Menu
Premier League 21ª Jornada

Manchester City – Everton (Premier League)

O Manchester City recebe o Everton esta quarta-feira num encontro que tem tudo para ser um festival ofensivo. As duas equipas têm algumas semelhanças: forte componente ofensiva, defesas permeáveis e uma temporada algo inconstante. Os Citizens podem aproveitar para atacar o topo da classificação, já que Arsenal e Leicester têm deslocações traiçoeiras a Anfield e White Hart Lane, respetivamente. Os Toffees podem-se aproximar do seu objetivo europeu, com os três pontos. Este será o segundo dos três jogos entre os dois clubes calendarizados para janeiro. O Everton venceu a primeira mão da Capital One Cup.

O Manchester City é terceiro classificado na Liga Inglesa, com trinta e nove pontos, ao fim de vinte jornadas. Está um ponto atrás do Leicester City e a três do líder Arsenal. Nesta ronda do campeonato marcada para o meio da semana os rivais diretos têm também compromissos complicados, que em ambos os casos implicam deslocações. Os Foxes visitam o Tottenham e Wenger vai a Anfield medir-se com Klopp.

Parece simples o que o City tem a fazer. Mas da teoria à prática vai uma longa distância. Este será o segundo de três duelos entre Toffees e Citizens marcados para o início deste ano. E até agora é o Everton que leva vantagem. Venceram há uma semana em Goodison Park (2-1), nas meias-finais da Capital One Cup e é com essa vantagem que seguem para a segunda mão, no Etihad, mais para o final do mês. Funes Mori marcou primeiro, no término da primeira parte, e Jesus Navas igualou o marcador a meio do segundo tempo. Um par de minutos mais tarde Romelu Lukaku voltava a repor o ascendente da equipa de Merseyside.

Basta rever os mais recentes resultados da equipa orientada por Manuel Pellegrini para perceber que a constante é mesmo a tendência para altos e baixos. Ora vejamos. Triunfo em Vicarage Road, frente ao Watford, na última jornada do campeonato (1-2). Mas teve que sofrer para reclamar os três pontos já que só para lá dos oitenta é que Yayá Touré igualou a partida e dois minutos mais tarde Sergio Aguero fazia o golo da vitória. Revela capacidade de reação? Talvez. Acho que é mais a prova de dois jogadores conseguirem, em lances individuais, o que o coletivo não parecia capaz. Seguiu-se a derrota com o Everton e nova vitória no fim de semana diante do Norwich City (0-3), a contar para a terceira ronda da Taça de Inglaterra.

Pellegrini tem Samir Nasri e Vincent Kompany lesionados; Wilfried Bony e Mangala ainda serão reavaliados antes da partida.

Onze Provável: Hart – Sagna, Otamendi, Demichelis, Kolarov – Fernandinho, Touré – De Bruyne, David Silva, Sterling – Aguero.

premier leagueO Everton está na décima primeira posição, com vinte e sete pontos. Mas dada a classificação ainda muito próxima a separação para os lugares europeus, que são a sua meta para a temporada está só a cinco pontos. Uma vitória sobre o City seria ouro sobre azul para se aproximar dos seus objetivos. Já provou que é capaz de o fazer, ainda há uma semana. E o facto de ser no Etihad não é coisa que intimidade particularmente uma equipa que só perdeu um jogo fora esta temporada, em todas as competições. A verdade é que os Toffees evidenciam todas as marcas de um clube treinador por Roberto Martínez. Fluidez, bom toque de bola, criatividade e eficácia ofensiva que contrasta com um setor mais recuado pouco focado nas funções defensivas.

Os últimos dois jogos foram compromissos das Taças e o Everton desembaraçou-se sem problemas de maior. Quanto à primeira mão da semifinal da Taça da Liga, estamos conversados. Na Taça de Inglaterra recebeu um adversário da League Two, o Dag and Red, e fez os mínimos (2-0). O espanhol Joel Robles, que esteve entre os postes nos encontros das taças pode merecer a titularidade no jogo ligueiro. Tim Howard está em visível baixa de forma e tem sido muito contestado pelos adeptos e comentadores. Problemas também para o técnico no lado direito da defesa. Tony Hibbert, Tyas Browning e Seamus Coleman estão todos entregues ao departamento médico o que deve obrigar à adaptação de Galloway para essa vaga. Oviedo e McCarthy são as restantes baixas. Lukaku, com um problema no tornozelo, está em dúvida para esta partida, assim como Cleverley, Naismith e Funes Mori.

Onze Provável: Robles – Galloway, Stones, Jagielka, Baines – Barry, Besic – Deulofeu, Barkley, Koné – Lukaku.

Everton 2-1 Manchester City Capital One Cup 2015/16
Everton 0-2 Manchester City Premier League 2015/16
Everton 1-1 Manchester City Premier League 2014/15
Manchester City 1-0 Everton Premier League 2014/15

O Everton já não vencia um confronto com o City há quase três anos e voltou a fazê-lo em Goodison Park.

Prognóstico Odd Casa Erro
Ambas as Equipas Marcam 1.62 Betrally
manchestercity
Manchester City
  • País: Inglaterra
  • Estádio: Etihad
  • Cidade: Manchester
  • Fundação: 1880

Ver ficha completa

everton
Everton
  • País: Inglaterra
  • Estádio: Goodison Park
  • Cidade: Liverpool
  • Fundação: 1878

Ver ficha completa

Justa Barbosa
Justa Barbosa
  • Próg. realizados 1899
  • Média Odds usadas 2.21
  • Próg. certos 797
  • Próg. errados 1075
comments powered by Disqus

Últimos jogos