Menu

Maccabi Tel Aviv – Union Olimpija (Eurocup)

Primeiro jogo de sempre para o Maccabi Tel Aviv na Eurocup, um dos nomes grandes que caiu para esta prova depois de uma crise que o levou a falhar o Top 16 da Euroleague. Para a equipa israelita e para o seu novo técnico, Zan Tabak, a Eurocup acaba por ser uma oportunidade de se poder reconstruir perante um quadro competitivo diferente. Facilidades, não encontrará, até porque partilha grupo com o Unics Kazan e o Nizhny Novgorod, da Rússia, e os eslovenos do Union Olimpija. Para estes, a passagem à segunda fase da Eurocup acaba por oferecer um certo sabor a Euroleague, mas também um nível de exigência muito alto. Começar em Israel acaba por lhe retirar alguma pressão, podendo enfrentar o Maccabi sem grande coisa a perder. Mas uma coisa que é certa é que ambas as equipas quererão ficar bem nesta primeira jornada do Last 32.

A fortíssima equipa do Maccabi Tel Aviv não foi capaz de evitar os custos de uma enorme ressaca pós título europeu e bateu no fundo esta temporada ao ver-se fora do Top 16 da Euroleague. A chegada de Zan Tabak deu ainda algumas esperanças aos israelitas mas seria já tarde demais para efetuar o milagre da recuperação. A partir daqui, então, o objetivo passa ser sinónimo de obrigatoriedade. Mesmo num quadro competitivo onde existem muitas e boas equipas, o Maccabi Tel Aviv só pode encarar a Eurocup como uma prova para vencer. O seu primeiro desafio será o reencontro com o Union Olimpija, equipa que até tem sido seu adversário habitual entre os mais fortes do basquetebol europeu. O Maccabi até começou o ano a perder, perante o seu grande rival na Liga de Israel, o Hapoel Jerusalém, mas apresenta um plantel com todas as respostas necessárias para fazer frente aos eslovenos. Jordan Farmar e Taylor Rochestie são garantias de experiência numa equipa onde Sylven Landesberg e Devin Smith têm sido fundamentais, conjugados com a boa presença de Trevor Mbakwe na luta das tabelas.

EurocupO Union Olimpija conseguiu a qualificação para esta fase da prova depois de ter garantido 50% de vitórias num grupo muito equilibrado. Bilbao Basket e Trento ficaram à sua frente, o EWE Baskets Oldenburg também seguiu para a segunda fase, enquanto pelo caminho ficou o JSF Nanterre. A sensação, no entanto, é que perante o grupo que lhe calhou em sorte, o Union Olimpija possa estar um pouco para lá do seu nível potencial. A isso mesmo terá que responder já na partida realizada em Tel Aviv, onde os eslovenos chegam sem grande coisa a perder. A temporada na ABA Liga não tem sido famosa e depois de mais duas derrotas a fechar 2015, a equipa foi vencer ao pavilhão do Krka Novo Mesto no passado sábado. Dois jogadores têm merecido destaque, no entanto, no plantel da equipa de Ljubljana. Zack Wright, um base que aproveita muito bem o seu lançamento exterior, e Sava Lesic, que se vem afirmando como um 4 de capacidade ofensiva e que tenta mascarar a ausência de uma verdadeira referência para o jogo interior da equipa.

A duas equipas têm tido encontros regulares na Euroleague, para além de uma época de convívio na ABA Liga, sendo que o Maccabi Tel Aviv venceu os últimos seis jogos.

04.02.12 ABA Liga Union Olimpija Maccabi Tel Aviv 63 : 83
19.11.11 ABA Liga Maccabi Tel Aviv Union Olimpija 67 : 66
17.02.11 Euroleague Union Olimpija Maccabi Tel Aviv 62 : 83
03.02.11 Euroleague Maccabi Tel Aviv Union Olimpija 104 : 67
03.12.09 Euroleague Union Olimpija Maccabi Tel Aviv 65 : 82
15.10.09 Euroleague Maccabi Tel Aviv Union Olimpija 85 : 65
25.01.07 Euroleague Union Olimpija Maccabi Tel Aviv 77 : 75

Todos os dados indicam uma vitória acessível para a equipa da casa, mas tem sido essa incapacidade para cumprir com o óbvio que tem deixado a equipa do Maccabi aquém dos objetivos.

Prognóstico Odd Casa Erro
Handicap Pontos: Maccabi Tel Aviv -14 1.84 Betrally
Maccabi Electra
Maccabi Fox Tel Aviv
  • País: Israel
  • Estádio:
  • Cidade:
  • Fundação:

Ver ficha completa

Union Olimpija
KK Union Olimpija
  • País: Eslovénia
  • Estádio:
  • Cidade:
  • Fundação:

Ver ficha completa

Luís Cristóvão
Luís Cristóvão
  • Próg. realizados 2833
  • Média Odds usadas 2.16
  • Próg. certos 1331
  • Próg. errados 1465
comments powered by Disqus

Últimos jogos