Menu

Mali – Gana (CAN 2013)

Mali e Gana disputam o terceiro e quarto lugar da Taça das Nações Africanas, depois de terem ficado pelo caminho nos jogos das meias-finais. Os malianos foram goleados pela Nigéria, enquanto o Gana foi afastado na marcação das grandes penalidades pelo surpreendente Burkina Faso. O encontro entre as duas equipas será um remake do acontecido na fase de grupos, quando os ganeses venceram por um a zero.

Se o Mali quiser ganhar desta vez, terá que ser uma equipa bem mais inspirada, o que não conseguiu ser durante esta competição. Ultrapassando obstáculos com racionalidade e frieza, os malianos chegaram às meias-finais sem brilho e acabaram por ser derrotados de forma bem pesada perante um adversário que teve a sorte do jogo.

Patrice Carteron, o técnico maliano, tem optado por rodar o seu onze, o que acabou por vitimizar a equipa no derradeiro encontro. Salif Keita, que foi essencial nos primeiros jogos, perdeu algum fulgor com o acumular de jogos e a equipa, no seu todo, ressente-se desse facto. Sissoko, que poderia emergir como uma opção na zona intermediária, também demora a afirmar-se, sendo que os malianos poderão, apesar de tudo, terminar a competição em terceiro lugar.

Vão precisar de maior concentração defensiva, onde N’Diaye deverá voltar a perder o lugar, ao mesmo tempo que terão que encontrar, entre os seus vários avançados, quem consiga marcar golos. Será essencial para o conjunto de Carteron que Maiga, Cheick Diabaté ou Mamadou Samassa se afirmem como marcadores de golos. Tem faltado golos e maior determinação perto da área adversária, o que constitui uma grande falha no conjunto maliano.

CAN 2013O Gana apresentou-se frente ao Burkina Faso como quem se prepara para cumprir mínimos e acabou por ficar pelo caminho, numa das derrotas mais dececionantes da história desta seleção. A vencer ao intervalo, não foram capazes de segurar a vantagem, algo que era uma característica natural da seleção ganesa. Kwasi Appiah, o técnico, ver-se-á assim obrigado a repensar a forma como coloca a sua equipa em campo, porque numa mudança geracional, poderá ser o estilo que necessite, também, de um retoque.

Rabiu viu um cartão amarelo e ficará de fora deste jogo. Para o seu lugar,Derek Boateng ou Annan serão as opções mais naturais. Asamoah Gyan e Kwaso Asamoah precisam de colocar-se na posição de líderes deste conjunto, já que nos momentos de decisão, a sua experiência competitiva poderá fazer a diferença. Isso esteve em falta no jogo contra o Burquina, com os resultados que se registaram.

Wakaso voltou a marcar e tem sido a ele que o conjunto recorre no momento de procurar um salvador. Sem virar a cara às responsabilidades, não é, no entanto, um jogador que mantenha um nível fiável. No outro extremo, Atsu vai cimentando a sua posição, o que é assinalável, se pensarmos que este jogador, no ano passado, era ainda júnior. Agora é titular na seleção ganesa e opção regular no FC Porto.

Na defensiva, o Gana continua sem grandes falhas, ainda que a Vorsah tenha executado uma das piores grandes penalidades da história do futebol. No jogo jogador, ainda assim, com Boye, constitui uma das fortes duplas de centrais da competição.

A única vez que o Mali bateu o Gana na sua história foi na CAN 2012, fazendo-o para conquistar o terceiro lugar da competição:

Gana 1-0 Mali  CAN 2013
Gana 0-2 Mali  CAN 2012
Gana 2-0 Mali  CAN 2012
Gana 2-2 Mali  WC2010 CAF
Mali 0-2 Gana  WC2010 CAF

Ainda assim, o jogo realizado há duas semanas parece dar-nos mais informação sobre o que podemos esperar deste encontro. Uma vitória do Gana parece o mais provável, sendo que o Mali parece ter já perdido o seu momento físico. No entanto, Patrice Carteron poderá ter uma última cartada para lançar no jogo da motivação, e conseguir com isso uma medalha.

A Bet365 oferece-lhe 50€ de bónus para apostar neste jogo: http://bitly.com/50eurbonus

Prognóstico Odd Casa Erro
Vitória do Gana 2.20 Bet365
mali
Mali
  • País: Mali
  • Estádio:
  • Cidade:
  • Fundação:

Ver ficha completa

gana
Gana
  • País: Gana
  • Estádio:
  • Cidade: Accra
  • Fundação: 1957

Ver ficha completa

Luís Cristóvão
Luís Cristóvão
  • Próg. realizados 2909
  • Média Odds usadas 2.15
  • Próg. certos 1365
  • Próg. errados 1506
comments powered by Disqus

Últimos jogos