Menu

Marin Cilic – Rafael Nadal (ATP de Basileia)

O primeiro jogo dos quartos de final do ATP de Basileia junta Marin Cilic e Rafael Nadal. O espanhol lidera os confrontos diretos, com dois triunfos contra um, mas o mais recente remonta já a 2011, o que em se tratando de Rafa praticamente representa uma outra vida. O croata ultrapassou as duas primeiras rondas em sets diretos. O menorquino foi, nas duas ocasiões, forçado a um terceiro set embora seja certo que teve oposição mais exigente. Curiosamente, a melhor classificação de ambos foram os quartos de final, em edições distintas.

Marin Cilic chegou aos quartos de final do ATP de Basileia em 2009, tendo nessa altura sido eliminado por Radek Stepanek. Ainda regressou na edição imediatamente seguinte, sem maior sucesso e desde então o torneio suíço não voltou a fazer parte do seu plano anual. Até agora. Como a maior parte dos jogadores do topo já garantiu a presença nas Finais do World Tour, o croata deve considerar que tem boas hipóteses de ir somando pontos para ascender no Ranking. Faltam duas provas importantes para somar cotação – Basileia e o Masters de Paris – e o top-10 está ao alcance da mão.

Em 2015 Cilic começou um pouco mais tarde mas tem recuperado bem desse atraso. É verdade que ainda não atingiu a fasquia que lhe trouxe o título do Grand Slam, na época passada, mas chegou a quatro meias-finais – Estugarda, Washinghton, Open dos Estados Unidos e Shenzhen – e conquistou mais um troféu de carreira, na semana passada, em Moscovo, batendo para isso o espanhol Roberto Bautista-Agut. Não conseguiu repetir a façanha em Flushing Meadows, mas isso é algo que acontece com frequência a quem se atravessa no caminho de Novak Djokovic.

O primeiro adversário do croata em Basileia foi um rapaz da casa, Marco Chuidinelli, que deu luta no segundo set (6-3, 7-6). Na segunda ronda mediu forças com Teimuraz Gabashvili e a progressão foi bastante mais fácil (6-3, 6-1).

Davidoff_swiss_indoorsRafael Nadal teve uma progressão mais acidentada que o seu próximo adversário. O primeiro obstáculo foi Lukas Rosol, um tenista bastante duro de enfrentar, que gosta de mexer com a paciência dos adversários. O espanhol perdeu o primeiro set de forma bastante desequilibrada e viu o checo servir para fechar a partida no segundo. Ainda assim, Rafa reagiu, anulou esse match point e acabou por levar a melhor no tie break do derradeiro parcial (1-6, 7-5, 7-6). Na segunda ronda do outro lado da rede estava Grigor Dimitrov e desta feita o espanhol entrou melhor na partida, para não ser surpreendido. Mas perdeu o segundo set. Logo no início do terceiro voltou a permitir o break, com uma dupla falta, e teve que recuperar a desvantagem (6-4, 4-6, 6-3). Nadal precisou de mais de duas horas em court e este é já o seu segundo encontro que se prolonga no torneio suíço.

A boa notícia para quem passar à ronda seguinte é que já terá que se haver com Stan Wawrinka, que mais uma vez cedeu na primeira ronda.

2011 Roma Nadal 2   6 6 QF
Cilic 0 1 3
2011 Open da Austrália Nadal 3   6 6 6 R16
Cilic 0 2 4 3
2009 Pequim Cilic 2   6 6 MF
Nadal 0 1 3

Cilic e Nadal só se defrontaram três vezes, com o croata a vencer a primeira, na meia-final de Pequim, e o espanhol as duas seguintes, ambas em 2011.

Prognóstico Odd Casa Erro
Nadal vence o primeiro set 1.71 Betrally
Cilic
Marin Cilic
  • País: Croácia
  • Estádio:
  • Cidade:
  • Fundação:

Ver ficha completa

rafael nadal
Rafael Nadal
  • País: Espanha
  • Estádio:
  • Cidade:
  • Fundação:

Ver ficha completa

Justa Barbosa
Justa Barbosa
  • Próg. realizados 1831
  • Média Odds usadas 2.21
  • Próg. certos 769
  • Próg. errados 1037
comments powered by Disqus

Últimos jogos