com 20.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o Benfica apresenta um histórico de 5 vitórias. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma vitória por 0-1 em terreno do Rio Ave. Seguiu-se uma vitória por 1-0 na recepção ao Vitória de Guimarães, uma vitória por 2.1 na recepção ao SC Braga, em jogo a contar para a Taça da Liga, uma vitória por 0-2 em terreno do Marítimo, e na última jornada, uma vitória por 4-1 na recepção ao Nacional da Madeira. Júlio César e Nuno Santos são baixas confirmadas, ambos lesionados.

Onze Provável: Ederson – André Almeida, Lindelof, Jardel e Grimaldo – Renato Sanches, Fejsa, Pizzi e Gaitán – Mitroglou e Jonas.

Nos seus últimos 8 confrontos directos, o Benfica venceu 7 embates, tendo o Marítimo vencido o restante.

Marítimo 0-2 Benfica
Liga NOS 15/16
Benfica 6-0 Marítimo
Liga NOS 15/16
Marítimo
1-2
Benfica
Taça da Liga 14/15
Benfica 4-1 Marítimo
Liga NOS 14/15
Marítimo 0-4 Benfica
Liga NOS 14/15
Benfica 2-0 Marítimo
Liga 13/14
Marítimo 2-1 Benfica
Liga 13/14
Marítimo 1-2 Benfica
Liga ZON Sagres 12/13

Uma vez que se trata de uma final, nenhuma equipa é 100% favorita. Contudo, seria uma grande surpresa ver o Marítimo erguer o troféu, visto que durante toda a temporada não demonstrou argumentos suficientes para olhar olhos nos olhos qualquer um dos grandes, ainda para mais, vai encontrar aqui um Benfica extremamente motivado. Tendo em conta a forma de ambas equipas, é de esperar um jogo de um sentido, com os Encarnados a controlarem a posse de bola e o ritmo de jogo, e o Marítimo a explorar o contra-ataque como forma de criar perigo.

Prognóstico Odd Casa Sucesso
Handicap Asiático: Benfica -1 1.86 Betrally
marítimo
Marítimo
  • País: Portugal
  • Estádio: Estádio dos Barreiros
  • Cidade: Funchal
  • Fundação: 1910

Ver ficha completa

benfica
Benfica
  • País: Portugal
  • Estádio: Estádio da Luz
  • Cidade: Lisboa
  • Fundação: 1904

Ver ficha completa

Fabio Mota
Fabio Mota
  • Próg. realizados 1987
  • Média Odds usadas 1.82
  • Próg. certos 1032
  • Próg. errados 851
comments powered by Disqus

Últimos jogos