Menu

Liverpool – Manchester United (Liga Europa)

Esta quinta-feira, em Anfield, dois velhos rivais enfrentam-se num duelo inédito nos palcos europeus. Chegados aos oitavos de final da Liga Europa, a competição, pouco valorizada em Inglaterra, começa a ser verdadeiramente apelativa para os dois clubes. Liverpool e Manchester United têm aqui oportunidade de recuperar algum do prestígio que perderam em tempos recentes.

O Liverpool está há seis jogos sem perder – foi eliminado da Taça de Inglaterra pelo West Ham, mas só no prolongamento – e reagiu em grande à derrota na final da Capital One Cup. Três dias depois de perder o troféu em Wembley para o Manchester City, no desempate por grandes penalidades, os Reds deram a resposta que se impunha na visita dos Citizens a Anfield (3-0). No passado fim de semana os pupilos de Jurgen Klopp garantiram uma vitória importante, no terreno do Crystal Palace (1-2), mas foi arrancada a ferros. Ledley marcou primeiro para os da casa, logo a abrir o segundo tempo, e só quando se viu em inferioridade numérica – com a expulsão de James Milner, com o segundo amarelo – é que o Liverpool conseguiu dar a volta ao resultado. Roberto Firmino fez a igualdade aos setenta e dois minutos e já em tempo de descontos, de penálti, Christian Benteke selou o triunfo. O avançado brasileiro marcou nos dois últimos encontros e Milner tem estado à altura das expetativas pelas quais foram buscá-lo ao Etihad. Ele é o patrão dentro de campo, a figura que nunca desiste e que inspira pelo exemplo os companheiros mais jovens.

O conjunto de Liverpool ainda não é a equipa com que Klopp e os adeptos sonharam mas já evidencia uma característica muito significativa. Os Reds são um grupo lutador que aprendeu a só virar costas ao jogo quando soa o apito final e que não se deixa ir abaixo com as contrariedades.

Nesta edição da Liga Europa o Liverpool segue imbatível (3V/ 5E) e nos dezasseis avos afastou o Augsburg, com um nulo na Alemanha e uma vitória (1-0) em Anfield.

O departamento médico ainda tem seis lesionados a cargo – Lucas Leiva, Ings, Allen, Joe Gomez, Stewart e Branagan – mas já libertou algumas figuras que estavam a fazer mais falta.

Onze Provável: Mignolet – Clyne, Lovren, Sakho, Moreno – Milner, Henderson, Can – Sturridge, Firmino, Coutinho.

Liga EuropaNo fim de semana passada o Manchester United tinha uma excelente oportunidade para se manter colado ao rival de Manchester ou até ultrapassar os homens de Pellegrini. Mas para isso teria que vencer o seu jogo. Ao fracassar nessa intensão – foi perder a casa do West Bromwich (1-0) – não só viu o City distanciar-se como foi ultrapassado pelos Hammers, perdendo assim o quinto lugar na Liga Inglesa. É sexto classificado, com quarenta e sete pontos, e tem o próximo adversário, o Liverpool, à distância de uma vitória.

Os Red Devils continuam assolados pelas lesões – Shaw, Young, Jones, Januzaj, Rooney, Keane e Love – mas nem tudo são más notícias neste departamento. Felaini, Valencia e Schweinsteiger estão recuperados ainda que talvez precisem de algum tempo mais para atingir a forma ideal. Matteo Darmian parece estar cem por cento apto a ocupar o seu lugar no lado direito da defesa. Quem fica fora das contas, por motivos disciplinares, é Jesse Lingard.

O United teve uma fraca prestação na fase de grupos da Liga dos Campeões, acabando atrás de Wolfsburg e Sion, e também tem sido dececionante no campeonato doméstico. Mas a entrada de Marcus Rashford – com estreias de assinalar tanto nas competições europeias como na Liga Inglesa – deu novo fôlego à equipa. A goleada ao Midtjylland (5-1), na segunda mão dos dezasseis avos, embalou os Red Devils para um triunfo galvanizador frente ao Arsenal (3-2).

Onze Provável: De Gea – Darmian, Smalling, Blind, Rojo – Herrera, Schneiderlin – Martial, Mata, Memphis – Rashford.

Liverpool 0-1 Manchester United Premier League 2015/16
Manchester United 3-1 Liverpool Premier League 2015/16
Liverpool 1-2 Manchester United Premier League 2014/15
Manchester United 3-0 Liverpool Premier League 2014/15

Liverpool e United contam cento e noventa e cinco confrontos entre si mas esta será a primeira vez que se cruzam nas competições europeias. Aliás, já passaram quase quarenta e três anos desde a última vez em que dois emblemas ingleses de defrontaram nesta competição (Liverpool vs Tottenham). Ao comando dos Red Devils Louis van Gaal detém um registo imaculado frente aos rivais de Liverpool. Klopp ainda persegue o primeiro resultado positivo diante deste rival.

Prognóstico Odd Casa Sucesso
Vitória do Liverpool 2.05 Betrally
liverpool
Liverpool
  • País: Inglaterra
  • Estádio: Anfield Road
  • Cidade: Liverpool
  • Fundação: 1892

Ver ficha completa

manchesterunited
Manchester United
  • País: Inglaterra
  • Estádio: Old Trafford
  • Cidade: Manchester
  • Fundação: 1878

Ver ficha completa

Justa Barbosa
Justa Barbosa
  • Próg. realizados 1899
  • Média Odds usadas 2.21
  • Próg. certos 797
  • Próg. errados 1075
comments powered by Disqus

Últimos jogos