ADN de craque

Luka Zahovic é um nome para decorar. O provérbio diz-nos que filho de peixe sabe nadar o que neste caso é verdade. O jovem esloveno de 18 anos é filho do antigo craque do Porto e Benfica, Zlatko Zahovic, e actual director desportivo do Maribor. Luka nasceu em Guimarães quando o seu pai jogava pela formação da cidade do berço o que faz com que tenha dupla nacionalidade e seja selecionável para a selecção portuguesa. Começou a sua carreira em 2001/2002 no Benfica e por lá ficou durante 6 temporadas, rumando depois para o Maribor. Estreou-se na primeira equipa a 26 de Maio de 2013, num empate a duas bolas frente ao Aluminij, em jogo a contar para a 36ª jornada.

Na época 2013/2014 foi alternando entre o NK Verzej, equipa satélite do Maribor que disputa a segunda liga eslovena e a equipa principal do Maribor. No escalão secundário somou nove jogos e três golos. Disputou ainda dez jogos na primeira liga, dois na Taça e um na Liga Europa, apontando apenas um golo, na segunda mão dos quartos-de-final da Taça frente ao SD Sencur, valendo um empate a uma bola.

Tem marcado presença em todos os escalões da selecção da Eslovénia. Fez parte da equipa que disputou o Europeu Sub-17, alinhando nos três jogos da fase de grupos e apontando um golo. Actualmente representa a selecção Sub-19 mas afirmou recentemente que não coloca de lado a hipótese de vestir a camisola das quinas.

‘9’ para Portugal

O actual melhor marcador do campeonato esloveno com dois golos pode vir a ser o ‘9’ que Portugal tanto procura e não encontra.

Zahovic actua no Maribor como segundo avançado num sistema táctico assente no 4x4x2. Dono de uma excelente capacidade técnica, móvel, rápido, ágil e forte no jogo aéreo apesar da baixa estatura. Este é o perfil de uma das maiores promessas eslovenas.

Aos 18 anos, Luka já apresenta características interessantes para vir a ser um avançado de renome internacional. Apesar de não ser um avançado muito possante consegue compensar essa lacuna física com a visão de jogo. Trata-se de um avançado inteligente tacticamente que sabe ler o jogo e aparecer nos espaços deixados pelo ponta-de-lança mais fixo, no Maribor esse papel cabe a Tavares. O brasileiro segura os centrais para depois Zahovic aparecer.

Luka ZahovicO avançado do Maribor demonstra ter uma excelente capacidade de execução e rapidez de movimentos. Zahovic percebe onde a bola vai cair e aproveita para ganhar vantagem aos seus adversários, chegando primeiro ao lance para depois finalizar ou criar uma jogada de perigo.

O avançado com faro e instinto de golo utiliza a sua capacidade de aceleração e velocidade para desequilibrar as defesas contrárias. Forte nas iniciativas individuais, Luka costuma fugir da marcação, descaindo para uma das faixas para depois fazer uma diagonal em direcção à grande área surpreendendo a defesa contrária. O número 11 do Maribor mostra ser um avançado que acredita até ao fim e nunca desiste dos lances, sendo ainda uma grande ameaça em lances de contra-ataque pela sua velocidade e agilidade.

Num sistema alternativa com apenas um avançado, como o 4x3x3, Zahovic teria tendência para descer no terreno para actuar como ‘10’ ou ser empurrado para um das faixas, jogando como avançado interior.

Luka Zahovic precisa de crescer para confirmar o seu potencial. Com qualidade evidente para vir a tornar-se uma referência na sua posição, Zahovic ainda tem de somar mais minutos para ganhar experiência e rodagem no futebol principal.

Um jogador com capacidade para encaixar num projecto de médio/longo-prazo da selecção nacional, garantido assim o futuro de Portugal numa posição onde as incertezas são muitas e as carências ainda maiores. Para já Luka é um ‘9,5’ com qualidade e tempo para vir a ser o ‘9’ que Portugal precisa. Um avançado móvel e com capacidade de finalização.

Ficha Técnica

Nome: Luka Zahovic
Clube: NK Maribor
Nacionalidade: Eslovénia/Portugal
Nascimento: 1995-11-15 (18 anos)
Posição: Avançado
Pé: Direito
Altura: 177 cm
Peso: 70 kg

Boas Apostas!