No país vizinho, a semana futebolística foi dedicada à disputa dos encontros da primeira mão da quarta ronda da Copa do Rei. Os emblemas primodivisionários foram a jogo pela primeira vez numa competição cujo formato competitivo continua a dar que falar: o facto de se disputar a duas mãos a partir da quarta eliminatória reduz substancialmente as probabilidades de surgirem “tomba gigantes”, tirando a essência tradicional das taças nacionais. Málaga e Villarreal foram as duas equipas da La Liga surpreendidas.

Foto: "Sport"

Foto: “Sport”

A primeira surpresa da quarta eliminatória da Copa do Rei 2017/18 proporcionou-se logo no primeiro desafio. O Málaga, “lanterna vermelha” do principal escalão espanhola, foi a Soria (Castilla y León) perder com o Numancia da Liga Adelante por duas bolas a uma. Míchel procedeu a algumas alterações na equipa e, se com os habituais titulares tem sofrido bastante, o Málaga não se deu melhor com os jogadores que não têm gozado de tantos oportunidades. José Recio até adiantou a equipa malaguenha no marcador aos 21 minutos, vantagem que foi conservado até ao minuto 90, altura em que Nacho Romo empatou o desafio. Galvanizada pelo empate que, ainda assim, não permitia chegar ao La Rosaleda em vantagem, o Numancia fez o golo da vitória já em tempo de compensação, cortesia de Alberto Escassi. A vitória por duas bolas a uma alimenta as esperanças da equipa treinada por Jagoba Arrasate para a partida da segunda mão, agendada para 29 de novembro.

O Villarreal não teve melhor sorte nesta primeira mão, caindo na deslocação a casa do Ponferradina, emblema que milita um escalão abaixo do Numancia, na 2ª divisão B do futebol espanhol. O “submarino amarelo” também se apresentou com uma equipa maioritariamente composta por jogadores que não são utilizados com frequência e perdeu por uma bola a zero, golo de Cidoncha aos 37 minutos. A derrota em Ponferrada pôs fim a um ciclo de cinco jogos sem perder do Villarreal e o facto de não ter conseguido fazer nenhum golo aumenta a dificuldade da tarefa para a segunda mão, embora a diferença de qualidade entre as duas equipas seja uma evidência.

Barcelona e Real Madrid vencem, Atlético empata

O Barcelona de Ernesto Valverde apresentou-se em Murcia com os portugueses Nélson Semedo e André Gomes no onze titular, ambos totalistas. A resistência da equipa local que milita na 2ª divisão B do campeonato espanhol durou praticamente uma parte, até que aos 44 minutos Paco Alcácer dezfez o nulo. Os “Culés” entraram com tudo na segunda parte e resolveram a questão ainda antes da hora de jogo com golos de Gerard Deulofeu e José Arnáiz, jovem de 22 anos contrato ao Valladolid que tem atuado pelo Barcelona B e se estreou com a camisa da equipa principal.

O Real Madrid participou num últimos jogos da ronda, disputado na noite de quinta-feira (26). Desde o célebre “Alcorconazo” que todo e qualquer jogo desta fase da Copa del Rey deve ser encarado com toda a seriedade e, nos arredores de Madrid, um Real em modo alternativo conseguiu vencer o Fuenlabrada por duas bolas a zero, dois golos de grande penalidade apontados já na segunda parte por Marco Asensio e Lucas Vázquez. Ao Fuenlabrada valeu o atrevimento inicial que ainda colocou Kiko Casilla à prova, bem como a exibição de Jordi Codina, ex-guarda-redes do Real Madrid hoje com 35 anos.

O Atlético de Madrid não foi além de um empate na visita ao terreno do Elche, emblema que até há bem pouco tempo estava no principal escalão e hoje disputa nada mais nada menos que a 2ª divisão B. Thomas Partey adiantou os “Colchoneros” na partida, mas um golo de Lolo Plá (ex-jogador do Benfica B) na conversão de uma grande penalidade, no início da segunda parte, ditou uma igualdade.

Nos restantes jogos entre primodivisionários e equipas de escalões secundários, o Sevilha venceu o Cartagena (0-3), o Valência derrotou o Zaragoza (0-2), o Bétis triunfou diante do Cádiz (1-2), o Formentera empatou com o Athletic (1-1), o Leganás derrotou o Valladolid (1-2), o Celta de Vigo foi vencer a casa do Eibar (1-2),  a Real Sociedad conquistou vantagem em casa do Lleida Esportiu (0-1) e o Tenerife empatou sem golos na receção ao Espanhol.

Boas Apostas!