Menu

Mali – Níger (CAN 2013)

Na primeira jornada do Grupo B da Taça das Nações Africanas, o Mali tentará comprovar que tem condições para ser um candidato ao título, enquanto o Níger perseguirá uma vitória que lhe escapou na edição de 2012. Com todo o favoritismo do lado maliano, caberá ao Níger mostrar as qualidades que o trazem à segunda CAN consecutiva.

Patrice Carteron fará a sua estreia nesta competição depois de ter substituído Alan Giresse. O jovem técnico francês herda um conjunto muito bem montado, com jogadores experientes e alguns jovens, e tentará levar Seydou Keita ao título, naquela que deverá ser a sua última participação na prova.

Na baliza, a aposta deverá passar pelo jovem Samassa, do Guingamp, destronando assim Diakité, do Stade Malien, titular em 2012. Na linha defensiva, Adama Coulibaly, do Auxerre, deverá emprestar a sua experiência, num setor onde há muita juventude. Ousmane Coulibaly, do Brest, e Adama Tamboura, dos dinamarqueses do Randers, devem manter a titularidade, sendo que se poderá sentir a falta de Cédric Kanté.

No meio campo, a categoria dos malianos é mais do que muita. Para lá da estrela Seydou Keita, Momo Sissoko, do Paris SG, e Samba Diakité, do QPR, deverão ser os titulares. Muitas opções criativas, o que valerá a este conjunto ser um dos que mais atrairá a atenção dos fãs do futebol espetáculo. Na linha da frente, o pivô é Modibo Maiga, atualmente no West Ham, possante avançado que, sendo bem servido, poderá ser letal. Yatabaré, do Guingamp, e Garra Dembelé, do Friburgo, são as restantes opções, numa equipa que poderá marcar muitos golos nesta prova.

Isso mesmo ficou demonstrado nos dois jogos de qualificação, onde o Mali venceu o Botswana por 3-0 e 4-1.

Para quem viu o Níger na CAN 2012, a ideia clara que ficou foi de estar perante um conjunto que apostou tudo na fórmula Mazzou + 10 e perdeu. Com Gernot Rohr como técnico, a expetativa será a de ver um conjunto mais evoluído taticamente, mas ainda assim as opções do alemão não serão tantas que permitam uma mudança radical da atitude da equipa. ~

CAN 2013Moussa Mazzou, atualmente no Chippa United, da África do Sul, é de fato uma figura única no panorama do futebol nigerino. Com passagens pelo Mónaco, CSKA e Bordeús, o possante avançado lutou por conseguir confirmar todo o potencial que apresenta. Na seleção, para além da qualidade, é também o líder, mas precisa de ser melhor servido para conseguir fazer a diferença. William Ngounou, que joga na Suécia e foi o marcador do único golo do Níger em 2012, deverá fazer-lhe companhia, com Karin Lancina, do Cotonsport dos Camarões, a ser outra boa opção.

Da equipa de 2012, Issoufou Boubacar foi o jogador que mais se destacou, apresentando-se como um dínamo energia no meio-campo do Níger. Atualmente a jogar na Tunísia, o pequeno nigerino voltará a ser fundamental nas movimentações da sua equipa. Dos restantes jogadores, quase todos a evoluir na liga local, destaque para Mohamed Soumaila, que apesar de ter apenas 18 anos, marcará presença na sua segunda CAN. Na defesa, Chicoto, dos tunisinos do Marsa, será uma das referências, enquanto a baliza deverá manter-se entregue a Daouda, outro jogador do Chippa United da África do Sul.

Para além da dificuldade do Níger em vencer jogos fora do seu país, a preparação para a CAN também não deu grandes sinais de optimismo. Derrotas frente ao Togo (1-2) e a Marrocos (0-3), um empate a zero com o Burkina Faso e apenas uma vitória, em casa, frente ao Togo (3-1), deixam muitas dúvidas sobre o que poderá fazer neste torneio.

Os confrontos diretos entre estes dois países disputaram-se todos há mais de 20 anos. As vitórias registadas pelos malianos nos últimos confrontos dizem pouco sobre o que se passará este domingo, ainda que a tendência vá nesse sentido:

Níger 0-1 Mali  Jogos Amigáveis 1992
Níger 0-2 Mali  Jogos Amigáveis 1992
Mali 1-0 Níger  Jogos Amigáveis 1988
Níger 1-0 Mali  Jogos Amigáveis 1987
Níger 1-1 Mali  Jogos Amigáveis 1983
Níger 1-1 Mali  Jogos Amigáveis 1983

O Mali é o grande favorito e só uma surpresa inesperada poderá permitir um resultado que não seja a sua vitória.

A Bet365 oferece-lhe 50€ de bónus para apostar neste jogo: http://bitly.com/50eurbonus

Prognóstico Odd Casa Sucesso
Vitória do Mali 1.50 Bet365
mali
Mali
  • País: Mali
  • Estádio:
  • Cidade:
  • Fundação:

Ver ficha completa

niger
Níger
  • País: Níger
  • Estádio:
  • Cidade:
  • Fundação:

Ver ficha completa

Luís Cristóvão
Luís Cristóvão
  • Próg. realizados 2838
  • Média Odds usadas 2.16
  • Próg. certos 1334
  • Próg. errados 1468
comments powered by Disqus

Últimos jogos