Menu
Premier League 1ª Jornada

Manchester United – Tottenham (Premier League)

Aleluia! Red Devils e Spurs juntam-se para dar o pontapé de saída da Liga Inglesa 2015-16. Estamos oficialmente livres de jogos amigáveis. Agora é a doer e tudo indica que no campeonato inglês vai ser tudo muito renhido, duma ponta à outra da tabela. As expetativas estão ao rubro para o Manchester United, esta temporada, e a boa pré-época só veio exacerbá-las. Também Pochettino tem razões para estar confiante. Let the games begin.

A humanidade do hemisfério norte vai-se dividir em dois tipos, no próximo sábado: aqueles que têm uma ida à praia programada e os que vão passar o horário de almoço sentados no sofá, ao fresco, a assistir ao Manchester United vs Tottenham. A minha tribo é a segunda.

Talvez o meu entusiasmo seja excessivo. Não me entendam mal, eu adoro o verão e por mim ele durava pelo menos até dezembro. Mas já não há pachorra para jogos amigáveis, torneios da treta e experiências de treinadores. Quero bola a sério, uma estratégia que faça sentido e resultados com consequências.

Louis van Gaal provou nos jogos da pré-temporada que pode alinhar com dois onzes alternativos sem repetir um único elemento sem que a equipa se ressinta muito disso. O Manchester United volta a ser a potência do futebol inglês a que nos habituou com Sir Alex. O técnico holandês já não tem desculpas e os Red Devils vão cobrar. Uma época triunfal seria ideal para entregar o clube a um sucessor e vir para o Algarve, aproveitar a reforma, como prometeu à esposa. Tem plantel para ombrear com Chelsea, Manchester City e Arsenal. E teve o tempo suficiente para moldar a equipa às suas ideias. Por outro lado, as suas opções táticas, muitas vezes questionáveis, vão ficar muito expostas.

premier leagueCom o nível da concorrência não há margem para erros. É preciso entrar a ganhar e marcar terreno desde a primeira jornada. Espera-se muitos dos reforços que chegaram neste defeso. Morgan Schneiderlin pegou de estaca Schneiderlin e já é o patrão do meio campo do United. Memphis Depay também encaixou muito bem. Marouane Fellaini vai ter muitas dificuldades para entrar no onze. O holandês tem o ritmo, a versatilidade para jogar atrás do ponta-de-lança ou mais encostado à linha e faz uma boa dupla com Rooney, na posição mais avançada. Bastian Schweinsteiger ainda não parece estar em forma para fazer noventa minutos ao ritmo que se impõe na Liga Inglesa e pode começar este primeiro desafio no banco. Matteo Darmian fez uma boa preparação e com base apenas no mérito demostrado devia ser o titular do lado direito da defesa. Há ainda a dúvida quanto a De Gea, quanto a sua saída ou não para o Real Madrid. Seja como for, não há razão nenhuma para abdicar dele no entretanto.

Onze provável: David de Gea – Darmian, Smalling, Blind, Luke Shaw – Ashley Young, Schneiderlin, Carrick, Mata – Memphis Depay, Rooney.

A primeira temporada de Mauricio Pochettino à frente do Tottenham foi um sucesso. Quinto lugar na liga, final da Capital One Cup (que perdeu para José Mourinho 2-0) e duas vitórias significativas sobre Arsenal e Chelsea, em casa, enquanto alterava a estrutura do clube e o estilo de jogo da equipa. A aposta em Harry Kane foi o seu maior feito. Kane foi o primeiro jogador dos Spurs a atingir a marca dos trinta golos numa temporada, em todas as competições, desde Gary Liniker, no início dos anos 90. O problema é que aos vinte e dois anos o internacional inglês parece ser a única opção credível para o ataque do Tottenham, já que Adebayor e Soldado estão desaparecidos em combate desde a época passada e não entrou ninguém novo. Claro que há ainda a hipótese de Kane ser arrebatado a White Hart Lane até ao final de agosto, sendo que o nome mais falado para o fazer é precisamente o United.

Onze provável: Hugo Lloris – Kyle Walker, Toby Alderweireld, Jan Vertonghen, Danny Rose – Eric Dier, Bentaleb – Eriksen, Moussa Dembélé, Chadli – Harry Kane.

O pós-Alex Ferguson abriu alguns precedentes e muitas equipas ultrapassaram o tabu de ir jogar a Old Trafford mas esse período para estar terminado. Em março os Red Devils venceram os Spurs na sua casa, e conseguiram um empate a zero em White Hart Lane.

Manchester United 3-0 Tottenham Liga Inglesa 2014/15
Tottenham 0-0 Manchester United Liga Inglesa 2014/15
Manchester United 1-2 Tottenham Liga Inglesa 2013/14
Tottenham 2-2 Manchester United Liga Inglesa 2013/14
Prognóstico Odd Casa Sucesso
Vitória do Manchester United 1.59 Dhoze
manchesterunited
Manchester United
  • País: Inglaterra
  • Estádio: Old Trafford
  • Cidade: Manchester
  • Fundação: 1878

Ver ficha completa

tottenham
Tottenham
  • País: Inglaterra
  • Estádio: White Hart Lane
  • Cidade: Londres
  • Fundação: 1882

Ver ficha completa

Justa Barbosa
Justa Barbosa
  • Próg. realizados 1831
  • Média Odds usadas 2.21
  • Próg. certos 769
  • Próg. errados 1037
comments powered by Disqus

Últimos jogos