Menu
Ligue 1 22ª Jornada

Lyon – Marselha (Ligue 1)

O Lyon e o Marselha defrontam-se este Domingo no Stade des Lumières, num embate a valer para a 22ª jornada da Ligue 1. Apesar de ter conseguido um grande desempenho no Estádio Geoffroy-Guichard, na última jornada, o conjunto da casa acabou por sair de mãos a abanar ao ser derrotado pelo Saint-Étienne, o que o fez cair uma posição na tabela de classificação geral. Já o Marselha encontra-se em grande forma, chegando aqui com 2 vitórias consecutivas e confiante em conquistar um dos lugares de acesso a competições europeias, estando o mais próximo apenas a 3 pontos de distância.

Lyon caiu então uma posição na tabela de classificação geral na última jornada, ocupando agora o 9º lugar com 29 pontos, fruto de 8 vitórias, 5 empates e 8 derrotas, com parciais de 27 golos marcados e 25 golos sofridos. Les Gones têm vindo a apresentar um registo bastante irregular, apresentando grandes dificuldades em conseguir duas vitórias consecutivas, algo que tem vindo a resultar na queda de posições na tabela de classificação geral, encontrando-se agora com uma igualdade pontual com o 8º classificado Marselha e 10º Bordéus. Apesar de estar já fora da Taça da Liga, ao ser eliminado pelo PSG nos quartos de final, os homens orientados por Bruno Génésio ingressam ainda na Taça de França onde carimbaram o acesso aos quartos de final ao eliminarem o Chambly a meio desta semana, tendo agora, novamente, o PSG pela frente. Este é, sem dúvida, um Lyon completamente oposto aquele que se viu na temporada transacta, que lutou incansavelmente pela liderança da tabela, e apesar de não a ter conseguido, acabou por terminar como 2º classificado com 4 pontos a mais que o 3º. O facto de terem terminado em 2º lugar na época passada proporcionou aos Les Gones a oportunidade de entrarem na Liga dos Campeões, onde ficaram agrupados no Grupo H, constituído pelo Gent, Valencia e Zenit, mostrando-se incapaz de fazer frente a estes emblemas, acabou por ficar como último classificado.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o Lyon apresenta um histórico de 3 vitórias e 2 derrotas. Esta sequência de resultados iniciou-se com uma vitória por 0-7 em terreno do Limoges FC, em jogo a contar para a Taça de França. Seguiu-se uma vitória por 4-1 na recepção ao Troyes, uma derrota por 2-1 em terreno do PSG, em jogo a contar para a Taça da Liga, uma derrota por 1-0 em terreno do Saint-Étienne, e na última jornada, uma vitória por 0-2 em terreno do Chambly, em jogo a contar para a Taça de França. Nabil Fekir é a única baixa confirmada, por lesão, ficando a presença de Samuel Umtiti, Gueida Fofana e Henri Bedimo em dúvida, todos a recuperarem de lesões.

Onze Provável: Lopes – Jallet, Yanga-Mbiwa, Umtiti e Morel – Tolisso, Gonalons e Grenier – Ghezzal, Lacazzette e Valbuena.

Ligue 1Marselha, por sua vez, ocupa o 8º lugar com 29 pontos, fruto de 7 vitórias, 8 empates e 6 derrotas, com parciais de 31 golos marcados e 31 golos marcados e 22 golos sofridos. Les Olympiens chegam aqui numa forma bastante superior à do seu oponente em jogo, apresentando apenas 1 derrota nos últimos 14 jogos oficiais, em todas as competições, mostrando claras intenções de que está a lutar pelos lugares mais cimeiros da tabela de classificação geral, com ambição de conseguir as posições de acesso às competições europeias. Apesar de estar já fora da Taça da Liga, ao ser posto fora pelo Toulouse, nos quartos de final, este conjunto aos comandos de Michel conta com um calendário ainda bem preenchido, encontrando-se em prova na Taça de França, onde após conseguir tirar o Montpellier do seu caminho, a meio desta última semana, acabou por carimbar o acesso aos oitavos de final da competição onde irá enfrentar Trélissac. Como se não bastasse, Les Olympiens carimbaram também o acesso directo à fase de Grupos da Liga Europa, na última temporada, o que os colocou no Grupo F, juntamente com o FC Groningen, SC Braga e Slovan Liberec, tendo conseguido chegar aos dezasseis-avos de final como 2º classificado do agrupamento, tendo agora pela frente o Athletic Bilbao. Possuindo uma defesa mais consistente que o seu oponente em jogo, e um ataque mais eficaz, o Marselha deverá optar pelo estilo de jogo habitual em que constroem os seus lances de perigo de forma organizada, progredindo no terreno através de passes curtos, contando com o ponta de lança Michy Batshuayi para finalizar as jogadas de perigo. Importa realçar que o ponta de lança é o 2º melhor marcador do conjunto orientado por Michel, com 12 golos fuzilados.

Nos seus últimos 5 jogos oficiais, o Marselha apresenta um histórico de 2 vitórias, 2 empates e 1 derrota. Esta sequência de resultados iniciou-se com um empate por 0-0 em terreno do Caen, em jogo a contar para a Taça de França. Seguiu-se um empate por 0-0 na recepção ao Guingamp, uma derrota por 2-1 em terreno do Toulouse, em jogo a contar para a Taça da Liga, uma vitória por 1-3 em terreno do Caen, e na última jornada, uma vitória por 2-0 na recepção ao Montpellier. Benjamin Mendy, Lucas Ocampos, Abou Diaby e Romain Alessandrin são baixas confirmadas, todos lesionados. Já Nkoudou e Abdel Barrada permanecem em dúvida.

Onze Provável: Mandanda – Djédjé, N’Koulou, Rolando e Manquillo – Isla e Diarra – Sarr, Cabella e Nkoudou – Batshuayi.

Nos seus últimos 8 confrontos directos, o Lyon venceu 3 embates, tendo o Marselha vencido apenas 1. Os restantes 4 terminaram em empate.

Marseille 1-1 Lyon Ligue 1 15/16
Marseille 0-0 Lyon Ligue 1 14/15
Lyon 1-0 Marseille Ligue 1 14/15
Marseille 4-2 Lyon Ligue 1 13/14
Lyon 2-1 Marseille Coupe Ligue 13/14
Lyon 2-2 Marseille Ligue 1 13/14
Lyon 0-0 Marseille Ligue 1 12/13
Marseille 1-4 Lyon Ligue 1 12/13

A última vez que estes emblemas se encontraram ficou marcada pelos incidentes dentro e fora de campo, o que deverá levar este jogo a ser bastante intenso, com a existência de algumas entradas duras, dada a rivalidade entre ambos. Apesar do factor casa, o Lyon tem apresentando dificuldades em manter mais que duas vitórias consecutivas, apresentando ainda falta de consistência e organização, enquanto que o Marselha chega aqui com a moral bastante alta e com um excelente registo de resultados. Apesar de ser um jogo propício a terminar em empate, e mesmo não sendo favorito, o Marselha apresenta sinais de quem conseguirá sair daqui com, pelo menos, 1 ponto.

Prognóstico Odd Casa Retorno
Empate Anula: Marselha 2.30 Betrally
lyon
Lyon
  • País: França
  • Estádio: Parc Olympique Lyonnais
  • Cidade: Lyon
  • Fundação: 1950

Ver ficha completa

marselha
Marselha
  • País: França
  • Estádio: Vélodrome
  • Cidade: Marselha
  • Fundação: 1899

Ver ficha completa

Fabio Mota
Fabio Mota
  • Próg. realizados 1852
  • Média Odds usadas 1.83
  • Próg. certos 965
  • Próg. errados 786
comments powered by Disqus

Últimos jogos