Menu
  • 08 setembro
  • 19:45
  • Dhoze

Macedónia – Espanha (Euro 2016)

A Espanha conseguiu alcançar o primeiro lugar do grupo C e agora vai tentar alargar a vantagem para os eslovacos. Da última vez que defrontou a Macedónia La Roja marcou cinco e nova goleada ajudaria bastante na diferença de golos. Mas o objetivo principal continua a ser os três pontos e, se possível, uma exibição cada vez mais convincente.

Assim que o sorteio definiu os grupos a Macedónia sabia que as hipóteses de qualificação para o Europeu de futebol, pela primeira vez na sua história, eram praticamente nulas, mesmo com o alargamento. A oposição era demasiado forte mas ainda assim a seleção nacional assumiu o desafio com a maior seriedade. Neste momento, sete jornadas cumpridas, os macedónios estão descartados do apuramento mas ainda têm a possibilidade de evitar a última posição do grupo. Há sempre objetivos intermédios, são sempre o segredo para uma evolução sustentada.

Até agora a Macedónia acumulou seis derrotas e um triunfo, que lhe valeu os três pontos que agora soma. Está apenas a um ponto dos outros dois parceiros de fundo da tabela – Bielorrússia e Luxemburgo. O triunfo veio precisamente frente a estes últimos, quando visitaram Skopje (3-2), mas no passado sábado os luxemburgueses exerceram a sua vingança (1-0).

Onze Provável: Pashovski – Ristovski, Shikov, Ristevski, Zhuta – Gligorov, Petrovic – Ibraimi, Abdurahimi, Trajkovski – Ivanovski.

Euro 2016No sábado a Espanha começou a abafar as vozes críticas que se tinham levantado. Perante o grande rival do grupo, que até então liderava, La Roja foi capaz de dar uma resposta em estilo, retribuindo o desaire que a Eslováquia lhe havia aplicado em outubro. Ján Kózak tentou fechar os caminhos para a baliza da sua seleção mas a Espanha também tinha a lição estudada. Não tardou muito a levá-la à prática. David Silva, que está a assumir cada vez mais protagonismo na definição do jogo espanhol, fez um passe magistral para as costas da defesa eslovaca, que Jordi Alba não desperdiçou, cabeceando para abrir o marcador. Não seria preciso mais, embora os espanhóis tenham continuada a tentar, mas então já o adversário estava de sobreaviso sobre as intenções. À meia hora de jogo Andres Iniesta alargou a vantagem, na conversão de um penálti do guarda-redes Kosacik sobre Diego Costa. Na segunda parte os eslovacos ainda tentaram reagir mas para a Espanha guardar a bola é quase um passatempo.

A próxima paragem é Skopje, para defrontar a última classificada do grupo C. No encontro da primeira volta, logo a abrir a qualificação, a Macedónia foi um opositor muito conveniente para os espanhóis, levando de Valencia uma mão cheia de golos aos quais respondeu apenas uma vez, com uma penalidade assinalada a Raul Albiol (5-1). Como se sabe, a diferença de golos pode vir a ser essencial, dado que Espanha e Eslováquia estão igualadas em pontos – dezoito – e este segundo jogo será aproveitado pelos espanhóis para aumentar a sua contagem. Mas o essencial é garantir os três pontos para consolidar o primeiro posto. E esperar que Eslovacos e ucranianos se atrapalhem mutuamente no outro jogo do grupo. Em outubro a equipa de Vicente Del Bosque termina com a receção ao Luxemburgo e uma deslocação à Ucrânia.

Onze Provável: Casillas – Juanfran, Piqué, Sergio Ramos, Jordi Alba – Fàbregas, Busquets, Iniesta – David Silva, Diego Costa, Pedro.

Espanha 5-1 Macedónia Euro 2016 (Q)
Macedónia 2-3 Espanha Amigáveis 2009
Espanha 3-0 Macedónia Euro 1996 (Q)
Macedónia 0-2 Espanha Euro 1996 (Q)

Escusado será dizer que a Espanha venceu os quatro confrontos que teve com a Macedónia, marcando uma média de 3.25 golos por partida. Curiosamente, La Roja também fará parte do grupo de qualificação para o Mundial 2018 em que a Macedónia está incluída, portanto estes jogos podem servir de aprendizagem.

Prognóstico Odd Casa Erro
Mais de 3.5 Golos 2.55 Dhoze
Macedonia
Macedónia
  • País: Macedónia
  • Estádio:
  • Cidade: Skopje
  • Fundação: 1949

Ver ficha completa

Espanha
Espanha
  • País: Espanha
  • Estádio:
  • Cidade: Madrid
  • Fundação: 1920

Ver ficha completa

Justa Barbosa
Justa Barbosa
  • Próg. realizados 1899
  • Média Odds usadas 2.21
  • Próg. certos 797
  • Próg. errados 1075
comments powered by Disqus

Últimos jogos