Menu

Manchester United – Borussia Dortmund (Taça Internacional dos Campeões)

O Manchester United e o Borussia Dortmund enfrentam-se esta sexta-feira no Shanghai Stadium, em Shanghai, num embate a contar para a Taça Internacional dos Campeões 2016. Sob as ordens do treinador português José Mourinho, o United prepara-se para o seu 2º encontro de cariz amigável nesta pré-época, tendo vencido no 1º jogo o Wigan Athletic em terreno hostil. Já o Borussia Dortmund tem aproveitado bem a pré-época e apesar das competições caseiras começarem apenas perto do fim de Agosto, estes contam já com 4 jogos disputados, contabilizando 3 vitórias e 1 derrota.

Manchester United iniciou os jogos da pré-época contra o compatriota Wigan Athletic, onde venceu fora de portas por 0-2, com golos de Will Keane e Andreas Pereira, ambos saídos do banco ao intervalo. Os Red Devils preparam-se então para uma nova etapa na história do clube, agora com José Mourinho como treinador principal da turma de Old Trafford as coisas parecem mudar e este promete conquistar títulos. A verdade é que o português venceu o seu primeiro encontro, embora amigável, ao serviço da turma de Manchester. Agora terá um bom teste frente a um Borussia Dortmund que se tem mexido bem nesta pré-época.

É importante referir que Mourinho tem dado muito que falar na janela de transferências, estando-se a reforçar bastante bem e com jogadores de classe mundial, tendo já gasto 80 milhões de euros, com o ponta de lança Zlatan Ibrahimovic a vir do PSG a custo zero, por o seu contrato ter chegado ao fim, o médio ofensivo/extremo Henrikh Mkhitaryan por 42 milhões de euros, ex-Borussia Dortmund, e o central Eric Bailly por 38 milhões de euros, ex-Villarreal. Não se ficando por aqui, tudo aponta para que o treinador português tenha já Paul Pogba, da Juventus, pronto para assinar uma transferência recorde mundial, passando a ser o jogador mais caro do planta. Apesar de não contar com alguns nomes sonantes neste torneio da China, este teste frente ao Dortmund será muito bom ara o emblema de Manchester, que depois irá ter que enfrentar também nesta prova o seu grande rival Manchester City. Uma pré-época já a doer.

Onze Provável: Johnstone – Varela, Bailly, Rojo e Borthwick-Jackson – Mensah e Herrera – Mkhitaryan, Pereira e Depay – Rashford.

amigável internacionalBorussia Dortmund, por sua vez, tem tirado bastante proveito desta pré-época e chega aqui já com 4 jogos de cariz amigável disputados, contabilizando 3 vitórias e 1 derrota. Depois de mais uma temporada onde não conseguiram somar nenhum título ao seu palmarés, ficando como 2º classificado da Bundesliga, perdendo a final da Taça da Alemanha para o Bayern de Munique, e não conseguindo melhor que os quartos de final da Liga Europa ao ser posto fora pelo Liverpool, este conjunto orientado por Thomas Tuchel precisa então de encontrar outras soluções para aumentar o seu desempenho nas competições em que participa.

Nesta janela de transferências, o emblema alemão facturou 107 milhões de euros com a venda de 3 jogadores, Ikay Gundogan por 27 milhões de euros para o Manchester City, Mats Hummels para o Bayer de Munique, por 38 milhões, e Henrikh Mkhitaryan por 42 milhões, para o Manchester United. Contudo, apesar da saída destes 3 jogadores de grande valor para o clube, os Auri-Negros contam já com 7 reforços que custaram no total 83,5 milhões de euros. Começando pelo sector defensivo, os alemães contam agora com o central Marc Bartra, vindo o Barcelona por 8 milhões de euros, o lateral esquerdo Raphael Guerreiro, vindo do Lorient por 12 milhões, os médios centros Sebastian Rode, Bayern Munique por 12 milhões, e Mikel Merino, CA Osasuna por 3.75 milhões, e os avançados Emre Mor, vindo do Nordsjaelland por 7 milhões, e Dembélé, do Rennes por 15 milhões. A juntar a todas estas novas caras, destaca-se ainda Mario Gotze que voltou a casa por 26 milhões de euros, jogador que estava ao serviço do Bayern de Munique desde 2013. Posto isto, o técnico alemão tem agora bastante trabalho pela frente em avaliar os novos reforços e saber quais poderão entrar nos seus planos para esta temporada.

Nos seus 4 jogos amigáveis disputados nesta pré-época, o Borussia Dortmund apresenta um histórico de 3 vitórias e 1 derrota. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma vitória por 2-5 em terreno do Erkenschwick. Seguiu-se uma vitória por 0-2 em terreno do Wuppertaler, uma vitória por 3-2 na recepção ao St. Pauli, e na última jornada, uma derrota por 1-0 em terreno do Munich 1860.

Onze Provável: Burki – Durm, Bartra, Sokratis e Guerreiro – Weigl, Rode e Kagawa – Emre Mor, Pulisic e Dembélé – Aubameyang.

Desde a década de 90 que existiram apenas 2 confrontos directos, tendo o Dortmund vencido ambas partidas.

Manchester United
0-1
Borussia Dortmund
LC 1996/97
Borussia Dortmund
1-0
Manchester United
LC 1996/97

Num jogo onde os dois técnicos irão lançar as novas contratações e jogadores jovens para tomarem nota do seu valor, antevê-se um jogo mexido onde deverão existir alguns golos. O Dortmund apontou 10 golos nos 4 jogos disputados, concedendo golos em 3 deles. Os alemães são uma equipa ofensiva e espera-se que consigam chegar ao golo. Quanto aos Red Devils que detêm uma grande qualidade no sector ofensivo do terreno, espera-se que estes também não tenham problemas em colocar a bola no fundo das redes alemãs, pelo menos, uma vez.

Prognóstico Odd Casa Sucesso
Ambas Equipas Marcam 1.58 Betrally
manchesterunited
Manchester United
  • País: Inglaterra
  • Estádio: Old Trafford
  • Cidade: Manchester
  • Fundação: 1878

Ver ficha completa

dortmund
Borussia Dortmund
  • País: Alemanha
  • Estádio: Signal Iduna Park
  • Cidade: Dortmund
  • Fundação: 1909

Ver ficha completa

Fabio Mota
Fabio Mota
  • Próg. realizados 1773
  • Média Odds usadas 1.83
  • Próg. certos 929
  • Próg. errados 755
comments powered by Disqus

Últimos jogos