O Manchester United ainda não perdeu nesta pré-temporada. O que nem seria notícia, não fora o susto da época passada. Há um ano, quem acompanhava o grupo relatava as tentativas de David Moyes para ganhar o grupo e os adeptos. Desta feita, são os jogadores que fazem de tudo para impressionar Louis Van Gaal. Cinco vitórias, um empate, nenhuma derrota e o holandês já vira atenções para o jogo inaugural da Liga Inglesa. O United parece estar a voltar ao que era. Será mesmo o regresso dos Red Devils?

Sorteio favorável

A grande contratação do United foi sem dúvida o antigo selecionador holandês. Louis van Gaal tem a personalidade, autoridade e credenciais futebolísticas para se impor no balneário e nas bancadas de Old Trafford. A ele não o vamos ver com o semblante sofrido, quase a implorar a aprovação de uns e outros para o trabalho que faz. Van Gaal sabe que vai levar algum tempo até que os jogadores absorvam a sua filosofia, o seu modo de trabalhar, as diversas opções táticas e até a sua maneira de ser. Apesar destes bons resultados da fase de preparação, foi logo avisando os adeptos para não se impacientarem. Em cinco jogos de preparação o Man United continua invicto: quatro vitórias e um empate. E não foram conseguidas à custa de equipas modestas. Os Red Devils arrasaram o LA Galaxy por 7 a 0 e bateram a Roma, o Real e o Liverpool.

Felizmente para ele e para o clube, o sorteio da Liga Inglesa foi-lhes simpático. Os primeiros seis compromissos são acessíveis e não levantam problemas de maior. O primeiro confronto com um adversário de peso só acontece na primeira semana de Outubro, com os Toffees. O calendário favorável pode ser essencial, permitindo ao United um período de adaptação às metodologias do novo técnico. E convém não esquecer as entradas e saídas, que serão consideráveis.

Jogadores tentam impressionar

louis-van-gaalVan Gaal já tem os olhos no primeiro jogo da Liga Inglesa. Diz o holandês que a receção ao Swansea é a partida mais importante por ser a primeira que tem que vencer. Um homem experiente sabe a importância de entrar bem e em força. O Manchester United precisa dessa confiança. Nestas duas semanas que leva ao comando da equipa tem sido evidente a impressão que tem deixado nos jogadores. Todos o descrevem como alguém muito frontal, exigente, duro, mas que sabe muito bem o que faz e o que pretende de cada um deles. Juan Mata parece ter ganho uma nova vida com a vinda do holandês e Rooney até diz que o novo treinador mudou a forma como ele vê o jogo. Ninguém parece estar a salvo do nível de exigência de Van Gaal, como a contratação milionária, Luke Shaw, já percebeu. A prestação da Holanda no Mundial do Brasil deu pelo menos duas indicações importantes. O plantel às ordens de Van Gaal vai ter que estar em excelente forma física. Até porque vai ser pedido aos jogadores que desempenhem diferentes papéis, que tenham a capacidade de se adaptar a diferentes formações táticas, sem amuos e sem queixas. E como se viu na seleção laranja, os jogadores até reagem bem a isso quando as orientações são claras. Apreciam o desafio.

Rooney aproveita a experiência

No rescaldo da conquista da Taça dos Campeões Internacionais, em Miami, Wayne Rooney – que foi eleito o MVP da competição – refletia esse estado de espírito. “Foram umas semanas muito positivas. Temos um novo técnico que nos quer a jogar um estilo de futebol diferente. Temos que nos adaptar. Conseguimos bons resultados contra adversários de topo e isso dá-nos confiança. Penso que o sistema encaixa na perfeição com a equipa, não apenas comigo.” Foi visível, durante as partidas nos Estados Unidos, a atenção com que Rooney ouvia as indicações de Van Gaal e esta proximidade por ser meio caminho andado para capitanear o grupo.

Direto como sempre, Van Gaal admitiu aos jornalistas que iria comunicar as dispensas ao plantel, e a cada um dos jogadores em causa pessoalmente, assim que o United regressasse da digressão Norte Americana. O holandês considera que não seria justo esperar pelo final do mês para o fazer, eles merecem saber que não fazem parte dos planos.

Boas Apostas!