Menu

Maccabi Tel Aviv – Zenit (Liga Europa)

O clube israelita passou por quatro pré-eliminatórias para chegar à fase de grupos e arranca a sua participação com a receção ao adversário teoricamente mais exigente. O Zenit tem tudo para se impor neste Grupo D e ganhar balanço para a etapa seguinte. Mas Mircea Lucescu é um treinador muito rodado e vai tratar de evitar que a equipa entre em qualquer tipo de complacência.

Maccabi Tel Aviv e Qabala são os verdadeiros sobreviventes desta edição da Liga Europa. Estes dois clubes começaram no último dia de junho, na primeira pré-eliminatória, e tiveram que superar quatro adversários para garantir participação na fase regular da prova europeia. No caso dos israelitas, os obstáculos foram o ND Gorica (3-0, 0-1), o Kairat (1-1, 2-1), o Pandurii (1-3, 2-1) e o Hajduk Split (2-1; 2-1, 3-4 p.). Um percurso exigente que o Maccabi foi ultrapassando passo a passo, com segurança. E quando a oposição subiu de nível a equipa treinada pelo georgiano Shota Arveladze não fraquejou, ainda que tenha tido que resolver a passagem através da marcação das grandes penalidades.

Liga EuropaA equipa israelita espera manter o bom ritmo que traz das eliminatórias para fazer uma boa fase de grupos. E nesse sentido, talvez não seja nada mau começar esta etapa defrontando aquele que é, pelo menos no papel, o adversário mais complicado do Grupo D (Maccabi Tel Aviv, Zenit, AK Alkmaar, Dundalk). Em teoria, o conjunto russo é o favorito para conquistar o primeiro posto, o que permite a israelitas e holandeses disputar a segunda vaga. Mas convém não desmerecer os inesperados irlandeses. Dificilmente conseguirão atacar o segundo lugar mas vão fazer de tudo para provocar estragos aos concorrentes do grupo D.

O Maccabi Tel Aviv tem complementado a excelente campanha europeia com uma boa prestação no arranque da temporada doméstica. Venceu as duas primeiras jornadas e no domingo passado cedeu os primeiros pontos, em casa, frente ao Beitar Jerusalém (2-2). Nosa Igiebor e Tal Ben Haim (de penálti) marcaram para o Maccabi mas a equipa acabaria por ser surpreendida pelo golo da igualdade em cima dos noventa.

Onze provável: Rajkovic – Dasa, Ben Haim, Tibi, Ben Harush – Alberman – Mikha, Nosa, Medunjanin, Ben Haim – Scarione.

Mircea Lucescu mudou-se este verão para S. Petersburgo, depois de uma longa passagem pelo Shakhtar Donetsk. O experiente treinador romeno parece ter encaixado muito bem no clube russo e ainda não sofreu nenhuma derrota nas sete partidas da nova época (4V/2E). A estreia em jogos competitivos foi auspiciosa, ao conquistar a Supertaça Russa frente ao rival CSKA Moscovo (1-0), com um golo solitário do brasileiro Maurício. No fim de semana o Zenit somou a segunda vitória consecutiva na Liga Russa, com uma goleada no terreno do Arsenal Tula (0-5). Nestas duas partidas o clube marcou uma média de quatro golos por encontro, sem consentir nenhum golo contra.

Pela primeira vez em seis anos o Zenit não participa na Liga Milionária. Em 2013 e 2015 chegou aos oitavos e quartos de final da Liga Europa mas sempre depois de cair da fase de grupos da prova de elite. Portanto, este é um conjunto com obrigação – pela qualidade do plantel e pela experiência nestas andanças do futebol ao mais alto nível de exigência – de reclamar para si o primeiro lugar de um grupo onde a concorrência não é particularmente complicada. A forma como se apresentar em Tel Aviv vai dar indicação da seriedade com que o conjunto, habituado a testes mais exigentes, vai assumir esta fase de grupos. Se facilitar vai ter problemas.

Onze provável: Lodygin – Smolnikov, Neto, Criscito, Zhirkov – Guiliano, Javi Garcia, Witsel – Kokorin, Dzyuba, Shatov.

As duas equipas nunca se defrontaram antes.

Prognóstico Odd Casa Sucesso
Ambas as equipas marcam 1.95 Betrally
Maccabi-Tel-Aviv
Maccabi Tel Aviv
  • País: Israel
  • Estádio: Bloomfield
  • Cidade: Tel Aviv
  • Fundação: 1906

Ver ficha completa

zenit
Zenit
  • País: Rússia
  • Estádio: Petrovsky
  • Cidade: Saint-Peterburg
  • Fundação: 1925

Ver ficha completa

Justa Barbosa
Justa Barbosa
  • Próg. realizados 1866
  • Média Odds usadas 2.21
  • Próg. certos 784
  • Próg. errados 1057
comments powered by Disqus

Últimos jogos