Menu
Ligue 1 28ª Jornada

Lyon – PSG (Ligue 1)

O Lyon e o PSG medem forças este Domingo no Stade des Lumières, num embate a valer para a 28ª jornada da Ligue 1. O conjunto da casa chega aqui desmotivado após a derrota da última jornada, em terreno do Lille, e embora esteja já matematicamente fora da corrida pelo título, tudo aponta para que este tente derrotar o actualmente imbatível líder do campeonato. Já o PSG teve, pela primeira vez em 2016, uma semana inteira sem ter que disputar nenhum embate oficial, preparando-se para o 5º encontro contra o conjunto da casa esta temporada, no entanto, nenhum deles foi disputado neste reduto.

Lyon ocupa o 5º lugar com os mesmos 39 pontos que o Nantes e o Caen, 6º e 7º classificados, fruto de 11 vitórias, 6 empates e 10 derrotas, com parciais de 38 golos marcados e 29 golos sofridos. Les Gones têm vindo a apresentar um registo de resultados irregular já desde o início da temporada, mostrando alguma dificuldade em manter resultados positivos consecutivos, e apesar de se encontrar a ocupar um dos lugares de acesso a competições europeias, estes contam com o Nantes e o Caen no seu encalço, o que significa que o mínimo deslize os poderá fazer perder o 5º lugar. Fora da Liga dos Campeões, ao ter ficado como último classificado no Grupo H, constituído pelo Zenit, Gent e Valencia, este conjunto orientado por Bruno Génésio conta com um calendário bastante desimpedido, uma vez que foi já posto fora de todas as competições caseiras pelo mesmo adversário, o líder PSG.

Les Gones foram então já vencidos pela turma de Paris, esta temporada, na final da Supertaça de França, nos quartos de final da Taça da Liga Francesa, nos oitavos de final da Taça de França, e a restante para o campeonato, no entanto, todos estes 4 encontros foram disputados fora de portas. Já com 34 pontos de distância do 1º lugar, o que o deixa matematicamente fora da corrida pelo título, o conjunto orientado por Bruno Génésio ambiciona a conquista de um resultado positivo na 1ª vez que recebe no seu novo reduto os imbatíveis líderes da tabela de classificação geral, conseguindo assim vingança pelas 4 derrotas já sofridas às mãos dos Parisienses nesta temporada. Importa destacar que Les Gones não são derrotados no seu território à 5 jogos consecutivos, no entanto, a vasta lista de baixas que enfrenta poderão complicar as contas ao técnico francês.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o Lyon apresenta um histórico de 3 vitórias e 2 derrotas. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma vitória por 3-0 na recepção ao Bordéus. Seguiu-se uma vitória por 0-3 em terreno do Angers, uma derrota por 3-0 em terreno do PSG, em jogo a contar para a Taça de França, uma vitória por 4-1 na recepção ao Caen, e na última jornada, uma derrota por 1-0 em terreno do Lille. Nabil Fekir, Aldo Kalulu, Corentin Tolisso e Mathieu Valbuena são baixas confirmadas, todos lesionados, enquanto que Clément Grenier, Christophe Jallet e Samuel Umtiti estão também de fora, todos a cumprir castigo, ficando ainda Rafael em dúvida.

Onze Provável: Lopes – Rafael, Yanga-Mbiwa, Koné e Morel – Darder, Gonalons e Ferri – Ghezzal, Lacazette e Cornet.

Ligue 1PSG, por sua vez, mantém-se na liderança do campeonato francês com 73 pontos, fruto de 23 vitórias e 4 empates, com parciais de 67 golos marcados e 13 golos sofridos. Imbatíveis em todas as competições caseiras, a turma da capital de França chega aqui já com uma vantagem de 24 pontos sobre o 2º classificado AS Mónaco, o seu único concorrente, já bem distante, na corrida pelo título. Os Parisienses provaram o sabor da derrota apenas por uma vez esta temporada, tendo esta sido a contar para a Liga dos Campeões, às mãos do Real Madrid no Grupo A, onde faziam ainda parte o Shakhtar Donetsk e o Malmo, no entanto, tendo os Parisienses conseguido a qualificação em 2º lugar do agrupamento, garantindo presença nos oitavos de final da Liga Milionária onde venceram a 1ª mão com a recepção ao Chelsea, por 2-1. Orientado por Laurent Blanc, este conjunto encontra-se ainda em prova nos quartos de final da Taça de França, com o Saint-Étienne como seu oponente, e ainda na final da Taça da Liga Francesa, com o Lille pela frente. Com um calendário bastante preenchido, os Parisienses gozaram esta semana, pela primeira vez neste ano 2016, o luxo de passarem 7 dias sem disputarem nenhum jogo oficial, o que foi um alívio para os jogadores poderem descansar antes de voltarem às inúmeras provas que têm que disputar.

Esta turma da capital de França venceu o Lyon já por 4 vezes esta temporada, eliminando-o de todas as competições nacionais de que fazia parte, no entanto, nunca disputou nenhum encontro no Stade des Lumières. Importa destacar que os homens de Laurent Blanc somaram 18 vitórias nos últimos 19 embates oficiais, de todas as competições, tendo empatado o restante, e contando ainda com não só com a defesa menos batida da Ligue 1, como com o sector ofensivo mais prolífico do campeonato, com o ponta de lança sueco Zlatan Ibrahimovic em grande destaque, a atravessar um grande momento, sendo o melhor marcador da Ligue 1 com 23 golos marcados, e o jogador com mais assistências do campeonato, com 9, concluindo que então que o sueco contribuiu ao todo para 32 golos da sua equipa.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o PSG apresenta um histórico de 4 vitórias e 1 empate. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma vitória por 1-2 em terreno do Marselha. Seguiu-se uma vitória por 3-0 na recepção ao Lyon, em jogo a contar para a Taça de França, um empate por 0-0 na recepção ao Lille, uma vitória por 2-1 na recepção ao Chelsea, em jogo a contar para a Liga dos Campeões, e na última jornada, uma vitória por 4-1 na recepção ao Reims. Serge Aurier é baixa confirmada, encontrando-se castigado pelo clube, ainda por decidir a extensão do seu castigo, ficando Marco Verratti e Dí Maria em dúvida, ao saírem lesionados do encontro com o Reims, podendo ambos descansar aqui, enquanto que Javier Pastore já deverá estar recuperado.

Onze Provável: Trapp – Wiel, Thiago Silva, David Luiz e Maxwell – Rabiot, Motta e Matuidi – Moura, Ibrahimovic e Cavani.

Nos seus últimos 8 confrontos directos, o PSG venceu 5 embates, tendo o Lyon vencido apenas 1, enquanto que o restante terminou empatado.

Paris SG 3-0 Lyon
Coupe de France 15/16
Paris SG 2-1 Lyon
Coupe Ligue 15/16
Paris SG 5-1 Lyon
Ligue 1 15/16
Paris SG 2-0 Lyon
T.Champions 15
Lyon 1-1 Paris SG
Ligue 1 14/15
Paris SG 1-1 Lyon
Ligue 1 14/15
Lyon 1-2 Paris SG
Coupe Ligue 13/14
Lyon 1-0 Paris SG
Ligue 1 13/14

Este será muito provavelmente o jogo mais emocionante desta 28ª jornada do campeonato francês, onde o Lyon irá receber pela 1ª vez no seu novo Estádio o imbatível líder do campeonato caseiro. Les Gones irão procurar vingança pelas 4 derrotas sofridas apenas nesta temporada, no entanto, o elevado número de baixas com que contam não lhes irá facilitar em nada a tarefa de somarem os 3 pontos. Já o PSG que teve oportunidade de dar descanso aos seus jogadores, numa semana em que não disputaram nenhum embate oficial, parte para aqui praticamente em força máxima com o intuito de terminar o registo do Lyon de 5 jogos consecutivos sem perderem em casa.

Prognóstico Odd Casa Erro
Vitória do PSG 1.76 Betrally
lyon
Lyon
  • País: França
  • Estádio: Parc Olympique Lyonnais
  • Cidade: Lyon
  • Fundação: 1950

Ver ficha completa

PSG
PSG
  • País: França
  • Estádio: Parque dos Príncipes
  • Cidade: Paris
  • Fundação: 1970

Ver ficha completa

Fabio Mota
Fabio Mota
  • Próg. realizados 1855
  • Média Odds usadas 1.83
  • Próg. certos 972
  • Próg. errados 789
comments powered by Disqus

Últimos jogos