Menu

Marin Cilic – Bernard Tomic (ATP Masters Montreal)

Enquanto sexto cabeça-de-série Marin Cilic beneficiou de uma dispensa e entra diretamente para a segunda ronda do Masters de Montreal. Por seu lado, Bernard Tomic, que venceu Bogotá há pouco mais de duas semanas, chegou a este encontro eliminando o português João Sousa.

Em virtude de ter começado mais tarde a época, devido a lesão, Marin Cilic ainda jogou muito pouco em pisos sintéticos este ano. Para dizer a verdade, este será apenas o segundo torneio nesta superfície que o croata disputa em 2015, já que a tentativa de competir em Indian Wells se provou demasiado precoce. Na semana passada, Cilic atingiu a meia-final do ATP de Washington, esbarrando nessa altura no guerreiro Nishikori (3-6, 6-1, 6-4), que viria a sagrar-se campeão na capital norte-americana. Pelo caminho o número oito mundial deixou Sam Querrey (7-6, 7-6) e Alexander Zverev (7-5, 7-6).

ATP_Masters_MontrealComo sexto cabeça-de-série, Marin Cilic não teve que disputar a primeira ronda do Masters 1000 de Montreal e agora terá pela frente o australiano Bernard Tomic. Convém lembrar que o croata está em contagem decrescente para defender o título do Grand Slam conquistado no Open dos Estado Unidos há quase um ano. Por ter começado mais tarde a temporada Cilic demorou algum tempo a entrar no ritmo competitivo adequado mas aos poucos a sua confiança foi voltando e já tem dado um ar da sua graça. Se em Roland Garros se ficou pelos oitavos, afastado por David Ferrer (6-2, 6-2, 6-4), em Wimbledon chegou aos quartos de final, sendo então eliminado por Novak Djokovic (6-4, 6-4, 6-4).

Bernard Tomic chegou a Montreal depois de uma passagem breve e desconsolada por Washington, onde caiu à primeira tentativa, diante de Steve Johnson (6-7, 6-4, 6-2). Mas depressa se recompôs, infelizmente para nós portugueses à custa de João Sousa (6-3, 6-3). Mas a culpa não foi do australiano. Teve mérito na forma assertiva como entrou na prova, sem dúvida, mas foi o tenista português a deixar-se desconcentrar pelas decisões de arbitragem – no fim até clamou contra o olho de falcão –, o que comprometeu pontos decisivos.

Na última semana de julho o vigésimo sexto tenista mais cotado do circuito mundial foi a Bogotá conquistar o seu terceiro título consecutivo na capital colombiana. O torneio já se está a tornar uma espécie de talismã para o australiano de vinte e dois anos. Adrian Mannarino foi o finalista vencido (6-1, 3-6, 6-2).

Em 2013 Tomic não foi além do jogo inaugural e na edição anterior tinha caído na segunda ronda. Pelo menos já igualou a sua melhor prestação. De volta à superfície que lhe é mais favorável e na qual se sente verdadeiramente confortável, Bernard tem razões para se sentir confiante. Mas o obstáculo que terá pela frente leva um título de Grand Slam no currículo e sabemos que se estiver ao seu melhor nível pode ser letal.

Marin Cilic conta por vitórias os dois embates com Bernard Tomic. Curiosamente, os dois tenistas só se cruzaram em Majors, primeiro no Open da Austrália, há cinco anos, o segundo no Open dos Estados Unidos, já em 2011.

2011 US Open Cilic 3   6 6 6 2R
Tomic 0 1 0 2
2010 Australian Open Cilic 3   6 6 4 6 6 2R
Tomic 2 7 3 6 2 4
Prognóstico Odd Casa Erro
Mais de 2.5 Sets 2.32 Dhoze
Cilic
Marin Cilic
  • País: Croácia
  • Estádio:
  • Cidade:
  • Fundação:

Ver ficha completa

Bernard Tomic
Bernard Tomic
  • País: Austrália
  • Estádio:
  • Cidade:
  • Fundação:

Ver ficha completa

Justa Barbosa
Justa Barbosa
  • Próg. realizados 1831
  • Média Odds usadas 2.21
  • Próg. certos 769
  • Próg. errados 1037
comments powered by Disqus

Últimos jogos