Menu
Ligue 1 34ª Jornada

Lyon – Nice (Ligue 1)

O Lyon e o Nice medem forças esta quinta-feira no Stade des Lumières, num embate a contar para a 34ª jornada da Ligue 1. A vitória sobre o PSG, na 29ª jornada, parece ter sido a chave para o sucesso do conjunto da casa, que atravessa agora a melhor fase da sua temporada, sem ser derrotado à 6 jogos consecutivos e tendo já ultrapassado o rival AS Monaco na tabela de classificação geral. Já o Nice respondeu da melhor forma à derrota às mãos do PSG, tendo vencido logo na última jornada o Rennes por 3-0, através de um hattrick  de Hatem Ben Arfa. Ambos conjuntos lutam por um lugar de acesso à Liga dos Campeões.

Lyon ocupa o 2º lugar com os mesmos 55 pontos que o 3º classificado AS Monaco, fruto de 14 vitórias, 13 empates e 6 derrotas, com parciais de 48 golos marcados e 40 golos sofridos. Les Gones parecem ter então atingido o pico da sua forma, encontrando-se numa serie de 6 embates consecutivos sem sofrerem um único desaire no campeonato francês, onde algo que parece ter sido chave para esta incrível forma na recta final da competição foi a vitória na recepção ao PSG, na 29ª jornada. Sem mais nenhuma competição com que se preocupar, e já com o PSG sagrado campeão de França, os pupilos de Bruno Genésio ambicionam a conquista do 2º lugar de acesso directo à fase de Grupos da Liga dos Campeões, lugar que disputam com o AS Monaco, o que os obriga a somarem o máximo de pontos ao seu alcance nesta recta final da temporada, sendo que esta disputa pela 2ª posição poderá muito bem vir a ser decidida na 37ª jornada, onde irão enfrentar os Monegascos.

Apesar de sofrerem alguns golos devido a erros individuais em zonas perigosas, Les Gones contam o 2º ataque mais eficaz do campeonato francês, sendo um conjunto que privilegia a posse de bola e optam por dominar o jogo no meio campo adversário, tendo como pontos fortes a forma como conseguem criar situações de perigo e finalizá-las com êxito, sendo também muito bons a protegerem o marcador quando se encontram na liderança do mesmo. O interveniente responsável por causar o caos na defensiva adversário é Alexandre Lacazette, o 2º melhor marcador, a par com Hatem Ben Arfam do campeonato francês, com 16 tentos assinalados. Importa referir que a forma caseira dos homens de Bruno Genésio, na Ligue 1, tem vindo a impressionar, vencendo todos os últimos 5 embates e apontando um total 16 golos e concedendo apenas 3 no processo.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o Lyon apresenta um histórico de 4 vitórias e 1 empate. Esta sequência de resultados iniciou-se com um empate por 5-1 na recepção ao Guingamp. Seguiu-se um empate por 2-2 e terreno do Rennes, uma vitória por 2-0 na recepção ao Nantes, uma vitória por 1-3 em terreno do Lorient, e na última jornada, uma vitória por 0-2 em terreno do Montpellier. Aldo Kalulu é a única baixa confirmada, por lesão, em dúvida as presenças de Jérémy Morel e Rafael.

Onze Provável: Lopes – Jallet, Yanga-Mbiwa, Umtiti e Bedimo – Ferri, Gonalons e Darder – Ghezzal, Lacazette e Cornet.

Ligue 1Nice, por sua vez, ocupa o 4º lugar na tabela de classificação geral com 53 pontos, fruto de 15 vitórias, 8 empates e 10 derrotas, com parciais de 50 golos marcados e 37 golos sofridos. Com a vitória da última jornada sobre o Rennes, por 3-0, Les Aiglons conseguiram subir mais uma posição na tabela de classificação geral, ficando agora apenas a 2 pontos do AS Monaco e deste seu oponente em jogo. Este conjunto orientado por Claude Puel também não conta com mais nenhuma competição em mãos, sendo o seu principal objectivo a conquista de um dos lugares de acesso à Liga dos Campeões, para tal, terá que passar por cima de um poderoso Lyon que se demonstra ainda mais forte quando actua em casa, sendo esta, talvez, o jogo mais complicado desta recta final da temporada.

Les Aiglons apresentam mais dificuldades defensivas que o seu oponente em jogo, uma vez que demonstram fragilidades nos duelos aéreos e em defender contra-ataques. No entanto, com o 3º melhor ataque do campeonato francês, estes mostram-se versáteis nas investidas ofensivas, conseguindo criar perigo através dos corredores laterais, contra-ataques e de remates de longa distância, sendo a proteção da liderança do marcador um ponto forte que também têm. O interveniente em melhor forma deste conjunto é Hatem Ben Arfa, que a par com Alexandre Lacazette são o 2º e 3º melhores marcadores do campeonato francês, ambos com 16 golos. Importa realçar que os pupilos de Claude Puel contam com grandes dificuldades em somar pontos quando actuam fora de portas, tendo apenas vencido 2 dos últimos 10 embates disputados, na Ligue 1.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o Nice apresenta um histórico de 4 vitórias e 1 derrota. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma vitória por 2-1 na recepção ao Troyes. Seguiu-se uma vitória por 0-2 em terreno do Montpellier, uma vitória por 3-0 na recepção ao GFC Ajaccio, uma derrota por 4-1 em terreno do PSG, e na última jornada, uma vitória por 3-0 na recepção ao Rennes. Mickael Le Bihan, Mathieu Bodmer e Mahamane Traoré são baixas confirmadas, todos lesionados, ficando ainda em dúvida a presença de Remi Walter.

Onze Provável: Cardinale – Pereira, Baysse, Marchand e Pied – Seri, Mendy e Koziello – Ben Arfa – Germain e Pléa.

Nos seus últimos 8 confrontos directos, o Lyon saiu vencedor em 4 ocasiões, tendo o Nice vencido em apenas 3. O restante jogo terminou empatado.

Nice 3-0 Lyon
Ligue 1 15/16
Lyon 1-2 Nice
Ligue 1 14/15
Nice 1-3 Lyon
Ligue 1 14/15
Nice 0-1 Lyon
Ligue 1 13/14
Lyon 4-0 Nice
Ligue 1 13/14
Nice 1-1 Lyon
Ligue 1 12/13
Lyon 3-0 Nice
Ligue 1 12/13
Nice 3-1 Lyon
Coupe Ligue 12/13

Tendo em conta o bom sector ofensivo de ambos conjuntos, e a necessidade de somarem pontos para consolidarem os lugares de acesso à Europa, antevêem-se várias ocasiões de golo para os dois lados. Espera-se um jogo aberto, onde ambos conjuntos deverão conseguir visar a respectiva baliza adversária.

Prognóstico Odd Casa Sucesso
Ambas as Equipas Marcam 1.80 Betrally
lyon
Lyon
  • País: França
  • Estádio: Parc Olympique Lyonnais
  • Cidade: Lyon
  • Fundação: 1950

Ver ficha completa

nice
Nice
  • País: França
  • Estádio: Allianz Riviera
  • Cidade: Nice
  • Fundação: 1904

Ver ficha completa

Fabio Mota
Fabio Mota
  • Próg. realizados 1844
  • Média Odds usadas 1.83
  • Próg. certos 965
  • Próg. errados 784
comments powered by Disqus

Últimos jogos